AmpeBr recebe prefeito de Brusque em sua reunião de diretoria
Pauta do encontro foi a parceria da entidade com o poder público em projetos de fomento à economia
publicado em 09/04/2024

Na noite de segunda-feira, 8 de abril, a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) recebeu, em sua reunião de diretoria, o prefeito de Brusque, André Vechi; o vice, André (Deco) Batisti; e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valdir Walendowsky. Na oportunidade, foram apresentadas atividades desenvolvidas pela entidade, bem como o poder público realizou um balanço de obras e ações realizadas nos últimos seis meses de governo. Além disso, o presidente da AmpeBr, Mauro Schoening, acordou a reserva do Pavilhão da Fenarreco para a realização das edições da Pronegócio em 2025. 

Escola de Costura
Durante a reunião, o presidente da AmpeBr apresentou aos convidados o projeto Escola de Costura, e espaço onde as aulas são ministradas. O mesmo, desde 2019 já formou quase mil profissionais de forma gratuita. Schoenig ressaltou que a parceria com a Prefeitura para a realização do mesmo é muito importante para a manutenção do curso gratuito. “Hoje o apoio financeiro do Executivo é muito importante, porque sem ele não conseguiríamos dar continuidade na Escola de Costura, onde há cada 90 dias formamos cerca de 80 novos profissionais. Então, o prefeito, vice e o secretário puderam conhecer in loco a estrutura que oferecemos e compreender melhor como funciona o projeto”, explicou o presidente.
O projeto de capacitação é um importante fomentador da economia, formando profissionais para o mercado têxtil, que é tão forte na região. O prefeito, André Vechi, elogiou a iniciativa da entidade e frisou que a parceria do poder público com a iniciativa privada gera inúmeros benefícios para o município. “A AmpeBr presta um serviço fantástico para a cidade, tanto no sentido de representatividade do empreendedor, como também na realização de projetos como é o caso da Escola de Costura, o qual a Prefeitura é parceira através de um convênio. Então, conhecer a estrutura que a entidade oferece é uma enorme satisfação. São parcerias como essa que contribuem para que juntos possamos fazer com que a nossa cidade se desenvolva de forma sustentável, pensando sempre na melhoria da qualidade de vida dos brusquense”, falou Vechi. 
Do mesmo modo, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valdir Walendowsky, destacou o diferencial do projeto e a relevância da parceria. Ele lembrou que o setor responsável pela maior parte do PIB brusquense vem da indústria têxtil e é essencial que haja profissionais capacitados para elevar o nível dos produtos aqui produzidos. “É um prazer enorme estar aqui, na sede da entidade. Sabemos do trabalho sério que a AmpeBr desenvolve em Brusque e, como o nosso maior PIB é no setor da indústria têxtil, é essencial o poder público ser parceiro de projetos e iniciativas que contribuam para o aperfeiçoamento e manutenção do setor. Sabemos que hoje a maior demanda são as costureiras, então esse trabalho que a entidade faz, de ofertar o curso para quem deseja aprender essa profissão, é muito importante para toda a cadeia têxtil da região, contribuindo para que Brusque seja um dos grandes polos nacionais do segmento”, ressaltou Walendowsky. 

Pronegócio
Indo de encontro aos temas apresentados pela Prefeitura, como desenvolvimento econômico e turismo do município, a AmpeBr também apresentou dados e número da Pronegócio e o impacto que ela gera na economia de toda a região. “O prefeito trouxe explicações de encaminhamentos de ações que a Prefeitura está realizando para melhorar toda a indústria, comércio e turismo, que são setores que envolvem diretamente e indiretamente a nossa entidade. E foi muito bom apresentar para eles o trabalho da AmpeBr com a Pronegócio, onde lotamos todos os hotéis da região com clientes vindos de todo o país, movimentamos os restaurantes, realizamos os traslados, e outros setores da economia. Então, tudo isso reflete no desenvolvimento da cidade e gera índices positivos para Brusque”, comentou o presidente da AmpeBr. 
No encontro, a entidade firmou com a Prefeitura a reserva do Pavilhão da Fenarreco para realização das edições da rodada no ano de 2025. “Foi uma reunião muito positiva, além de estreitar laços e fortalecer a parceria, fizemos a averbação para as três edições da Pronegócio de 2025, reservando o Pavilhão para janeiro, maio e agosto, visto que o local é muito concorrido, para que não haja conflito de datas”, afirmou Schoening. 
Também presente na reunião, o vice-prefeito, André Batisti, ressaltou que as informações apresentadas pela entidade são um combustível para a criação de novas parcerias e projetos. “Muitas coisas que aprendemos e conhecemos aqui podemos futuramente trabalhá-las em parceria e ampliá-las, beneficiando ainda mais o cidadão brusquense, gerando mais mão de obra capacitada, diminuindo a taxa de desemprego, entre vários outros fatores. Brusque só tem a ganhar, com certeza nós, do poder público, queremos incentivar e apoiar ainda mais essas iniciativas”, finalizou Batisti. 

Galeria de fotos