Escola de Costura da AmpeBr forma mais de 70 profissionais
Desde sua primeira edição, projeto desenvolvido pela AmpeBr, em parceria com a Prefeitura Municipal, já capacitou quase 1.000 pessoas
publicado em 12/04/2024

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) em parceria com a Prefeitura de Brusque, promoveu na noite de quinta-feira, 11 de abril, a formatura dos profissionais que participam do projeto “Escola de Costura”. Ao todo 74 pessoas receberam os certificados de conclusão do curso, no evento ocorreu no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC).
O presidente da AmpeBr, Mauro Schoening, fala da alegria de presenciar a formatura de mais uma turma de concluintes do curso. Ele ressaltou que a parceria com a Prefeitura de Brusque é de grande importância para a manutenção do projeto.
“É um orgulho para a nossa entidade realizar mais uma formatura da Escola de Costura, a primeira de 2024, chegando a quase 1.000 alunos formados. É com muita satisfação que realizamos esse projeto junto com o Executivo Municipal, que realiza um aporte financeiro e a AmpeBr oferece toda a estrutura necessária para a realização das aulas. Até o fim do ano temos essa parceria e acreditamos que ela deve se estender também para 2025”, falou Schoening.
O presidente ainda frisa a importância da Escola de Costura para o fomento da economia. Segundo ele, os profissionais saem capacitados para atuarem no setor têxtil, que é muito forte na região.
“Nós sabemos da grande demanda do setor de confecção em relação às costureiras. E estamos muito satisfeitos em poder oportunizar aos alunos esse start para que eles aprendam a profissão e ingressem no mercado de trabalho. A maioria dos concluintes está saindo empregado ou está montando sua própria facção, e como AmpeBr ficamos muito satisfeitos em poder fazer parte disto”, afirmou.
Presente no evento, a diretora geral do Instituto Federal Catarinense (IFC – Campus Brusque), Jéssyca Bózio Cipriano, falou da parceria da instituição com a AmpeBr e frisou que é uma satisfação receber os formandos do curso de costura.
“É uma honra fazer parte do processo de formação de todos esses profissionais, ao ceder nosso espaço para a realização da cerimônia de formatura. Espero que essa parceria com a AmpeBr perdure e que possamos receber mais turmas para se formarem em nosso espaço”, frisou.

Sonhos realizados
Com 53 anos de idade, a paraense Áurea Correa Neto, mora em Brusque há cerca de um ano e viu na costura uma oportunidade para mudar de vida. Ela contou que descobriu o projeto da AmpeBr através de amigos que já haviam participado de edições anteriores.
“Eu vim de outro estado em busca de melhoria de vida e vi na costura essa oportunidade. Outros amigos que já tinham feito o curso me indicaram, eu me inscrevi e me apaixonei pela profissão. Entrei sem ter noção nenhuma de como costurar e hoje sei fazer qualquer peça do zero, é um sentimento maravilhoso. A Isabel é uma professora excepcional, ela foi fundamental nesse processo”, falou Áurea.
Ela ainda compartilhou que já está no mercado de trabalho. "Estou no período de experiência, mas acredito que irei ser contratada”, afirmou.
Assim como ela, ex-governanta, Marcia Bach, de 36 anos, também enxergou na costura um novo começo. Ela falou que já havia trabalhado em fábrica de confecção, mas não como costureira, antes de se tornar governanta.
“Já trabalhei no chão de fábrica, quando mudei de ramo e fui ser governanta na casa de um médico por um tempo. Agora quando tive o meu neném decidi voltar para o ramo da confecção e lembrei que AmpeBr ofertava vários cursos, procurei a entidade e comecei na Escola de Costura”, contou.
Marcia frisou que não sabia nem como colocar a linha na máquina e hoje produz as mais variadas peças de roupa. Ela também compartilhou seus planos de abrir a própria confecção.
“O que mais me encantou foi descobrir que eu consigo fazer qualquer peça sozinha, sem dúvida a Isabel é uma excelente professora, nos ensina com muito amor, delicadeza e carinho. Agora finalizando o curso vou abrir minha própria confecção, estou procurando as máquinas para comprar e já começar a trabalhar”, afirmou.
A coordenadora da Escola de Costura, Maria Isabel Daroceski, falou do sentimento de gratidão de formar mais uma turma e a próxima edição já estar com uma grande procura para inscrições.
“É um sentimento de alegria muito grande estar novamente formando os concluintes e saber que no próximo dia 23 vamos iniciar mais uma turma de alunos. Para mim como professora é um orgulho vê-los saindo da Escola de Costura já inseridos no mercado de trabalho ou até mesmo montando seu próprio negócio”, comentou Maria Isabel.

Profissionalização
Com início em 2019, a Escola de Costura da AmpeBr é um curso gratuito, que visa profissionalizar costureiros para o mercado da região.
O curso tem duração de três meses, com aulas na sede da entidade, nos períodos matutino, vespertino e noturno, onde 80% dos profissionais formados estão inseridos no mercado de trabalho.
Atualmente, novas turmas estão em andamento. Há uma lista de espera para quem deseja fazer o curso, nas próximas formações. Para isso, interessados devem entrar em contato com a AmpeBr, no (47) 3351-3811.