​Identificação e Análise de Potenciais Mercados é tema de capacitação da AmpeBr
Workshop faz parte do Projeto de Capacitação e Consultoria para Internacionalização de Empresas da AmpeBr em parceria com o Sebrae/SC
publicado em 04/09/2018

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) promoveu na tarde no último dia 30 de agosto mais um workshop do Projeto de Capacitação e Consultoria para Internacionalização  de Empresas, realizado pela entidade em parceria com o Sebrae/SC. Desta vez o tema foi “Identificação e Análise de Potenciais Mercados”, ministrado pelos especialistas Eugênio Moretzsohn e Giancarlo Proença.  

Ao todo cerca de 20 pessoas participaram do evento, onde conheceram um pouco mais sobre técnicas e conhecimentos para se obter informações, avaliar mercados e entender como a inteligência competitiva e de mercado pode trazer de resultados positivos para os negócios. “Isso é de extrema relevância para empresas de pequeno porte. Quem tem dinheiro, pode gastar errando, entretanto quem não tem, precisa economizar ao máximo os recursos. E uma forma de fazer isso é obter mais informações, analisar melhor o mercado que se vai buscar. Só podemos arriscar em um novo mercado se sabemos qual é, se temos informações a respeito. Se você detectou que aquele mercado tem um modelo aderente ao seu negócio, é algo a ser buscado”, comentou na oportunidade Proença, que é diretor Executivo da Link Estratégia.  
Além disso, o especialista também orientou sobre a necessidade de se conhecer as particularidades dos mercados que as empresas desejam buscar, como o sistema de representação de vendas, a forma como as lojas compram os produtos, o gosto dos clientes, as paletas de cores enfim, que variam de país para país, mesmo estando geograficamente próximos. 

Precaução
Outro ponto abordado ao longo do encontro foi sobre a importância da ‘Prevenção à perda de informação estratégica’, que é a chamada ‘contra-inteligência’. Segundo o especialista, Eugênio Moretzsohn, ao explorar mercados novos, os empresários precisam proteger as informações de seus produtos, algo essencial para qualquer empresa. “A espionagem industrial e empresarial não é algo de TV ou cinema, ela acontece sim e de forma muito dissimulada, em feiras e eventos, por exemplo, com a técnica de engenharia social. Ou seja: as pessoas se aproximam de você, constroem uma falsa-amizade e conseguem o acesso, a um colaborar estratégico, por exemplo. Por isso é necessário educar e orientar da melhor forma as pessoas que irão atuar em novos mercados, para saber que essa é uma realidade em ambientes competitivos. Sabemos há séculos que a única medida efetiva, de proteção e prevenção, nos mais variados segmentos da sociedade, é a Educação. Ela é o grande concreto que solidifica todas as demais políticas, de segurança, de mercado, e é  por meio da Educação de segurança que conseguimos difundir essas boas práticas”, completou o palestrante, que é coronel da reserva do Exército e consultor em inteligência e contra-inteligência.

Saiba mais 
O curso foi mais uma ação do Projeto de Capacitação e Consultoria para Internacionalização de Empresas. Nesta primeira fase 20 empresas irão participar do projeto, o que inclui, além de workshop, consultorias individuais nas empresas participantes. O objetivo da AmpeBr é ampliar as capacitações e atender todos os associados da entidade que tenham interesse e possam estar preparados para exportar. O projeto também pretende habilitar as empresas participantes nos principais sites de comércio exterior do Brasil, e prevê ainda uma rodada internacional de negócios. Mais informações: (47) 3351-3811. 

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