“Novos tempos exigem novas atitudes”
​Eduardo Cristian palestra em Brusque e instiga empreendedores a pensarem sobre ‘A confecção pós pandemia’, os desafios e estratégias
publicado em 16/09/2021

O empresário e coaching executivo Eduardo Cristian esteve em Brusque nesta quarta-feira, 15 de setembro, para falar abertamente com empresários, empreendedores e profissionais do setor de confecção, sobre os desafios da confecção pós pandemia. A palestra foi promovida pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) e aconteceu em formato híbrido, ou seja, com público presencial no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Brusque (Sintrafite) e também público on line, que acompanhou a mensagem de Cristian pelo canal do Youtube da entidade.

Durante pouco mais de uma hora, o palestrante trouxe uma visão do mercado da confecção como um todo e enalteceu as oportunidades que surgiram a partir da pandemia da Covid-19. Com uma fala provocadora e ao mesmo tempo inspiradora, Cristian ressaltou que o mercado está aquecido e tende a crescer ainda mais neste ano e nos próximos. “Sei que vários setores foram impactados com a pandemia, uns mais que os outros, porém no setor têxtil especificamente, tivemos ganhos e perdas. Um dos maiores ganhos foi que o mercado de produtos importados da China, por exemplo, deixou de existir no nosso mercado e isso está favorecendo as indústrias nacionais. De cada 10 peças de roupas vendidas no Brasil anteriormente, três eram da China e acabou esse mercado. Em contrapartida, a matéria prima, os insumos e tudo mais, estão tendo aumentos em decorrência da lei da oferta e da demanda. A saída é se adequar a essa nova realidade, não tem outro jeito. Para isso precisamos tornar nossas fábricas mais eficientes, melhorar nossos processos, saber trabalhar melhor o marketing da empresa, para que possamos passar valor percebido para o cliente. Isto porque diante dos aumentos de matéria prima, vamos ter que repassar isso ao cliente. Nessa hora é preciso analisar o seguinte: será que o consumidor está disposto a pagar isso? Essa é a grande discussão do momento”, comentou.

Cristian enalteceu a necessidade das empresas se comunicarem com seus clientes e formar times de trabalho dentro de suas corporações. Ele ainda ressaltou que ao longo da história, foram diversas as crises econômicas pelas quais o setor passou e que é necessário estar atento às oportunidades. “O mercado mudou pra caramba, novos tempos exigem novas atitudes. O que vocês mudaram dentro de suas confecções, independente do mercado em que atuam? Daqui para frente, observem quem são as pessoas que os norteiam, os rodeiam dentro de suas confecções. Comecem a construir time, a ter menos mão de obra e mais cabeças pensantes dentro de suas empresas, porque o que falta nas nossas confecções são ideias, é preciso investir em capital intelectual”.

O palestrante foi enfático ao dizer que o jeito de vender, a forma da marca se comunicar com o cliente e a própria história da marca, são diferenciais que podem levá-la ao sucesso. “Não importa o produto que você faça, alguém vai te copiar. Não importa o preço, alguém vai vender mais barato. A única forma de diferenciar sua confecção, é o jeito de vender. Nós que somos fabricantes, temos o poder na mão, porque podemos produzir o que quisermos, porque sabemos fazer roupa, mas precisamos construir nosso próprio mercado, para não sermos dependentes de ninguém. Criar influência, ter alcance e gerar autoridade, são as três formas de se destacar e se posicionar no mercado. E para isso, é preciso saber se comunicar, é o que diferencia uma marca da outra. E se você quer construir uma marca, ela tem que ter história. O que faz a sua marca ser desejada, as pessoas se apaixonarem? História. Nos relacionamos com as marcas por conta de suas histórias”, enfatizou.

 

Desenvolvimento dos associados

A palestra com Eduardo Cristian acontece no mês em que a AmpeBr completa seus 31 anos de história, fato enaltecido pela presidente Sandra Neli Werner. “Até que enfim podemos retomar os eventos presenciais e com esse tipo de palestra, que nos traz tanta informação e ao mesmo tempo motivação. Digo isto porque muitas vezes o confeccionista se sente um pouco sozinho, porque é um negócio muito próprio, muito vivo, a confecção é algo que se transforma a cada hora, diante dos muitos processos para se chegar ao produto final. E ao participar de uma palestra como esta, o empresário, empreendedor, volta para casa realmente focado em resolver seus problemas, em promover mudanças. Eu vejo como mais uma ação significativa da AmpeBr promover uma palestra tão importante. Demonstra que a associação está sempre voltada ao desenvolvimento, ao engrandecimento de seus associados. E, de modo especial neste mês, em que comemoramos nossos 31 anos de trajetória”, frisou.

Eduardo Cristian classificou como uma grande iniciativa da entidade, a realização da palestra em Brusque. “A atitude da AmpeBr mostra que realmente esta associação está preocupada com o empresário e com o empreendedor da cidade e da região”, complementou.

Visita

Antes da palestra, Cristian também visitou a sede da AmpeBr, onde conheceu a estrutura da entidade e o projeto 'Escola de Costura'. Além disso, o palestrante esteve na Aradefe Malhas, no período da tarde. As visitas foram acompanhadas pelos diretores da AmpeBr, e por inscritos na palestra e sorteados para acompanhar o especialista nos locais.

 

Galeria de fotos