A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), em parceria com o Sebrae/SC, promoveu na noite de terça-feira, 28 de junho, o “Workshop Têxtil – da indústria à vitrine”. O evento, realizado Cine Gracher Havan, em Brusque, foi ministrado pela palestrante Fabíola Weiller, gestora estrategista de marcas e produtos. Ao todo, cerca de 50 pessoas participaram do evento, representantes de empresas do setor têxtil e de confecção da região.
Com o intuito de direcionar a criação, trabalhando a marca como um todo, além de abordar o universo da empresa e como ela se entrelaça ao cliente, na oportunidade foram apresentados temas importantes no dia a dia do empresário.
Segundo a palestrante, é preciso entender as conexões internas dentro da empresa e não somente as tendências principais do futuro. “Parte da minha metodologia é abranger todos os segmentos e os setores, onde podemos conectar e convergir essa gestão de pessoas voltada para os princípios de produto e valores da empresa. O consumidor de ontem não é o consumidor de amanhã e, se não estivermos alinhados com os valores e propósitos, nosso produto vai ficar desconectado e não teremos fôlego para o futuro”, explicou a especialista. Além disso, foram apresentados por ela cases e inspirações para que as empresas possam conectar suas equipes, para inovar em produtos e marcas.
Atuando há 15 anos no segmento têxtil e com gestão de marcas, Fabíola falou sobre a questão das micro e pequenas empresas, em como é possível inovar a partir de técnicas validadas e inspiradas em grandes grupos, como Google e de empresas do Vale do Silício.
“Mais do que criar marca é preciso gerir com inovação e sabedoria, se inspirando no cenário nacional e internacional, validando os parceiros de produção, e de olho nas tendências de mercado, para que os produtos possam ser competitivos. Estudamos cases e técnicas pré-existentes e criamos campanhas com estratégias, para que essas marcas locais e nacionais possam se desenvolver de forma eficiente”, completou a especialista.
Continuidade no mercado
A palestra foi mais uma ação entre a AmpeBr e o Sebrae, que há anos atuam de forma conjunta, com o intuito de fomentar as empresas locais, seja por meio de workshops, cursos, capacitações, projetos, entre outros, em prol da melhoria de gestão, processos e produtos.
Para a presidente da AmpeBr, o workshop veio de encontro às necessidades das empresas, bem como fortaleceu ainda mais a relação da Associação com o Sebrae. “Essa parceria sempre foi muito importante para todos, principalmente para as empresas. E essa palestra, em especial, é o tipo de capacitação que o empresário não pode deixar de participar, pois é uma forma de ele repensar e inovar processos internos, e até a forma que ele está gerindo sua empresa, para a continuidade da mesma. O setor têxtil possui muitas etapas de produção e muitos imprevistos, e sempre que os empresários desse segmento participam de projetos assim, eles podem rever muitas questões. Por isso a atenção dos gestores precisa ser permanente. Eventos como a palestra de hoje e o Projeto Moda Catarina fazem com que o empresário passe a olhar para sua empresa com mais cuidado, atenção e melhorando a sua permanência no mercado”, frisou a presidente da AmpeBr.
Segundo a analista de negócios do Sebrae, Juliana Bernardi, o workshop faz parte das ações vinculadas aos Projeto Moda Catarina, idealizado pela AmpeBr e Sebrae. “De acordo com as necessidades que as próprias empresas, que participam do projeto, levantaram para nós, essa é uma ação que se faz necessária, principalmente no sentido de ser uma palestrante que trabalha muito a questão das estratégias, a questão de marcas e produtos. E ficamos felizes em oportunizar esse momento de aprendizado”, acrescentou Juliana.