Desde segunda-feira, 16 de janeiro, o Pavilhão da Fenarreco, em Brusque (SC), foi o palco de intensas negociações entre fabricantes de Santa Catarina e lojistas de todo o Brasil, com a realização da 61ª Pronegócio. Realizado pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), o evento, considerado a maior rodada de confecção do país, recebeu 780 compradores de diversos estados, ao longo de quatro dias de realização, que adquiriram produtos da coleção Inverno 2023 e saíram de Brusque com os pedidos feitos para abastecer suas lojas.
Encerrada nesta quinta-feira, 19, a 61ª Pronegócio mais uma vez registrou aumento de vendas: foram aproximadamente 30% a mais, comparado à rodada do mesmo período, em 2022, totalizando a comercialização de mais de 1 milhão e 400 mil peças.
Negociações intensas
A presidente da AmpeBr, Sandra Neli Werner, ressalta os bons números da edição, fruto das ações da entidade, como as prospecções, logística e organização, nos meses que antecedem a rodada. “Como todo evento tínhamos uma meta, e nesta edição ela foi atingida nos dois primeiros dias da rodada. Foram vários fatores que contribuíram, e vamos analisar o que foi tão assertivo no sucesso do evento”, explica.
Segundo ela, o volume de negociações da rodada foi tão intenso que foi preciso atrasar o início do Desfile de Moda, realizado na terça-feira, 17, segundo dia de evento. “O atraso foi necessário por conta das negociações, pois ainda tínhamos 60 boxes atendendo no Pavilhão após as 19h. Mas, todos entenderam, afinal o objetivo da rodada é a promoção de negócios”. O desfile foi um dos momentos mais importantes da semana, com a presença de cerca de 600 pessoas que prestigiaram os looks de 25 fornecedores apresentados na passarela.
Novidades e Tecnologia
A 61ª Pronegócio contou com algumas novidades, uma delas foi o QR Code para agendamento no showroom, que foi testado há algumas rodadas e efetivado nesta edição. “O QR Code deu uma agilidade e autonomia muito grande para o comprador, que pode chamar os vendedores que ele teve interesse em negociar, além de não precisar passar pela parte do cadastro, ou seja, foi bem direcionado e ágil”, esclarece Sandra.
Além disso, durante a rodada foi lançado o portal “Moda SC Brasil”, com o intuito de disponibilizar para os compradores e fabricantes associados mais um canal de vendas. “O portal on-line era um sonho que tínhamos desde a época da pandemia, quando fizemos a Pronegócio Web e nessa edição conseguimos lançar. O projeto firma novamente a AmpeBr na era digital, sendo uma opção a alguns lojistas que não conseguem vir presencialmente no evento e que agora poderão comprar através do nosso portal”, relata.
Expectativas superadas
Vinda de Minas Gerais, a compradora Pollyana Carolina Chaves participou pela primeira vez da Pronegócio, após ter recebido o convite dos diretores da AmpeBr em uma das viagens de prospecção. “A organização, o acolhimento e o atendimento são muito bons, além da mercadoria ser bem diferenciada. Eu já comprava de alguns representantes do Sul, mas vi que aqui na Pronegócio temos a oportunidade de conhecer muitos fabricantes. Outro diferencial positivo é o formato do evento, já que nós, lojistas, chamamos somente os fabricantes que queremos negociar”, comenta.
Para ela, que possui uma rede de 35 lojas, nos estados de Minas Gerais e São Paulo, a rodada superou as expectativas. Segundo Pollyana, o desfile, realizado na terça-feira, influenciou muito na hora de comprar. “Por ser a primeira vez, a minha expectativa não era tão alta, mas no decorrer da rodada fui compreendi o funcionamento do evento, conversei com os vendedores e percebi que teria um saldo muito positivo. O desfile também influenciou em muitos negócios que fechamos aqui, então estamos finalizando a rodada acima da nossa expectativa de compras e com certeza voltaremos nas próximas edições”, avalia.
Já a compradora gaúcha Dienifer Ritter, que representa uma rede de oito lojas no Rio Grande do Sul, participa do evento há mais de 15 anos. Para ela o diferencial dos produtos é um dos fatores que mais influencia a participação na rodada. “Já temos quase uma amizade com os diretores da AmpeBr e com vendedores, sempre somos recebidos com muito carinho e atenção e sempre conseguimos conversar e entrar em um bom consenso nas negociações. Além da qualidade dos produtos, que seguem as tendências, sempre temos novidades em primeira mão”, explica.
Boas vendas
Os fabricantes também saíram satisfeitos da 61ª Pronegócio. A brusquense Mariana Sampaio, proprietária da Willbe Têxtil, participou pela segunda vez e contou que a rodada ajudou muito na expansão dos negócios. “Na primeira experiência participei só com o feminino. Nesta edição ampliamos também com o feminino premium e o masculino. Além dos negócios, aqui fazemos bons contatos e uma ótima rede de networking, o que permite continuarmos essa relação com os compradores, fidelizá-los para que eles continuem comprando nossas peças”, comenta. Ela ainda ressalta que o tratamento que os diretores e a equipe da AmpeBr têm com os vendedores é diferente. “Um diferencial bem grande é a preocupação e carinho que a AmpeBr tem com todos nós, o que faz muita diferença”, destaca.
Quem também participou da Pronegócio pela segunda vez foi o Alexandre Pelens, proprietário da Alemara Malhas, de Gaspar (SC), que vende para o segmento infantil. Segundo ele, os resultados das vendas foram acima do esperado. “Essa é a segunda vez que compareço, na primeira experiência tivemos uma devolução bem alta, assim como nesta edição também. Além disso, muitas portas se abriram com clientes do Brasil inteiro, sabemos que nenhuma negociação é fácil, mas vale a pena”, avalia. Ele, que conheceu o evento através da indicação de outros vendedores que já participavam do evento da AmpeBr, gostou muito do formato da rodada. “Não conhecia a Pronegócio, resolvi participar e desde então tive resultados bem positivos. Com certeza indicaria para outros fabricantes para participarem também”, finaliza.
62ª Pronegócio
Com o encerramento da 61ª Pronegócio, a AmpeBr inicia os preparativos para a próxima rodada, que acontece em maio e apresenta as coleções de Primavera/Verão 2023.
Mais informações: (47) 3351-3811.