Ampe Brusque recebe visita de representantes da ABIT e da ApexBrasil
O objetivo é estreitar os laços com a entidade e capacitar empresas da região para iniciá-las no processo de exportação
publicado em 22/08/2023

Na manhã de terça-feira, 22 de agosto, o presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque (AmpeBr), Mauro Schoening, acompanhado de diretores da entidade, receberam a visita da superintendente de projetos da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Lilian Kaddissi; dos analistas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Mariele Christ e Ulisses Medeiros; e do coordenador do Programa de Qualificação para Exportações em Blumenau e Brusque (PEIEX), Germano Gehrke.

O objetivo da visita foi estreitar laços com a entidade brusquense, para que empresas associadas à AmpeBr, de Brusque e região, possam se capacitar e iniciar o processo de exportação, com a comercialização de produtos locais para outros países.
"A ABIT está em busca de novos fabricantes para ingressarem no mercado de exportação. Anteriormente, já tínhamos um projeto com a ApexBrasil, e agora queremos retomar novamente", explica Schoening.

A ideia é que cerca de 20 empresas associadas à AmpeBr sejam convidadas para participar de um encontro, no mês de setembro, com os representantes da ABIT e da ApexBrasil para que o projeto de exportação seja apresentado e tenha adesão.
"As empresas que tenham o perfil e que aceitarem participar passarão por capacitações técnicas para poder entrar no mercado internacional. Em uma próxima fase, a Apex entra com a negociação, que é trazer o cliente para a parte de vendas", comenta.

Além da capacitação para as empresas, para iniciarem no processo de exportação, o projeto da ABIT em parceria com a ApexBrasil também deverá incentivar a participação das mesmas em missões e feiras internacionais.
"Ficamos felizes com esse encontro, que foi muito positivo. Tivemos um grande avanço nessa parte e o objetivo é deixar as empresas da região alinhadas e aptas para a exportação, o que também é uma das metas da atual diretoria", destaca o presidente da AmpeBr.