AmpeBr acompanha visita de secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação em Brusque
Marcelo Fett se reuniu com representantes de entidades e falou sobre o CIT
publicado em 05/09/2023

Na segunda-feira, 4 de setembro, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação em Brusque, Marcelo Fett esteve em Brusque, onde cumpriu agenda. Na oportunidade, além de visita a empresas, ele esteve no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, bem como participou da reunião da diretoria da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), que contou com a presença de representantes do Conselho das Entidades para uma Brusque melhor.

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) esteve representada pelo presidente da entidade, Mauro Schoening, e pelo diretor, Pierre Grotti.
"Ficamos muito felizes de acompanhar a visita do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, que cumpriu agenda em Brusque. No mês de junho havíamos nos reunido com ele, em Florianópolis, onde, além de entregarmos o convite da Pronegócio, também entregamos na oportunidade um ofício do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Brusque, do qual a AmpeBr faz parte, onde solicitamos a conclusão das obras do Centro. Assim, poder vê-lo em Brusque, ouvindo as entidades e, em especial, a demanda do CIT foi muito positivo. A AmpeBr, assim como as demais entidades, continuará acompanhando os trâmites para a conclusão do Centro, bem como as demais bandeiras em prol do desenvolvimento do setor de inovação na região", declarou o presidente da AmpeBr.

Centro de Inovação
Durante sua fala, o secretário enfatizou ao Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Brusque o compromisso do poder público com a conclusão das obras. O mesmo começou a ser construído em 2017, com previsão de inauguração em 2018, mas, até o momento, a obra segue inacabada.
Durante o encontro com as entidades, Fett explicou o imbróglio que culminou com a paralisação da construção do prédio, no bairro Limoeiro, e o caminho que precisa ser percorrido até o reinício da obra.
"A situação do Centro de Inovação de Brusque é mais complicada, porque a empresa contratada pela licitação quebrou e não entregou a obra. Agora há uma discussão de qual o volume de recurso que falta e o quanto da obra efetivamente foi executada, para que se possa definir o orçamento e, a partir daí, licitar uma nova empresa para concluir a construção".
No momento, uma auditoria está sendo realizada pelo Governo do Estado porque, segundo ele, há divergências sobre o que está pronto e o que foi prestado contas por parte da empresa.
De acordo com o secretário, a finalização da auditoria deve ocorrer ainda no mês de setembro. Depois, o próximo passo será a prestação de contas para o Ministério da Ciência e Tecnologia. A expectativa é que ainda sejam investidos mais de R$ 3,2 milhões na obra.
Fett destaca que a intenção do governo é dar celeridade e concluir o Centro de Inovação de Brusque o mais rápido possível. Entretanto, é necessário seguir os trâmites burocráticos e cumprir os prazos legais. "A partir da prestação de contas, vamos empenhar os recursos e licitar a obra. Noventa dias é o prazo que temos para a licitação se tudo correr bem, sem nenhum entrave. Infelizmente essa é a regra do jogo, não tem como fazer diferente disso", declarou.