AmpeBr apoia Oficina de Competitividade do PEIEX
publicado em 16/04/2018

 

A AmpeBr – Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região, foi uma das entidades que apoiou a Oficina de Competitividade, Inovação e Desenvolvimento de Produtos para Comércio Exterior, realizada durante sexta-feira, 13 de abril, no Centro Empresarial de Brusque.

A formação integra o PEIEX - Programa de Qualificação para Exportação, desenvolvido pela APEX Brasil em parceria com a Univali, e visa preparar empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de seus produtos de forma planejada e segura. “Enquanto associação e fomentadora de seus associados, a Ampe está patrocinando esse evento e tem incentivado as empresas a participarem de tudo que vem sendo desenvolvido em termos de exportação. O PEIEX é bastante abrangente, desde ensinar as empresas a como iniciar uma exportação até, fazer rodadas de negócios com compradores internacionais, enfim, é um programa bem completo e vem de encontro com o que as empresas estão precisando. A ideia do PEIEX é fazer com que as empresas criem uma cultura exportadora e entrem no mercado da exportação para ficar”, destaca o diretor de Exportação da AmpeBr, Marco Ebele.

 

                PEIEX

                A coordenadora de Competitividade da APEX – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Ana Claudia Cunha Barbosa, explica que o órgão oferece produtos e serviços nas áreas de informações do mercado alvo, qualificação para exportação, estatísticas, posicionamento e imagem, apoio à internacionalização e subsídio para feiras setoriais no exterior. “Dentro dos serviços de qualificação, temos o programa PEIEX que é desenvolvido em 16 estados e 41 núcleos, dentre os quais, este que funciona no Vale do Itajaí, em parceria com a Univali, e que visa capacitar as empresas para entrar e permanecer no mercado externo. No último ano, o Brasil ampliou o percentual de participação nas exportações mundiais. Segundo relatório da Organização Mundial do Comércio, o comércio mundial apresentou o maior crescimento em volume de vendas nos últimos seis anos com uma expansão de 4,7% do ano passado para cá e 10,6% em valor. Já o Brasil registrou aumento acima da média mundial, sendo que as exportações brasileiras cresceram 17,5% em valor no ano de 2017 depois de cinco anos de quedas consecutivas. Esse resultado levou à ampliação da participação brasileira nas vendas mundiais para 1,23% do total do comércio mundial. Mas, apesar do país vir exportando mais, ele ainda exporta muita matéria-prima como soja e minério de ferro, e a quantidade de produtos manufaturados é pouca. Por isso, nossa expectativa é justamente promover o aumento da exportação de produtos beneficiados, manufaturados”, salienta Ana Claudia.

                Para a coordenadora do PEIEX no Vale do Itajaí, Giselda da Silveira Cherem, a AmpeBr tem sido uma parceira importante do programa, e a receptividade das empresas da região tem sido satisfatória. “Aqui no Vale, o programa está sendo desenvolvido através de um projeto de extensão universitária, que envolve alunos dos cursos de Relações Internacionais e Comércio Exterior, além dos empresários. A metodologia prevê que sejam visitadas 146 empresas, diagnosticado seu potencial, e estruturação da empresa para iniciar suas exportações. Estamos trabalhando há nove meses e atendemos até agora 74 empresas, entre elas, algumas associadas da AmpeBr. Paralelo ao atendimento individualizado, promovemos também, cursos coletivos em cidades estratégicas, para beneficiar um número maior de empresas e profissionais, como por exemplo, a Oficina de Competitividade que está sendo realizada em Brusque. Apesar do programa ser recente, já estamos com cinco empresas exportando para sete países, e nosso maior objetivo, é possibilitar que as organizações consigam entrar no mercado internacional de forma planejada para que mantenham a continuidade das exportações, e não façam apenas negócios pontuais”, descreve Giselda.