AmpeBr apresenta case da Pronegócio no 49º Enconampe
publicado em 03/07/2017

Evento reuniu mais de 250 lideranças do Estado e discutiu, entre os temas, a reforma trabalhista. Nova Diretoria da Fampesc também foi empossada na oportunidade

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) participou de 30 de junho a 2 de julho, em Florianópolis, do 49º Congresso Catarinense das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais (Enconampe). O evento reuniu mais de 250 lideranças de todas as regiões do estado e teve como debate central a importância da reforma trabalhista para o segmento. 
Em diversos painéis, foram apresentados cases de sucesso, ações de acesso ao mercado, exemplos de ações na área do turismo, formas de utilização das mídias sociais, além de ser reafirmada a necessidade de políticas que coloquem em prática o tratamento favorecido e diferenciado, garantido na Constituição Federal. “Tenho certeza que saímos mais fortes e unidos para os grandes desafios que temos pela frente”, avaliou Alcides Andrade, presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual de Santa Catarina (Fampesc).

Exemplo para o país
O 49º Enconampe apresentou cases de sucesso e, a Pronegócio, maior rodada de negócios têxteis do Brasil, realizada pela AmpeBr , foi um dos destaques. A rodada atualmente conta com a participação quase 200 segmentos e é realizada quatro vezes ao ano em Brusque. Em 2017, quando completou 21 anos, a Pronegócio comercializou 2,5 milhões de peças nas duas primeiras rodadas do ano. “A chave do sucesso é o cooperativismo e o associativismo. Cada empresa não vê a outra como concorrente, mas como parceira”, reforçou o presidente da AmpeBr,  Ademir José Jorge que apresentou o case durante o encontro.  Atualmente, a Pronegócio desenvolve um projeto com Ronaldo Fraga, um dos principais estilistas do país, com apoio do Sebrae.

Reforma Trabalhista
No sábado, 1º, também foi realizada a palestra ‘O que muda para as micro e pequenas empresas com a Reforma Trabalhista’, ministrada pelo juiz do trabalho Marlos Melek, auxiliar da presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), membro da Comissão de Redação Final da Reforma Trabalhista na Câmara Federal. Melek criticou o tamanho do estado brasileiro, que segundo ele "trata com hostilidade o empreendedor”, e com muita burocracia. O juiz advertiu que “a legislação é uma ameaça, em vez de ajudar a gerar oportunidades”, e que o que a reforma trabalhista faz é “equilibrar a CLT, trazendo a legislação para o nosso tempo”, explicou. Para ele, a proposta da nova lei valoriza a meritocracia e está baseada em três pilares: liberdade, segurança jurídica e simplificação. Entre os pontos essenciais da reforma trabalhista, Melek ressaltou a questão dos acordos negociados, que prevalecerão sobre o legislado, e garantiu: “não haverá perda de direitos”. O palestrante encerrou com a convicção de que “a nova lei vai modernizar o país".  

AmpeBr com representantes na Fampesc
Durante o 49º Enconampe também foi realizada a posse da nova Diretoria e Conselhos da Fampesc, para a gestão 2017 a 2019. Diretores que fazem parte da AmpeBr e que também integram a nova gestão da Federação, foram empossados: o atual presidente da AmpeBr, Ademir  José Jorge é conselheiro, assim como Mauro Schoening. Luiz Carlos Rosin é vice-presidente da Indústria; Wilson Bernardi vice-presidente de Assuntos Internacionais; e Silvio César Gonçalves Tesoureiro da Fampesc.

(Informações complementares: Fampesc. Foto:Fabricio de Almeida)