AmpeBr celebra Dia da Costureira com retomada do projeto ‘Amor pela Costura’
Capacitação está com seis turmas de alunos, com aulas na sede da entidade
publicado em 24/05/2021

No dia 25 de maio é celebrado o Dia da (o) Costureira (o), data instituída em Brusque e que homenageia os profissionais que atuam no segmento. Este ano, a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) celebra a data de forma diferente, com a retomada do projeto ‘Amor pela Costura’.

Iniciado em outubro de 2019, o projeto ensina de forma gratuita a arte da costura para dezenas de pessoas. Em março de 2020 as aulas precisaram ser interrompidas por conta da Covid-19, entretanto desde o dia 11 de maio deste ano elas foram retomadas e passaram a ser realizadas novamente na sede da entidade.

Retomada
Atualmente 90 alunos passaram a frequentar as aulas do projeto, divididos em seis turmas de 15 pessoas e seguindo todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19. “A entidade tem a parceria com a Uniasselvi, entretanto como a instituição educacional não está realizando aulas presenciais, por conta da pandemia, por enquanto as aulas do Amor pela Costura acontecem somente na sede da AmpeBr”, explica a diretora da entidade, Neide Feuzer Dalsenter.
O curso tem duração de três meses e, com a retomada, o projeto também ganhou o apoio da Prefeitura de Brusque, ampliando ainda mais seu papel social. “Para a AmpeBr é motivo de grande satisfação retomar esse curso, que tem grande importância social. Ensinar novamente essa mão de obra tão importante para o mercado de trabalho, para oferecer aos associados da entidade, além de oportunizar às pessoas qualificação, oportunidade de emprego e renda”, acrescenta Neide.

Experiência
Uma das professoras do projeto, a também costureira Marlei Salete Machado ressalta que a retomada das aulas é motivo de grande satisfação, já que a capacitação oferece uma oportunidade de emprego e renda para muitas pessoas, em especial as impactadas pela pandemia. “Sem dúvida é uma alegria muito grande ver que o curso pode transformar a vida de uma pessoa, já que ele ajuda nossos alunos a ter a chance de ser um profissional da área, a conseguir um trabalho onde geralmente se exige experiência. Além do que, o nosso município precisa muito dessa mão de obra. Nossos agradecimentos à AmpeBr por conceder, mais uma vez, essa oportunidade”, ressaltou.
A presidente da AmpeBr, Sandra Neli Werner também destacou a importância do projeto e a satisfação da entidade em poder oferecê-lo mais uma vez. “Santa Catarina é considerado um dos polos têxteis mais produtivo do Brasil, mas só continuará sendo se tivermos a mão de obra necessária, que produza das peças feitas aqui. E a retomada do projeto ‘Amor pela Costura’ fortalece ainda mais o mercado têxtil, já que capacita as pessoas da cidade ou quem está chegando no município e precisa de uma qualificação. Temos uma lista de espera muito grande de interessados e todos estavam muito ansiosos para recomeçar, pois sabemos da importância do mesmo, já que une a necessidade de mão de obra para as empresas e oferece oportunidades às pessoas”, ressaltou.
Por fim, a presidente da entidade deixa uma mensagem de agradecimento e estímulo aos profissionais do setor, pela passagem da data. “A AmpeBr deseja muito sucesso a todos os costureiros e costureiras da nossa cidade e região. Sabemos da importância da costura, desse setor crescer cada vez mais e esperamos ter em breve empreendedores nascendo dessa atividade tão importante para a nossa região. Parabéns a todos pela passagem do dia”, completou.
Para celebrar a data, a AmpeBr e o projeto Amor pela Costura também realizam uma live com sorteio de brindes, exclusivos para costureiras e costureiros.

Como participar
O projeto Amor pela Costura tem aulas no período matutino nas segundas e quartas-feiras, das 8h às 11h15; e nas terças e quintas, das 8h às 11h15. No período vespertino, as aulas ocorrem nas segundas e quartas, das 13h30 às 16h45; e nas terças e quintas, das 13h30 às 16h45. Já no período noturno, o projeto conta com turmas nas terças e quintas-feiras, das 18h45 às 22h; e nas quartas e sextas, das 18h45 às 22h.
Interessados em participar do curso devem entrar em contato com a AmpeBr, através do telefone (47) 3351-3811 para deixar o nome e demais informações para a lista de espera, assim que houver vagas disponíveis.
O curso é gratuito, tem apoio da Prefeitura de Brusque, da Uniasselvi e da RC Máquinas que cede máquinas para o curso.

Saiba mais
O projeto ‘Amor pela Costura’ é uma iniciativa das profissionais da área, Marlei Salete Machado e Maria Isabel Daroceski, e ganhou força com o apoio da AmpeBr desde outubro de 2019. Em fevereiro de 2020 o projeto formou 39 profissionais para o mercado de trabalho. Em março do mesmo ano, através de uma parceria com a Uniasselvi, foram ampliadas as turmas e os horários, chegando a atender 150 profissionais. Entretanto, por conta da pandemia da Covid-19, desde então as aulas foram interrompidas.
Apesar da paralisação, no mês de abril de 2020 as quatro professoras do projeto passaram a fazer a produção de máscaras, de forma voluntária, que posteriormente foram doadas para a Assistência Social do município e para os associados da AmpeBr, distribuídas na comunidade de Brusque de forma gratuita, reforçando mais uma vez a importância do papel das costureiras na cidade e na região.