AmpeBr cumpre agenda em Brasília
Presidente e diretor da entidade participaram da reunião da Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção
publicado em 31/08/2023

O presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque (AmpeBr), Mauro Schoening, e o diretor da entidade, Paulo Roberto Lemos, estiveram em Brasília (DF), onde representaram a AmpeBr no encontro com a Frente Parlamentar Mista José Alencar pelo Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção. Realizada na quarta-feira, 30 de agosto, a reunião foi promovida pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) e contou com a presença de empresários do setor têxtil, além de deputados federias e senadores, que discutiram temas de interesse do setor, entre eles a taxação de compras internacionais.
O presidente da AmpeBr, ressaltou a importância do encontro para o setor das micro e pequenas empresas, pela relevância dos temas tratados na oportunidade. “As discussões foram principalmente a respeito da cobrança de impostos sobre as plataformas digitais de importação. Atualmente, produtos até 50 dólares não possuem taxação, o que coloca a indústria brasileira em desvantagem, visto que precisamos pagar impostos em todas as vendas, independentemente do valor. Com o evento, acreditamos que a tendência é da aprovação pela modificação na lei”, explica Schoening.
Para ele, a participação da AmpeBr foi de grande importância, já que a entidade tem uma forte representatividade (em especial pela realização das edições da Pronegócio) e a Frente Parlamentar visa proteger os negócios do micro e pequeno empresário. “Foi uma reunião muito produtiva, que contou com a presença do presidente da Abit, Ricardo Steinbruch, e do presidente emérito da entidade, Fernando Pimentel, do qual temos uma grande proximidade. Nesse sentido, a AmpeBr se sente lisonjeada e esperamos garantir a segurança nos empreendimentos dos micro e pequenos empreendedores, em especial com essa concorrência dos produtos de importação sem a cobrança de impostos”, finaliza Schoening.  

Agenda em Brasília
Além da reunião com a Frente Parlamentar, os representantes da entidade deram continuidade a agenda em Brasília, se reunindo com deputados federais e senadores, além de realizarem prospecções, no convite a lojistas da região, para a participação na 65ª Pronegócio, que acontece em janeiro de 2024.

Saiba mais
A Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção tem como presidente na Câmara o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT/CE) e como vice-presidente, o deputado federal Marcos Pereira (REPUBLICANOS/SP). No Senado, o senador Esperidião Amin (PP/SC) preside os trabalhos da nova composição para a 57a Legislatura (2023-2026). A Abit foi a Entidade que capitaneou e coordenou a criação da Frente Parlamentar. A Abit é uma das instituições integrantes do grupo de trabalho escalado para orientar a coordenação da Frente quanto às demandas mais urgentes e as questões mais estratégicas, municiando os parlamentares com dados estatísticos e acompanhando os coordenadores nas audiências com autoridades. (Dados: site Abit).


Galeria de fotos