AmpeBr e Tecebem lançam nova turma do projeto “Escola de Costura”
Curso gratuito qualifica profissionais na área da costura
publicado em 03/07/2022

Na noite de sexta-feira, 1º de julho, a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), lançou mais uma turma da “Escola de Costura”, em parceria com a empresa Tecebem, localizada na cidade de Guabiruba (SC) e especializada no segmento têxtil. A empresa, pela segunda vez, abre suas portas e oferece uma oportunidade para 24 alunos mudarem de profissão e se tornarem costureiros e costureiras. Eles serão divididos em duas turmas, com dois encontros semanais. Ao todo, a “Escola de Costura” já formou mais de 400 pessoas desde a sua fundação, em 2019. 

Na ocasião, estavam presentes e recepcionando os novos alunos uma das idealizadoras do projeto, Maria Isabel Daroceski, a coordenadora geral da AmpeBr, Marilene Silva, e a auxiliar de recursos humanos da Tecebem, Ana Maria Kohler. 

Fomento econômico
Para a professora, Maria Isabel Daroceski, a implantação desse curso na cidade de Guabiruba é um divisor de águas, pois contribui com a geração de empregos e fomenta a economia local. “A primeira turma foi um sucesso e a segunda, com certeza, não será diferente. Para a cidade esse curso está sendo muito bom. Existem muitas confecções aqui e, infelizmente, não há mão-de-obra qualificada para atender esta demanda. Há muitas pessoas vindo de vários lugares do país e sem nenhuma experiência. A empresa Tecebem abriu suas portas e nos ajuda a criar oportunidades. Gostaria que outras empresas pudessem seguir este exemplo”, afirma. 
Segundo a coordenadora geral da AmpeBr, Marilene Silva, a procura pelo curso de costura é muito grande e há uma imensa lista de espera. “Há inscrições sendo realizadas todos os dias. No final do curso, muitos já saem com ofertas de empregos ou abrem sua própria facção. Isso é gratificante. Nós, da Ampe, queremos agradecer a Tecebem por abraçar essa causa e criar tantas oportunidades”, destaca. 
A auxiliar de RH da Tecebem, Ana Maria Kohler, que ajudou a fazer as inscrições de muitos alunos, comenta que dava pra ver em cada rosto o olhar de gratidão pela possibilidade de aprender uma profissão. “Cada ficha preenchida era um sorriso de gratidão. Poucas empresas, ou quase nenhuma, abrem as portas para realizar um curso gratuito para a comunidade. Infelizmente há falta de mão-de-obra qualificada. Por isso, desde a primeira turma, queremos fazer com que as outras empresas possam realizar esse tipo de trabalho, que possam se engajar também, com um espírito solidário e fraterno, a ajudar o próximo e, principalmente, a nossa comunidade. Este ano, graças ao curso, conseguimos contratar várias costureiras para a nossa empresa”, comemora. 

Oportunidades
Morando há dois anos em Brusque, a brasiliense Cleiciane Maria da Conceição Silva Araújo, 37 anos, enxergou nesse curso a oportunidade de ter uma profissão. “Aqui na região o setor têxtil é muito forte, há muitas confecções, mas é preciso que o profissional seja qualificado, por isso estou fazendo o curso. Estou desempregada há dois anos, desde o começo da pandemia, quando cheguei em Brusque”, explica ela, que trouxe sua filha Hannah, de sete meses, para este encontro de apresentação do projeto.  
Para Reinaldo Luiz Dias da Luz, 27 anos, natural da cidade de Jaguariaíva, interior do estado do Paraná, e morador de Brusque há três anos, o curso já fazia parte de seus planos e sonhos. “Eu trabalho na área de produção e esse curso vem me chamando a atenção há algum tempo. Com o pensamento de querer aprender, quando surgiu essa oportunidade não tive dúvidas em me inscrever. É uma chance que pode mudar a minha vida”, comenta. 

Galeria de fotos