AmpeBr lança “Escola de Costura” em parceria com a empresa Tecebem
O projeto, que é gratuito, formará 24 pessoas durante três meses
publicado em 07/02/2022

A tarde de sexta-feira, 4 de fevereiro, foi especial para 24 pessoas que sonham uma nova profissão. Elas foram selecionadas para o projeto “Escola de Costura”, realizado pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) que, pela primeira vez, contará com a parceria de uma empresa. A Tecebem abriu suas portas, e mais do que viabilizar o investimento na professora, também transformará seu setor de costura em sala de aula durante a noite, para atender à necessidade do mercado, em busca de mão-de-obra qualificada. 

E quem embarca neste projeto com a esperança de uma vida melhor é Lauri Ramos de Lima, 50 anos, que trabalha como tecelão. Natural do Rio Grande do Sul, ele conta que veio passear em Guabiruba há quatro anos, mas acabou permanecendo na cidade por conta do emprego. “De onde eu vim, pessoas com 40 anos não se contrata mais. Aqui, com 50, posso sonhar com uma nova profissão”, descreve. 
Ionara Ranzan, 38 anos, é auxiliar de expedição e ficou sabendo do projeto “Escola de Costura” através do filho, que trabalha na Tecebem. Ela, que também é do Rio Grande do Sul, chegou em Guabiruba há oito anos, em busca de emprego. “Sempre quis aprender a costura e agora estou pronta para dar o melhor de mim e seguir nesta carreira”, garante. 

Oportunidade
A diretora da AmpeBr, Aparecida (Cida) Leite, acompanhou o lançamento do curso e falou sobre a alegria desta parceria com a Tecebem. “Ficamos felizes porque os alunos selecionados moram próximos da empresa e muitos deles terão a oportunidade de um novo emprego após a formação”, afirma. 
Na Tecebem, serão duas turmas com 12 alunos, em dois encontros semanais: segunda e quarta, terça e quinta. A expectativa é que o grupo se forme ao lado de mais 90 pessoas que, neste momento, já estão integradas em seis turmas, na sede da AmpeBr. “Nos chama a atenção a quantidade de homens interessados na costura. E isso deixa a gente muito feliz, porque precisamos desta mão-de-obra para atender a necessidade do mercado, em Brusque e região”, enfatiza Cida. 
Segundo ela, o objetivo da “Escola da Costura” é transformar uma realidade social. “Muitas pessoas chegam em busca de emprego, mas sem qualificação. E nós não temos colaboradores dentro das empresas disponíveis para ensinar. Por isso, nosso projeto é tão importante. Em três meses, o aluno recebe o conhecimento básico e, 70% já saí empregado ou disposto a prestar o serviço em casa”, esclarece. 
Ao que tudo indica, a Escola de Costura vai, aos poucos, diminuindo esta carência de profissional no mercado, enquanto ainda registra uma expressiva fila de espera de interessados em iniciar a formação. “Estamos abertos para que mais empresas sejam parceiras do projeto e nos ajudem a profissionalizar o setor”, convida, Cida. 

Parceria
A gerente de Recursos Humanos da Tecebem, Sônia Maria Gianesini Imhof, tomou conhecimento do projeto “Escola da Costura” através de uma emissora de rádio. Naquele momento, ela lembrou da necessidade da empresa na contratação de funcionários e já vislumbrou a parceria com a AmpeBr, de fato formalizada após algumas reuniões. 
“A gente acaba contratando pessoas sem experiência e treinando dentro da empresa porque realmente não tem costureira no mercado. E ter a oportunidade de contratar alguns desses alunos já será de grande valia”, afirma.
Segundo ela, para facilitar a presença no curso, foram selecionadas as pessoas que moram perto da empresa e não necessitam de transporte público para o deslocamento. Três colaboradores da Tecebem também integram o grupo, com a expectativa de buscar novos cargos junto à empresa. “Temos espaço adequado, maquinário suficiente e estamos ansiosos para transformar o ambiente de trabalho em escola”, comemora Sônia. 

Adaptações
A coordenadora do curso “Escola de Costura”, Maria Isabel Daroceski, conta que algumas adaptações foram necessárias para adequar a formação à realidade da empresa. Na Ampe Brusque, a sala está equipada apenas para esta finalidade. Já na Tecebem, o espaço será compartilhado e não poderá comprometer a produção do dia seguinte.
“Isso reforça a vontade da empresa em manter o projeto e acreditar nesta realização. Desafios existem, mas acredito que o resultado compensa”, projeta Isabel, que mantém a “Escola de Costura” há três anos, em parceria com a AmpeBr. 
Mais informações sobre a Escola de Costura podem ser adquiridas na Ampe Brusque, pelo telefone (47) 3351-3811.