AmpeBr participa de apresentação de ações do Observatório Social de Brusque no primeiro quadrimestre de 2023
publicado em 29/06/2023

O Observatório Social de Brusque (OSB), que também atua nos municípios de Guabiruba e Botuverá, apresentou na manhã de quinta-feira, 29 de junho, o relatório quadrimestral de ações desenvolvidas de janeiro a abril de 2023.

Segundo o presidente do OSB Brusque, Evandro Carlos Gevaerd, a apresentação quadrimestral reforça o compromisso da organização com a transparência. "Um dos nossos objetivos é contribuir para que haja maior transparência na gestão dos recursos públicos. Da mesma forma, somos transparentes em todas as nossas ações desenvolvidas, por isso envolvemos nossos mantenedores para que eles acompanhem o desenvolvimento de nosso trabalho", comenta.
Presente no evento, o presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque (AmpeBr), Mauro Schoening, acompanhou a reunião e destacou a importância do trabalho realizado pelos consultores e voluntários. A AmpeBr é uma das entidades mantenedoras do Observatório. "Sinto muito orgulho do Observatório, sempre que tenho a oportunidade de apresentar para nossa diretoria ou outras pessoas, falo com muito orgulho de toda essa história que está acontecendo. Nossas entidades estão aí para isso, para auxiliar a crescer junto. O que precisarem, estaremos sempre à disposição. Tenho acompanhado de perto e gosto muito de participar e levar adiante esse trabalho realizado", comenta.

Dados
Nos primeiros quatro meses do ano, foram encaminhados 18 ofícios e a equipe do OSB participou de 20 reuniões, sendo quatro delas com as empresas e entidades mantenedoras.
Na parte de Educação Fiscal e Cidadania, foram encaminhados 11 ofícios às secretarias de educação. Iniciado no mês de abril, o programa de contação de histórias infantis "Era uma vez, uma semente do bem" atendeu quase 7 mil (6.910) estudantes de 43 escolas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, no formato virtual e 1.356 no formato presencial em Guabiruba, com estudantes de oito escolas.
Também iniciado em abril, o programa "Observador Social Mirim" foi apresentado a 310 alunos do 4º ano, em 12 turmas nas seis primeiras escolas atendidas.
O programa "OAB vai à Escola com o Observatório Social – Um Bate-Papo Cidadão", neste período, envolveu 318 alunos, tanto na aplicação do programa ou em bate-papos solicitados pelas escolas participantes.
Outro pilar do OSB, no quesito de monitoramento de contratos e licitações, foram analisadas 102 licitações, sendo 52 do município de Brusque, 20 de Botuverá e 30 em Guabiruba. Na parte de monitoramento de obras públicas, o OSB fez 48 monitoramentos presenciais de 13 obras públicas, que somam mais de R$ 68 milhões em investimentos nos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá.
A comunidade pode ter acesso à apresentação pelo site do Observatório (https://osbrusque.org.br/).

(*Fonte: Assessoria de imprensa OSB Brusque).