AmpeBr participa de apresentação do projeto de Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Santa Catarina
Evento foi realizado na Unifebe e contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado
publicado em 18/03/2022

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) participou na última quinta-feira, 17 de março, do evento de apresentação do projeto de Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Santa Catarina. O evento foi realizado no Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado, Luciano Buligon, e do relações institucionais da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Adriano Rodrigues.

Sistema 
A plataforma iCatarina estará integrado à Plataforma ON, desenvolvida pelo Sistema Acafe, e reunirá em um ambiente virtual informações sobre entidades promotoras de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, além grupos de pesquisa, cursos universitários e especialistas disponíveis em cada município.
O objetivo é possibilitar que empreendedores ou gestores públicos sejam mais assertivos em seus investimentos e ações, já que será possível saber onde há equipamentos de pesquisa e desenvolvimento, startups, pesquisadores ou programas de Governo adequados para resolver seus desafios de inovação. “Esse mapeamento é a união de todos os saberes de Santa Catarina, para que possamos ainda mais dinamizar os potenciais que o nosso estado tem”, enalteceu o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado, Luciano Buligon.
Por meio da plataforma, Estado e Acafe mostrarão como as universidades comunitárias irão contribuir para a execução do mapeamento, que será disponibilizado em uma plataforma on-line e acessível ao público de forma gratuita. Todas as regiões do Estado serão analisadas por 14 bolsistas orientados por especialistas das instituições de ensino superior do Sistema Acafe.
“Interagimos diretamente com a sociedade, por meio da plataforma, que pode encontrar lá a solução inovadora para a sua demanda, o seu projeto ou o seu empreendimento. A Acafe foi contratada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável para fazer esse mapeamento, que será conduzido em todas regiões pelas nossas universidades comunitárias. Santa Catarina é o estado mais inovador do Brasil e agora será o único do país com um mapeamento de todo o ecossistema de inovação”, enfatizou Rodrigues.

Inovação
Para a presidente da AmpeBr, Sandra Werner, conhecer mais sobre os projetos do Governo do Estado, bem como ferramentas tão importantes, que contribuem para a inovação e o desenvolvimento econômico, foi muito válido. “A proposta da plataforma, como disse o próprio secretário, é ouvir as necessidades da população, das empresas, em qualquer área, e conectá-las com informações e dados. Assim, a própria AmpeBr pode estar contribuindo com a iCatarina, compartilhando o conhecimento do setor têxtil, por exemplo, e através da plataforma esse case pode ser aplicado posteriormente em uma região que não tenha o segmento têxtil desenvolvido. Vamos estudar como fazer isso, mas é uma possibilidade de a AmpeBr poder ser vista por outras regiões. Sem falar que Santa Catarina é o único Estado do Brasil que está lançando uma plataforma igual a essa”, comentou Sandra. 
Além dela, participaram do evento o vice-presidente da AmpeBr, Ademir José Jorge, que também é secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Brusque; e o diretor da entidade, Mauro Schoening. 
O evento de lançamento do projeto contou com a presença do prefeito de Brusque, Ari Vequi, além de representantes do poder público de municípios da região, de demais entidades regionais, além de professores, acadêmicos e imprensa.

Os Três Pilares da Transformação
Durante sua fala, Buligon aproveitou a ocasião para apresentar dados sobre o Estado, que cresceu 63% nos últimos cinco anos, com destaque para o setor de tecnologia, que corresponde a 6% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense.
O Secretário de Estado lembrou que Santa Catarina é o terceiro estado mais tecnológico do país, com 15 centros de inovação espalhados pelo estado, e que tem acompanhado de perto os impasses do 408Lab, o Centro de Inovação de Brusque. O secretário abordou também a educação superior, que ano a ano tem recebido mais recursos por meio do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU), e que em 2022 repassou R$ 455 milhões em bolsas de estudo para as universidades, 39% a mais do que em 2021.
As apresentações do Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Santa Catarina iniciaram na última sexta-feira, dia 11 de março, em Criciúma e Orleans, e já passaram por outras seis cidades catarinenses.


(*Informações complementares: Assessoria de Imprensa Unifebe).

Galeria de fotos