AmpeBr participa de reunião do Comitê de Produtores de Vestuário da Abit
Entidade apresentou o case da Escola de Costura
publicado em 14/06/2022

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) participou na segunda-feira, 13 de junho, da reunião do Comitê de Vestuário da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Na oportunidade, a presidente da AmpeBr, Sandra Werner, e o assessor jurídico e coordenador do Núcleo da ABVTEX da entidade, Luiz Henrique Eccel apresentaram o case da Escola de Costura da AmpeBr.

A reunião, realizada de forma on-line, contou com diversas lideranças regionais e nacionais, como o presidente da ABIT, Fernando Pimentel; o diretor da Escola SENAI/SP, João Domingos Chiari Sanchez, entre outros.

Durante o evento, os representantes da AmpeBr apresentaram o histórico das ações realizadas desde o início do projeto, as adaptações necessárias durante a pandemia, e a contribuição econômica e social da Escola de Costura, que já formou, gratuitamente, mais de 500 alunos, oportunizando o acesso ao mercado de trabalho ou, até mesmo, para que os alunos possam iniciar seu próprio negócio.

Ao final da apresentação os representantes das demais entidades tiraram dúvidas a respeito do curso, bem como teceram elogios para a iniciativa da AmpeBr. “Isso mostra que a AmpeBr está fazendo um belíssimo trabalho, que pode ser reproduzido em outras regiões do país. É algo diferente do que é promovido pelo Senai, por exemplo, e nada impede que uma pessoa que saia de uma atividade inicial de três meses, como a promovida pela Escola de Costura, possa ingressar no outro tipo de formação mais ampliada posteriormente, onde uma complementa a outra. É mais uma forma de incentivo e capacitação para o mercado de trabalho”, comentou Pimentel.

Visibilidade

Para a presidente da AmpeBr, ter a oportunidade de compartilhar a experiência da entidade com outras instituições do país trouxe ainda mais visibilidade para a importância do projeto. “A Escola de Costura está se ampliando cada vez mais, temos lista de espera de pessoas que querem participar do curso, e não podemos deixar que essa capacitação acabe. Precisamos de apoio, das empresas locais, de demais instituições e entidades, para darmos continuidade a esse projeto social, que beneficia as empresas com mão de obra qualificada. A exemplo da Tecebem, fica o convite para que mais empresas possam ser parceiras da Escola de Costura e contribuir com esse projeto que é tão importante para nossa região”, declarou.

Da mesma forma, o coordenador do Núcleo da ABVTEX da AmpeBr também enalteceu a oportunidade da entidade em compartilhar o case para demais instituições do país. “Sem dúvida é uma grande ação da AmpeBr e foi muito satisfatório participar deste encontro. Esperamos conseguir bons frutos em termos de parcerias, de visibilidade do projeto e principalmente que a entidade consiga replicá-lo em várias outras regiões. A Escola de Costura tem um cunho social, faz com que possamos contribuir para a melhoria do setor do vestuário e de confecção e principalmente para qualidade de vida das pessoas”, completou Eccel.

Saiba mais

A ‘Escola de Costura da AmpeBr’ é um curso gratuito, oferecido na sede da AmpeBr, com objetivo de qualificar mulheres e homens para suprir a demanda do setor têxtil por profissionais de costura. A ideia do projeto surgiu em 2019, inicialmente chamado de ‘Amor pela Costura’. Em fevereiro de 2020 o curso formou sua primeira turma, com as alunas vestindo roupas produzidas por elas mesmas durante o curso. Mesmo com a pandemia, o projeto foi retomado, com as professoras do curso que produziram máscaras de tecido para serem doadas.

Em 2021 o curso tornou-se ‘Escola de Costura’ e, em fevereiro de 2022, por meio de uma parceria com a empresa Tecebem, mais pessoas passaram a ter a oportunidade de se capacitar através do curso, realizado na sede da empresa, em Guabiruba, ampliando ainda mais o número de alunos contemplados. Para 2022, a previsão é que o curso tenha 360 alunos inscritos em todas as turmas durante o ano. Mais informações: (47) 3351-3811.