AmpeBr participa de solenidade de oito anos de fundação o Observatório Social de Brusque | Notícias | AMPE
AmpeBr participa de solenidade de oito anos de fundação o Observatório Social de Brusque
Evento contou com a ampliação de programa educativo Observador Mirim para municípios da Ammvi

Como forma de celebrar seus oito anos de fundação, o Observatório Social de Brusque (OSBr) realizou na manhã de sexta-feira, 26 de abril, um evento alusivo à data. A solenidade de comemoração, realizada no Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB) reuniu representantes de entidades de Brusque, da região e do Estado, tanto civis como militares, além de convidados, colaboradores e ex-colaboradores do OSBr, e imprensa.

O presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), Ademir José Jorge, e o vice-presidente da entidade, Mauro Schoening estiveram presentes na solenidade, já que a AmpeBr é uma das entidades fundadoras e mantenedoras do OSBr. 

Trajetória
Ao longo do evento, o público conheceu mais sobre a história do OSBr, que teve como grande incentivador o saudoso empresário Nelson Zen Filho (Tato Zen). Em 2010, ele, então presidente da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), conheceu a iniciativa do Observatório Social em uma reportagem, se interessou, buscou conhecimento e apresentou a proposta para outros empresários da cidade. Com o apoio do Observatório Social de Itajaí e do Observatório Social do Brasil, a ACIBr e outras entidades, como a AmpeBr se engajaram para a instalação de um Observatório Social na cidade, por entenderem que tal iniciativa seria de grande importância para a comunidade brusquense.
Assim, em 28 de abril de 2011 foi oficialmente instalado o Observatório Social de Brusque, que, desde então, passou a desempenhar um papel fundamental, de incentivar o exercício da cidadania e a melhoria da gestão pública, buscando promover educação fiscal e realizando o monitoramento dos gastos públicos. São oito anos atuando junto à sociedade brusquense e diante dos resultados positivos, nos últimos seis anos, também ampliou sua atuação para os municípios de Guabiruba e Botuverá. 

Ampliação
O Observatório Social de Brusque é pioneiro no programa Observador Social Mirim, que se tornou referência nacional, sendo reconhecido pelo Conselho Nacional do Ministério Público com o Selo Pró Íntegro 2018, pelas boas práticas que contribuem no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. 
Anualmente, mais de dois mil estudantes são contemplados com o programa, nos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá, sendo que uma das metas do Observatório Social de Brusque é que a iniciativa seja replicada em outros municípios do Estado e do Brasil. Assim, ao longo da solenidade foi realizada a assinatura de parceria com a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) para estender o Observador Social Mirim a todos os 14 municípios que integram o Médio Vale do Itajaí e atingir aproximadamente sete mil estudantes ao longo de 2019.
A assinatura foi feita pelo diretor presidente do OSBr, pelo prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, que no ato representou os prefeitos da região, e pelo diretor executivo da Ammvi, José Rafael Corrêa. 

Homenagem
Por fim, o OSBr realizou uma homenagem ao seu grande incentivador: Nelson Zen Filho. A viúva do empresário, Maria do Carmo Tomazoni Zen, e filhos do casal, receberam uma placa, como forma de agradecimento ao trabalho realizado pelo empresário. “Tato deixou um grande legado e o Observatório Social de Brusque é uma de suas grandes conquistas. Fico honrada por hoje presenciar o carinho de todos que fazem parte dessa instituição. Tato sempre foi uma pessoa muito correta e engajada. Lutava pelos ideais, sejam da família, do cidadão comum ou da religião. Agradeço do fundo do coração, a todos, por colaborarem cada um de sua forma, para esse grande sonho. Sei que o Tato está feliz por tudo que foi conquistado até aqui. Seguimos com sua lembrança e empenho de melhorar a vida das pessoas. O legado que ele nos deixou é muito do que Deus espera de nós, o amor pelo trabalho, a alegria em ajudar as pessoas, a grande vontade de tornar o mundo melhor e a sua capacidade de encontrar a todos com um sorriso”, manifestou Maria do Carmo, emocionada. 
“Quem conhece bem o OSBr sabe que ‘temos o jeito Tato de ser’. Queremos fazer mudanças definitivas, mas com muito respeito, educação e seriedade. Esse era o perfil dele, que incorporamos no dia a dia. Foi ele quem trouxe a ideia do OSBr para Brusque, sensibilizou os empresários, as entidades e a comunidade sobre a importância disso para a cidade. E assim ele permanece em todos os resultados que colhemos, pois ele plantou muitas sementes”, destacou o diretor executivo do Observatório Social de Brusque, Evandro Carlos Gevaerd, que também recebeu uma homenagem por sua atuação efetiva nas ações práticas do OSBr. 
“A AmpeBr se sente orgulhosa em ser parceria do OSBr. O trabalho que a equipe do OSBr desenvolve é fantástico e parece que foi ontem que iniciamos essa caminhada. A homenagem ao Tato Zen foi um momento muito especial e justo, pelo incentivo e legado deixado por ele. O OSBr é muito atuante, em prol da nossa cidade e da nossa sociedade e ficamos muito felizes em fazer parte desse momento”, declarou na oportunidade o presidente da AmpeBr. 

Saiba mais
Além da ACIBr e da AmpeBr, mais nove entidades se somaram para fundar o Observatório: Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL), Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque (CESCB), Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque (SINDILOJAS), Sindicato das Indústrias Metal Mecânicas e de Materiais Elétricos de Brusque (SIMMEBr), Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Brusque (SINDUSCOM), Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (SINDIVEST), Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Brusque, Botuverá e Guabiruba (SIFITEC), Sindicato dos Contabilistas de Brusque (SINDICONT) e Ordem dos Advogados do Brasil - OAB - Subseção de Brusque. As entidades são mantenedoras do OSBr através de uma contribuição mensal, que permite a atuação do OSBr e a execução de importantes projetos. Representantes das mesmas estiveram no evento de comemoração. 
O OBSr congrega representantes da sociedade civil organizada, executivos e profissionais liberais de todas as categorias, sem vinculação político-partidária.
Com foco na participação coletiva, o Observatório Social de Brusque é constituído por voluntários, consultores, funcionários e estagiários que diariamente, acompanham os processos licitatórios do Poder Público, pesquisam e analisam informações relacionadas à aplicação dos recursos públicos e desenvolvem ações de cidadania fiscal. 
O evento de aniversário de oito anos do OSBr contou com o apoio e patrocínio das entidades/empresas: CESCB, ACIBr, AmpeBr, CDL Brusque, Núcleo de Empresários de Guabiruba, Sifitec, Sindilojas, Sinduscon e Ideia Comunicação.

Galeria de fotos