AmpeBr participa do 10º Desfile das Costureiras e Costureiros
Evento reuniu 70 profissionais do setor, que subiram à passarela
publicado em 29/05/2023

A noite de sexta-feira, 26 de maio, foi especial para 70 profissionais do setor da costura, que se tornaram modelos oficiais da 10ª edição do Desfile das Costureiras e Costureiros. Realizado na Sociedade Esportiva Bandeirante, o evento teve como tema “Calma na Alma” e reuniu representantes das entidades organizadoras e apoiadoras, familiares, colegas e amigos dos costureiros e costureiras participantes.

Esta edição do Desfile contou com a participação de dez profissionais da Escola de Costura da AmpeBr. Na oportunidade elas desfilaram looks produzidos pela Escola, coordenados pela professora Maria Isabel Daroceski. Estiveram na passarela, na oportunidade: Arielle Maria Da Silva, Claudia Nascimento da Cruz, Casturina Aparecida de Oliveira, Laylin Gomes de Santana, Leticia da Silva Monteiro, Ingrid Aparecida dos Reis Alvarenga, Marilene François, Roseli Cidade Azevedo, e Rozilene Estumano Barbosa.
O evento foi uma realização do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Sintrivest) em parceria com o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sindivest), Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Brusque), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/Brusque) e Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr).

Apoio e valorização profissional
Desde 2022 a AmpeBr passou a apoiar o projeto. Presente no evento, o presidente da entidade, Mauro Schoening, falou a respeito da importância do mesmo. “É maravilhoso termos a união das entidades, em prol dos profissionais que atuam no setor da costura. Da mesma forma, ficamos felizes com esse desfile, pois sabemos que é um momento de grande realização desses profissionais, além de ser uma forma significativa de celebrar o Dia da Costureira e Costureiro, que é 25 de maio”, considerou.
Schoening também frisou que ao longo dos últimos anos, os segmentos patronal e dos trabalhadores têm se aproximado e estreitado o diálogo em prol do desenvolvimento do setor.  “Temos uma relação muito boa com todos que participam da Escola de Costura em nossa sede, da mesma forma que com os colaboradores das nossas confecções. Assim, ficamos felizes em ver o crescimento do setor e o bom diálogo entre os sindicatos patronal e laboral, onde todos têm a ganhar”, considera.

Escola de Costura
Outro ponto destacado pelo presidente da AmpeBr foi em relação a importância da Escola de Costura da entidade, que forma profissionais para o mercado de trabalho, gerando oportunidades de emprego, renda, mudanças de vida e também qualificando pessoas para a mão de obra tão necessária para as empresas locais. “Ficamos muito felizes sempre que uma turma se forma na Escola de Costura. A maioria das pessoas são de outros locais do país e até de fora dele, muitos não têm ideia de como funciona uma máquina, mas saem capacitados, costurando. Então a AmpeBr se orgulha de contribuir para essa formação, tão importante para o nosso segmento têxtil local”, completou.

Formação
A Escola de Costura da AmpeBr é um curso gratuito, oferecido na sede da entidade, e tem como objetivo qualificar mulheres e homens nesta importante e necessária mão de obra, constantemente procurada pelas empresas de confecção da cidade e da região. O curso tem duração de três meses com aulas na sede da entidade, nos períodos matutino, vespertino e noturno. Iniciado em 2019, o curso era denominado ‘Amor pela Costura’ e, em 2021 tornou-se ‘Escola de Costura’, tendo como professora a profissional Maria Isabel Daroceski.
A Escola de Costura da AmpeBr já está com as próximas turmas fechadas, entretanto há uma lista de espera para quem deseja fazer o curso, nas próximas formações. Para isso, interessados devem entrar em contato com a AmpeBr, no (47) 3351-3811 ou (47) 9 9289-3381.

(*Fotos: Ideia Comunicação e Robson Souza/Unifebe)