AmpeBr participar de reunião com representantes da Epson Brasil
Projeto Escola de Costura e demais ações da entidade foram apresentadas na oportunidade
publicado em 12/04/2022

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) participou na manhã de segunda-feira, 11 de abril, de uma reunião com representantes da Epson Brasil. O encontro foi intermediado pela Secretaria de Desenvolvimento e Turismo de Brusque e contou com representantes de algumas empresas do setor têxtil e de confecção da cidade, e demais entidades do segmento.

Na oportunidade os representantes da Epson buscaram entender melhor o cenário local, em especial em relação a área têxtil da região, para o desenvolvimento de projetos e parcerias que possam fortalecer, em especial, a capacitação do setor de costura, mão de obra tão necessária para a região de Brusque e também para o estado de Santa Catarina.
Durante o encontro, a presidente da AmpeBr, Sandra Neli Werner, falou sobre as ações da entidade, como a Pronegócio, que fomentam a cadeia produtiva do setor têxtil, e também a ‘Escola de Costura’, projeto realizado na sede da entidade, desde 2019, que capacita de forma gratuita homens e mulheres para o setor.
“Estamos sempre presente no mercado, vendo as necessidades das empresas e o que as pessoas buscam profissionalmente. Tivemos o contato recentemente com várias empresas aqui da região que falaram sobre essa necessidade de mão de obra na área da costura. Nosso objetivo hoje foi compreender melhor esse cenário atual, para poder lançar projetos e ações que contribuam com mais pessoas trabalhando com essa profissão em prol do desenvolvimento regional e estadual”, explicou a regional business development da Epson Brasil, Evelin Wanke. Além dela, o gerente comercial da empresa, Amaro Rodrigues também esteve presente na reunião.

Expectativas
Após o encontro e a explanação sobre as necessidades do mercado local, os representantes da empresa foram até a sede da AmpeBr onde conheceram a estrutura da entidade, onde são realizadas as aulas do projeto “Escola de Costura”. “Foi a segunda vez que tivemos a oportunidade de mostrar este projeto para os representantes da Epson, já que a primeira vez havia sido durante a última edição do ONDM (O Negócio da Moda). Eles gostaram muito de saber mais sobre esta capacitação de costureiras e costureiros, oferecida pela AmpeBr, onde conversaram também com a coordenadora do curso, após a reunião. Foi um encontro muito produtivo e acreditamos que em breve teremos um retorno, de ações e projetos que atendam às necessidades do mercado apresentadas", comentou a presidente da AmpeBr, Sandra Werner.
Da mesma forma, o vice-presidente da entidade, e também secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ademir José Jorge, avaliou como positivo o encontro com os representantes da Epson. “A reunião foi muito produtiva, através dessa troca de experiências e informações, em especial sobre o projeto Escola de Costura da AmpeBr. Tenho certeza que, após este encontro, teremos boas ações e investimentos da Epson em nossa região, que contribuam para as necessidades do segmento”, destacou.
Além da presidente e do vice-presidente da entidade, o encontro contou também com a presença do diretor da AmpeBr, Pierre Groti.

Saiba mais
A ‘Escola de Costura da AmpeBr’ é um curso gratuito, oferecido na sede da AmpeBr, com objetivo de qualificar mulheres e homens nesta importante e necessária mão de obra da costura, constantemente procurada pelas empresas de confecção da cidade e da região. Iniciado no ano de 2019, o curso era denominado como ‘Amor pela Costura’ em 2021 tornou-se ‘Escola de Costura’, tendo como professoras as profissionais Maria Isabel Daroceski e Andreia Ranghetti.
Em fevereiro de 2022, por meio de uma parceria com a empresa Tecebem, outras 24 pessoas passaram a ter a oportunidade de se capacitar através do curso, realizado na sede da empresa, ampliando ainda mais o número de pessoas contempladas. A ‘Escola de Costura da AmpeBr’ já formou quase 180 profissionais.