Na tarde de segunda-feira, 26 de janeiro, a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) recebeu, em sua sede, o economista italiano Enrico Cietta, fundador e CEO da Diomedea, para a apresentação de sua metodologia voltada à gestão inteligente no mercado da moda.
Participaram do encontro o presidente da AmpeBr, Mauro Schoening, e os diretores Aderbal Montibeller, Carlos Alberto Grão Velloso e Paulo Lemos; a presidente do Sindicato Patronal do Vestuário de Brusque e Região (Sindvest), Patricia Conti; além da analista técnica do Sebrae Santa Catarina, Juliana Bernardi.
Metodologia internacional e um novo olhar para o mercado
Com sede em Milão, a Diomedea é especializada em inteligência e modelos de negócio no setor da moda, tendo como principal foco a difusão e aplicação da metodologia internacional HCP® (Hybrid Creative Product), que busca equilibrar criatividade e viabilidade comercial. A visita teve como propósito iniciar uma parceria com a AmpeBr para a realização de uma mentoria coletiva voltada às empresas associadas.
Durante a reunião, Cietta destacou que já conhece o ambiente empresarial brasileiro e catarinense, a partir de suas experiências pelo país. “O empresário catarinense sempre teve um perfil muito ligado à eficiência industrial, mas hoje vive um momento diferente, com mais disposição para pensar a própria marca, entender como chegar ao mercado e trabalhar o valor imaterial dos seus produtos”, observou.
Segundo o economista, esse movimento ficou evidente ao longo do encontro. “O resultado dessa reunião é perceber que existe uma abertura real para essa mudança, para olhar além do processo produtivo e refletir sobre posicionamento, conceito e valor. Esse é um momento importante para o estado, e para este polo em especial, avançar nessa transformação e dar um novo passo em direção ao mercado”.
Fortalecimento dos associados
O presidente da AmpeBr, Mauro Schoening, destaca a relevância da visita como um movimento estratégico para os associados. “É uma grande satisfação receber um profissional que é referência não apenas na moda, mas também em técnicas comerciais, vendas, precificação, posicionamento e branding. Ele já atua com empresas em diversas regiões do país, e não é qualquer associação que tem a oportunidade de receber um especialista desse nível”, afirmou.
Segundo ele, a proposta apresentada, por meio do Sebrae/SC, busca transformar conhecimento em prática, a partir da formação de uma consultoria voltada ao aperfeiçoamento das empresas locais. “A ideia é reunir um grupo de empresários, aplicar essas técnicas para qualificar a venda de coleções, o posicionamento de marca e a forma como cada empresa se apresenta ao mercado. Queremos fortalecer nossos associados para que se posicionem melhor e tenham mais competitividade”, destacou.
Schoening ainda acrescenta que o projeto será amadurecido em conjunto com o Sebrae/SC. “Se tudo caminhar como esperamos, nossa intenção é concluir esse trabalho com uma missão empresarial para Milão. Será uma experiência que vai agregar muito às empresas associadas e deixar um legado concreto de crescimento e qualificação.”
Presente na reunião, a analista técnica do Sebrae/SC, Juliana Bernardi, ressaltou que a parceria amplia o acesso das micro e pequenas empresas a metodologias consolidadas no mercado internacional. “Nosso papel é facilitar esse acesso, conectando a experiência global à realidade das empresas locais, para que desde a criação e a precificação até o posicionamento da marca tudo esteja alinhado e se transforme em vendas, além de provocar o empresário a ampliar seu olhar e se visualizar em novos patamares de mercado”, concluiu.