A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) realizou na noite desta quinta-feira, 1° de agosto, com apoio do Sebrae, um workshop de vendas para os fabricantes da 67ª Pronegócio.
Com palestra do consultor de vendas, Rosimar Comandolli, o evento reuniu cerca de 80 fabricantes da região que têm o objetivo de ampliar suas vendas durante a maior rodada de confecção do Brasil, que acontece de 12 a 15 de agosto, em Brusque, e é promovida pela AmpeBr com patrocínio do Sebrae.
O presidente da AmpeBr, Mauro Schoening, destaca a importância de oferecer esse momento de capacitação para os associados e, assim, contribuir para que eles tenham bons resultados durante a Pronegócio.
"Sabemos que para as pessoas que trabalham com venda, um detalhe, um aprendizado, uma dica de um palestrante, pode refletir na venda lá na frente. Então hoje trouxemos para os nossos fabricantes dicas de como vender bem, como se comportar, a importância de saber sobre o seu produto, de o vendedor estar afinado com a fábrica. É uma preparação para o nosso grande objetivo que é a Pronegócio que teremos nos próximos dias".
A palestra
Durante o evento, o consultor Rosimar Comandolli passou aos fabricantes dicas de como alavancar as vendas durante a 67ª Pronegócio, com destaque para técnicas de condução e, principalmente, relacionamento com o cliente.
"Na rodada, os fabricantes passam por vários compradores em um curto espaço de tempo, e tem ao lado várias empresas, muitas, oferecendo produtos similares. Por um detalhe ele pode se destacar e pode fazer uma venda mais significativa. E qual é esse detalhe? Principalmente, o relacionamento com o cliente".
O consultor lembra que é importante que o vendedor se conecte com o cliente. "Não podemos olhar o cliente só como um cifrão, mas olhar para ele como um parceiro de negócios, que vai fazer com que a minha empresa possa prosperar, possa produzir os produtos e ter algumas programações de vendas ao longo da coleção".
Expectativa
Para os fabricantes, o workshop foi um momento importante para se motivar para a Pronegócio. Sidnei Decker, da Stoff, de Guabiruba, participa da rodada há quatro anos, e aprovou a iniciativa da AmpeBr em preparar as empresas fabricantes.
“Achei bem importante. A palestra fez lembrarmos de coisas básicas que, muitas vezes, no dia a dia, acabamos esquecendo”.
Ele destaca que a expectativa de sua empresa para a Pronegócio está grande. “Nossa expectativa é boa. Esperamos um crescimento legal na rodada. Desde que comecei a participar, sempre vendi mais do que a última, então esperamos ampliar nossas vendas nesta edição”.
Quem também aprovou o workshop e espera ótimas vendas na 67ª Pronegócio é Cledson Heil, da Karamoella Moda Fitness, de Brusque. “A palestra foi muito produtiva. Acredito que isso ajuda muito no desenvolvimento para a próxima rodada. Esta edição da Pronegócio será muito boa. Tivemos um bom inverno, com vendas e acredito que será um fim de ano muito bom”.