Associados da AmpeBr participam de palestra sobre o eSocial
Evento foi promovido pelo Núcleo Têxtil da entidade
publicado em 23/08/2018

Desde de 2014, o Decreto nº 8373 instituiu no país o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o chamado eSocial. O sistema eletrônico prevê uma comunicação mais direcionada e unificada, entre empregadores e o Governo Federal, sobre diversas informações a respeito dos trabalhadores.

Assim, com o objetivo de atualizar o conhecimento de empresários e esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), através de seu Núcleo Têxtil, realizou na noite de terça-feira, 22 de agosto, a palestra "Desvendando o eSocial".

Ministrada pela especialista Viviane Serafin dos Santos, da SCI Sistemas Contábeis, o evento contou com a presença de cerca de 20 pessoas, entre nucleados e associados da entidade.

Segundo Viviane, o eSocial não é um sistema tão complexo, entretanto muitos empresários ainda têm dúvidas, já que o sistema é novo e aos poucos deve mudar a cultura de muitos negócios. “A fiscalização do eSocial vai ser muito mais abrangente perante as empresas, vai fazer com que elas mudem seus conceitos e façam as coisas de maneira correta, já que qualquer desvio pode gerar uma notificação. A partir do eSocial, 100% das empresas serão fiscalizadas pelo Governo”, comentou.

 

Esclarecendo dúvidas

Além disso, outro aspecto apontado pela especialista ao longo da palestra foi em relação às principais preocupações dos empresários, como: quem precisa aderir, como cada empresa deve começar a se preparar para o sistema, quais o cuidados que precisam ser tomados, quais os pontos mais críticos, o que é necessário ser mudado nas empresas, o cronograma do eSocial, as etapas desse ano, o acesso, entre outros.

“O grande problema do eSocial é a falta de conhecimento e o Governo está firme para implantá-lo em todas as empresas. A Receita Federal, que é o ente mais forte dentro do eSocial sem dúvida não vai brincar em relação à arrecadação, então aos poucos o eSocial vai atingir todas as empresas, e sem dúvida o conhecimento sobre o tema é um grande diferencial. Parabéns a AmpeBr e ao Núcleo pela iniciativa”, completou.

Para o diretor da AmpeBr, Silvio Cesar Gonçalves, o evento mais uma vez demonstrou a preocupação da entidade com seus associados, cumprindo seu papel de incentivo, orientação e capacitação às empresas. “São muitas as mudanças que acontecem em nosso país e o empresário cada vez mais precisa se preparar para elas. Hoje contamos com a parceria da SCI Sistemas Contábeis para nos falar melhor sobre o que já está ocorrendo, para orientar da melhor forma nossos associados, já que o trabalho da AmpeBr vai além de uma associação”, completou.

 

 

 

 

 

 

 

Galeria de fotos