Candidatos a prefeito recebem pleitos do Conselho das Entidades
Documento é formado por 16 pedidos e assinado por 14 entidades
publicado em 24/08/2023

O “Conselho das Entidades para uma Brusque Melhor” esteve representado por diversos presidentes e representantes na tarde desta quarta-feira, 23 de agosto, no hall do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB). Na oportunidade, os quatro candidatos ao cargo de prefeito de Brusque, nas eleições suplementares de 3 de setembro, tiveram a oportunidade de conhecer 16 pleitos listados, em documento assinado por 14 entidades de classe, considerados essenciais para o desenvolvimento social e econômico do município. Além disso, em ordem definida por sorteio, Paulo Eccel, William Molina, Alessandro Simas e André Vechi fizeram o uso da palavra, em explanações de cinco minutos cada.

“O prefeito, depois de eleito, terá pouco mais do que um ano de gestão. Então, as entidades propuseram algumas reivindicações para manter a cidade em seu nível de desenvolvimento. A Ampe Brusque, pelo compromisso que tem com seus mais 300 associados, faz parte deste movimento. E, pelas palavras expressadas durante o evento, seremos bem atendidos pelo novo chefe do Executivo”, detalha o presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), Mauro Schoening.

Durante a solenidade, ainda fizeram uso da palavra o presidente do Sindicato da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sinduscon), Ralf Maschio e Silva; a presidente da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), Rita Cassia Conti; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas), Marcelo Gevaerd; o presidente do Observatório Social de Brusque (OSBr), Evandro Carlos Gevaerd; o presidente do Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque (CEAB), Vinicius Becker; a reitora do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Rosemari Glatz; e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Brusque, Ildete Regina Valle da Silva. Assinaram o documento e enviaram representantes para o evento: o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque), Alcir Inácio Otto; a presidente do Sindicato das Industrias do Vestuário de Brusque, Guabiruba e Botuverá e Nova Trento (Sindivest), Onésia Adriana Liotto; o presidente do Sindicato Patronal Têxtil de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sifitec), Marcus Schlösser; o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas de Brusque (SIMMEBr), Alexandre Zen; o presidente da Associação Brusquense de Medicina, Gustavo Gumz Correia; e o presidente do Centro Empresarial (CESCB), Edemar Fischer.

Palavra dos candidatos
Seguindo a mesma ordem do sorteio, o candidato Paulo Eccel elogiou a condução do encontro que, na sua opinião, foi do nível que Brusque merece. “Boa parte das propostas apresentadas já constam em nosso plano de governo. É da nossa filosofia essa abertura, o diálogo e a composição de Conselhos. A cidade precisa se unir, olhar para frente e aproveitar esse momento para não cometer os mesmos erros do passado”, afirma.
O candidato Willian Molina lembra que a troca de Executivo Municipal, vivida também em 2015, traz prejuízos ao município. “Agora está ocorrendo novamente. Nós pedimos à população o entendimento do que esse momento traz em relação à cassação do prefeito Ari Vechi e do Pastor Gilmar, de uma forma injusta. É hora de demonstrar nas urnas que quem define o futuro da nossa cidade é a população”, enfatiza.
Para Alessandro Simas, algumas das reivindicações apresentadas já costumam fazer parte de sua agenda enquanto vereador. “Precisamos mudar a forma de fazer saúde em Brusque, porque essa é a principal necessidade das pessoas. Outra vocação é para a vaga em creches. Vamos fazer um trabalho forte para que, até metade do ano que vem, tenhamos em torno de mil novas vagas, através de parcerias com algumas empresas”, ressalta.
Por fim, André Vechi se disse satisfeito por conhecer a demanda das entidades, que mantêm representatividade em Brusque. “A maioria dos pleitos já estão em execução, na forma de governo interino. Outros, dependem de uma análise econômica e financeira, sobretudo pelo prazo que se tem. Algumas políticas públicas devem ser implementadas com um planejamento bem estruturado para garantir sua efetividade”, garante.

São os pleitos do conselho das entidades:
1. Criação e manutenção de mecanismos de fomento ao diálogo permanente, com relacionamento aberto e garantia de atuação das entidades junto a administração pública municipal;

2. Promoção de ações que visem a diminuição dos gastos públicos e a redução de cargos comissionados;

3.  Planejamento e execução de melhorias na mobilidade urbana municipal, contemplando um novo acesso rodoviário de ligação ao município de Guabiruba;

4. Fomento a criação de legislação que vise a organização e a fiscalização dos vendedores ambulantes no município de Brusque;

5. Ampliação dos programas municipais que visem a solução dos problemas relacionados à população em situação de rua e às pessoas em situação de vulnerabilidade social;

6. Promoção do saneamento básico no âmbito municipal. Ampliação do sistema de captação, tratamento e abastecimento de água;

7. Compromisso de respeito ao voto popular, com o fomento do Executivo Municipal na manutenção dos vereadores junto a Câmara Legislativa Municipal durante a totalidade de seus mandatos;

8. Criação de medidas que visem a melhoria na segurança pública municipal;

9. Incremento no apoio aos hospitais da cidade;

10. Participação das entidades na gestão dos valores oriundos do Fonplata;

11. Apoio a atuação do Observatório Social de Brusque e Região, com a facilitação às atividades realizadas pelo Observatório Social, visando o permanente fomento à integridade, à transparência e ao combate à corrupção no âmbito da administração pública municipal;

12. Criação de políticas públicas relacionadas aos migrantes;

13. Investimento na qualificação continuada de professores da rede pública municipal de ensino e nas instalações físicas e tecnológicas das escolas. Implementar e valorizar as competências do “aprender a aprender”, ética, empreendedorismo e educação digital. Oferecer aulas de esporte, música, artes e oficinas tecnológicas no período de contraturno escolar;

14. Realizar inventário de todos os bens imóveis que pertencem ao poder público municipal, identificando a sua localização, utilização, estado de conservação e avaliação de mercado. Disponibilizar essas informações completas, de forma clara e de fácil acesso para conhecimento do cidadão;

15. Implementar medidas de valorização do patrimônio histórico que guarda em si referências à identidade, ação e memória dos diferentes grupos sociais que fazem a Brusque de hoje;

16. Trabalhar para continuidade e/ou finalização das obras.