Clientes internacionais marcam presença na 5ª Rodada Internacional de Negócios
Evento acontece paralelo à 56ª Pronegócio
publicado em 25/08/2021

Além de receber compradores de diversas cidades do país, que participam até esta quinta-feira, 26 de agosto, da 56ª Pronegócio, a cidade de Brusque também recepcionou clientes internacionais, com a realização da 5ª Rodada Internacional de Negócios. O evento promovido pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) em parceria com o Sebrae/SC e a empresa Father ocorreu presencialmente no Hotel Monthez, paralelo à edição nacional da rodada.

Ao todo, cinco empresas representadas por sete compradores de países como Bolívia, Colômbia, Chile e Paraguai estiveram desde a segunda-feira, 23, negociando com 12 empresas fabricantes de Santa Catarina, que foram preparadas para o processo de internacionalização, por meio de cursos do Sebrae/SC em parceria com a AmpeBr.

“Estamos retomando a internacionalização das nossas empresas e com o evento presencial vimos que compradores em potencial vieram para adquirir nossos produtos. Sabemos da importância dessas oportunidades e em especial a contribuição que o processo de internacionalização oferece às empresas, que se prepararam para o processo de exportação, onde as empresas crescem e se profissionalizam. E até agora tivemos um retorno muito positivo, tanto de fabricantes como dos compradores aqui presentes”, comenta a presidente da AmpeBr, Sandra Neli Werner.

Preparação e competitividade

O diretor do Comércio Nacional e Internacional AmpeBr, Marco Antonio Ebele também destaca que a retomada da realização da rodada internacional veio em um bom momento para as empresas, não só pela abertura de novas oportunidades de negócios, mas também pelas capacitações realizadas, que proporcionaram qualificação às mesmas. “Temos incentivado as empresas a iniciarem esse processo de exportação para que seja mais uma alternativa, para que não fiquem apenas dependentes do mercado nacional. E essas edições da rodada internacional que a AmpeBr promove são de fato um diferencial, que pode melhorar as empresas em seu processo produtivo, em seu desenvolvimento. Então sempre buscamos aprimorar e incentivar esse processo”, comenta. 

Além disso, o diretor destaca as parceria com o Sebrae/SC e também com a Father, em oportunizar a compradores e fabricantes a possibilidade de negócios. “É uma parceria muito produtiva, estamos na quinta edição desta rodada sempre realizando muitas negociações. É uma grande satisfação, não só para as empresas fabricantes, mas também para os compradores que buscam no Brasil algo diferente para seus negócios, diferente da China, por exemplo. E vimos que conseguimos competir com eles, em questão de qualidade, prazo de entrega e atendimento”, completa.

Rodada online

Além da rodada presencial, na próxima semana, de 30 de agosto até 2 de setembro, será realizada uma rodada online, voltada para as empresas internacionais que não conseguiram vir a Brusque. Serão ao todo 26 empresas participantes, do Equador, México, El Salvador, Costa Rica, Panamá, entre outros países, lojas pequenas até grandes redes, que estarão participando e adquirindo produtos catarinenses.

“Estamos muito contentes com esse trabalho, pois conseguimos esse equilíbrio, nas duas modalidades, presencial e online, e com o apoio da AmpeBr. Os produtos têm uma boa aceitação no mercado internacional, além da capacitação que fazemos com os fornecedores, que proporcionam a chegada ao mercado internacional com preços competitivos, em especial melhores que os da China. Oferecemos um frete melhor do que os chineses, mais rápido e barato, e com produtos que conseguem competir em preço e com a qualidade superior. E as expectativas são sempre as melhores, tanto no presencial, onde conseguimos ter negócios mais ativos, como no virtual, com muitas possibilidades de negócios futuros”, acrescenta o treidar da Father, Nicolas Schadrack.

Experiência aprovada

Entre as compradores internacionais que estiveram em Brusque para garantir bons produtos para suas lojas estava a boliviana Ana Carola Silva Ordoñes. Pela primeira vez em uma rodada internacional da AmpeBr ela aprovou a experiência e garantiu produtos para suas três lojas, do segmento infantil, na região sul da Bolívia, na fronteira com a Argentina. “Fiquei muito feliz com essa primeira experiência, em conhecer várias marcas brasileiras que iremos levar para o mercado boliviano. Queremos essas novidades para a nossa região e espero poder voltar para expandir novos modelos de negócios, e ter novas marcas. Gostei muito da cidade e agradeço a oportunidade”, comentou.

Da mesma forma, a também boliviana Mariana Zambrana, de Santa Cruz de la Sierra esteve em Brusque para garantir bons negócios. Ela, que já participou de edições anteriores da rodada internacional, mais uma vez falou da satisfação em adquirir produtos do sul do Brasil. “O mix de produtos apresentado está muito bom, encontramos desde produtos infantis até adultos, ou seja, tem para todos os públicos. Fora isso, a qualidade das peças daqui é muito conhecida, além do desenho, que é bem evoluído. Outro diferencial é termos a tabela de preços em dólar, para conseguirmos fechar o negócio rapidamente, além do auxílio que temos em relação à documentação, o que facilita muito no processo burocrático para a concretização dos negócios”, avalia. “Agradeço muito toda a recepção e a organização do evento, que é sempre impecável e com certeza vamos vir nas demais edições”, completa.

 

 

Galeria de fotos