Clientes internacionais na 52ª Pronegócio
Evento promovido pela AmpeBr esta semana, também oportuniza negociações através da 4ª Rodada Internacional de Negócios
publicado em 16/01/2020

Evento promovido pela AmpeBr esta semana, também oportuniza negociações através da 4ª Rodada Internacional de Negócios

China, Índia, Peru e Estados Unidos eram os principais fornecedores para os empreendimentos de moda das jovens colombianas, Giselle Stefania de La Ossa e Maria Pia Villa Rios. Pela primeira vez em território verde-amarelo, exatamente em Brusque, capital da Pronta-Entrega, as duas garantem que se surpreenderam com os produtos comercializados durante a 52ª Pronegócio, que também contempla a 4ª Rodada Internacional de Negócios, realizada em parceria com o Sebrae/SC e as empresas Father e Strateziger.

“É a primeira vez que estamos no Brasil que, a partir de agora, passa a ser também um país fornecedor. O evento em Brusque está bonito e bem organizado. Mas o que chama atenção é mesmo a variedade de produtos. Não esperávamos encontrar tantas mercadorias”, avalia a empresária Giselle Stefania de La Ossa.

Segundo ela, a qualidade é outro diferencial trazido pela moda local, algo que nem sempre é possível encontrar com facilidade em outros destinos. Por enquanto, a diferença de idioma é só o que atrasa um pouquinho a negociação. “Mas temos tradutores queridos que nos ajudam em todo o processo”, enfatiza Giselle.

A empresária paraguaia, Herice Dorie Coronel, conhece bem o mercado brasileiro, já que a maior parte dos produtos que circula em suas seis lojas são importados do Brasil, mas com ênfase na região de São Paulo. “É a primeira vez que estou em Brusque e já enxerguei na Pronegócio diversas marcas com potencial, que merecem ser conhecidas no Paraguai”, destaca.

De acordo com Herice, os clientes de sua empresa gostam das tendências aplicadas na moda do Brasil, além de reconhecer a qualidade do algodão e do tecido produzido no país. “Acredito nesta parceria que estamos iniciando porque o produto é excelente, bem como toda a estrutura do evento”, garante a empresária.

Marco Antonio Ebele, diretor de Exportação da AmpeBr, avalia de forma positiva a 4ª Rodada Internacional de Negócios. Novos clientes participaram do evento, como também clientes de rodadas internacionais anteriores retornaram à Pronegócio, comprovando que as coleções encontradas no evento estão adequadas e com preços ajustados ao mercado internacional. “Sabemos que as negociações nesta área acontecem de forma diferente da área nacional, onde os negócios são fechados na hora. Há muitas avaliações de preços e produtos e os pedidos acabam sendo menores por parte de alguns clientes, porque são pedidos-teste. Entretanto, acreditamos que agora, a partir desta 4ª Rodada Internacional, e com a manutenção desde ritmo de trabalho, com a vinda de clientes novos e fidelização, devemos ter um volume considerável de vendas em um futuro próximo”, revela. 

Parcerias

Ebele destaca as parcerias mantidas pela AmpeBr com o Sebrae/SC e com as empresas Father Assessoria e Comércio Internacional e Strateziger, para realização das Rodadas Internacionais de Negócios. “As parcerias são primordiais para realização do evento. Temos o Sebrae/SC que nos auxilia com treinamento, aporte financeiro, pois não é barato fazer um evento deste, com custos elevados de passagens aéreas. E temos a Father, nosso parceiro desde o início, cuja equipe dá todo suporte para os vendedores, tanto nas negociações, quanto na formação de preços, no despacho dos pedidos e trâmites legais necessários, o que deixa nossos fornecedores à vontade para fazerem suas exportações”, ressalta.

A expectativa da AmpeBr é de que a Rodada Internacional de Negócios cresça cada vez mais, o que vem de encontro aos projetos do próprio Sebrae/SC, que criou, recentemente, a Gerência de Internacionalização de Empresas. Nesta semana, o gerente da pasta, Filipe Galotti Peixoto visitou a 52ª Pronegócio e ficou bastante satisfeito com a potência do evento.

“O Sebrae-SC vem com uma nova proposta e estamos agora, junto com a gerência regional do Sebrae, levantando as nossas necessidades para inserir neste projeto estadual. Estamos com este trabalho quase concluído, e esperamos executar estas ações neste ano de 2020. Percebemos que os objetivos apresentados por Galotti vêm ao encontro dos nossos propósitos nesta área de internacionalização”, enfatiza o diretor da AmpeBr.

Para o gerente de Internacionalização de Empresas do Sebrae/SC, a realização da Rodada Internacional de Negócios é um incentivo da AmpeBr à exportação, dando uma oportunidade às empresas que participam da Pronegócio, de terem mais uma fonte de entrada de renda. “Vejo que já existe um ecossistema sendo trabalhado, com uma decisão bem prudente na escolha da região, focada mais na América do Sul, até por uma proximidade e facilidade, o que é muito importante. Acredito que podemos explorar, futuramente, um leque ainda maior. A Pronegócio está trazendo para estas empresas um conceito muito atual, que é o conceito do mundo globalizado. Hoje as empesas que estão aqui podem mostrar suas coleções a clientes nacionais e internacionais e isso se faz importante a cada dia e momento, pois a competitividade ultrapassou as barreiras do local e regional, tornando-se global”, analisa.

Ainda segundo Galotti, o Sebrae/SC atuará de forma mais intensa na internacionalização de empresas a partir deste ano, com projetos voltados à área da indústria, startups e demais setores, com parcerias ainda mais sólidas com federações e entidades do Estado, entre elas a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais (Fampesc), da qual a AmpeBr faz parte. “Queremos desenvolver três programas de internacionalização, falando a língua dos empresários, por isso estes parceiros importantes que estamos trazendo. O objetivo é fazermos um trabalho em conjunto, para beneficiar os pequenos e médios empresários. É um grande desafio, com um direcionamento de energia para Santa Catarina, especialmente pela diversidade que o Estado tem. Somos um polo de diversos nichos de segmento. É quase um país dentro de um estado e temos uma responsabilidade muito grande de tentar fazer com que o pequeno empresário olhe e não tenha medo da internacionalização, ao contrário, que ele veja o quão importante isso é para o seu crescimento”, acentua.

Satisfação

Desde de novembro de 2018, a AmpeBr é parceira da Father Assessoria e Comércio Internacional, uma empresa com mais de 20 anos de experiência no setor de importação e exportação, com sede em Blumenau. O contato foi intermediado pelo Sebrae/SC, visando a internacionalização das micro e pequenas empresas vinculadas à entidade.

“Inicialmente a intenção era aprender a teoria desde processo e, com o conhecimento, veio a prática, a exportação de fato. As empresas participantes da Pronegócio têm a oportunidade de colocar sua mercadoria no exterior”, explica a diretora da Father, Sheyla Patrícia Pereira.

Nesta edição, 12 clientes internacionais circulam pelo evento, vindos de países como a Guatemala, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Em 2019, mais de 100 empresas do exterior visitaram o evento, tendo também como origem a Espanha, Portugal e Costa Rica. “O nosso propósito aqui é contribuir com a tradução de língua e permitir que as negociações aconteçam”, destaca Sheyla.

De acordo com a gerente da Father, o entusiasmo tem marcado a experiência de compra dos importadores. “O que eles encontram em Brusque é algo que não existe em lugar nenhum do mundo. A única comparação é mesmo com a China, embora o atendimento e a qualidade do nosso produto seja muito melhor”, esclarece.

Apesar de a Father já atuar há mais de duas décadas no mercado, esta é a primeira experiência que a empresa mantém com uma instituição. Durante os cinco dias de Pronegócio, toda a equipe permanece em Brusque para um trabalho que é executado com bastante satisfação. “É gratificante trazer a nossa experiência para dentro de uma entidade, sobretudo quando é formada por micro e pequenos empreendedores”, observa.

 

 

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