Clientes internacionais participam da 58ª Pronegócio
Compradores da Costa Rica, Equador, Chile, Estados Unidos e demais países estiveram na 6ª Rodada Internacional de Negócios
publicado em 13/05/2022

Paralelo à 58ª Pronegócio, também foi realizada, entre os dias 9 a 13 de maio a 6ª Rodada Internacional de Negócios em parceria com a empresa Father, no Pavilhão de Eventos. A rodada contou com a participação de 17 empresas compradoras de países como Costa Rica, Uruguai, Bolívia, Equador, Colômbia, Chile e Estados Unidos.

Vindo da cidade de San Carlos, da província de Alajuela, na Costa Rica, Gustavo Murillo Arroyo esteve pela primeira vez na Pronegócio e também no Brasil, e aprovou a experiência da rodada realizada em Brusque. “Foi uma experiência excelente, o evento é muito profissional e para um país pequeno como a Costa Rica, foi uma grande oportunidade de conhecer tantas marcas, e poder crescer neste segmento de moda”, comentou. O comprador, que viajou por 24h para estar na rodada, avaliou os produtos encontrados em Brusque como diferenciados, comparados a outros países do mundo. “Aqui a qualidade dos tecidos é muito superior aos produtos que já temos no nosso país. Há muitas possibilidades de fechar negócios por aqui, já que queremos desenvolver o segmento de moda na Costa Rica, com produtos brasileiros”, pontua.
Após a experiência da 6ª Rodada Internacional, as expectativas do comprador são de vir nas demais edições do evento. “Com certeza, quero vir em todas as próximas edições. Fui muito bem recebido aqui e com certeza voltarei. Valeu muito a pena, agradeço a AmpeBr e ao grupo Father pelo convite e apoio”, comentou.
Da mesma forma, a equatoriana Katty Salas Guaiakuit também esteve pela primeira vez na Pronegócio e aproveitou a oportunidade para fazer bons negócios na rodada e garantir peças para suas 243 lojas em 110 cidades do Equador e do Uruguai. “O evento é uma forma muito prática, em poder escolher os produtos no showroom e negociar com quem realmente interessa, otimiza muito e supre as nossas necessidades. Há muita variedade de produtos, com tipos de tecidos tecnológicos, e de boa qualidade. Espero poder vir mais vezes e levar os negócios daqui para o Equador”, enfatizou.

Oportunidades
Assim como os bons resultados da 58ª Pronegócio, a presidente da AmpeBr, Sandra Neli Werner avaliou de forma muito positiva a rodada internacional. “A AmpeBr sempre teve a preocupação em promover oportunidades de negócios a seus associados e a possibilidade de exportação sempre faz parte do histórico da entidade, que já teve centro de distribuição em Moçambique, ações nos Estados Unidos, na América Latina, e até uma marca própria, a Alegoria Brasil. Ou seja: sempre buscamos ter um canal de exportação, e desde 2018, por meio da parceria com o Sebrae e a Father conseguimos isso, em dar esse suporte para as empresas fornecedoras e compradoras. Nesta edição da rodada, em especial, tivemos lojistas com grande potencial de compra, e muitos fabricantes interessados em exportar seus produtos. E ficamos muito felizes com esse resultado, pois isso mostra que a AmpeBr continua cumprindo seu papel, oferecendo oportunidades de crescimento para seus associados e demais empresas de Santa Catarina”, considerou.
A diretora Executiva da Father Estratégias Internacionais, Sheila Pereira destaca que há quatro anos o projeto de parceria com a AmpeBr e o Sebrae/SC tem fortalecido o segmento da exportação e mostrado aos confeccionistas locais que é possível vender produtos novamente para outros países. “Nesta rodada percebemos que os fabricantes entenderam melhor que a logística do mercado internacional é diferente da do Brasil, que há um tempo maior para a negociação a médio e longo prazo, já que as vendas geralmente acontecem pós rodada. Então, tivemos 62 negociações que precisam ser amadurecidas ainda, com empresas grandes, de redes de lojas, onde serão acertadas as formas de pagamento, entrega e necessidade de adaptação dos produtos. E no geral tivemos uma avaliação muito positiva dos compradores, que encontraram aqui produtos diferenciados, com qualidade, em comparação a produtos de outros países”, destacou.
Segundo a diretora Executiva da Father, a participação de compradores de outros países na rodada da AmpeBr faz com o segmento têxtil nacional seja conhecido em outros países. “Esse trabalho que a AmpeBr realiza com o apoio do Sebrae, e a Father, não eleva só a marca de uma empresa, mas ele é coletivo: eleva a cidade, o estado e o país. Então é extremamente importante a continuidade desse projeto”, pontuou.
Parceiro da realização das edições da Pronegócio desde o início, o Sebrae/SC também se tornou um parceiro estratégico nas ações da AmpeBr em prol da internacionalização. “A Pronegócio tinha a parceria com a Father e nos últimos anos intensificamos em conjunto e melhoramos essa parceria, em especial nesta edição da rodada, para trazermos compradores internacionais, além de prepararmos as empresas. Precisamos aumentar a competitividade das empresas catarinenses, e quando um negócio participa de uma iniciativa como essa, ele já está se aperfeiçoando. E o Sebrae está à disposição nessa parceria, para preparar as empresas e engajá-las nesse processo de exportação, já que quanto mais empresas participarem melhor para que os compradores internacionais venham e, assim, todos ganham”, comenta Filipe Gallotti, gerente de Internacionalização do Sabrae/SC.

Próximas rodadas
As perspectivas são de que na 59ª Pronegócio, que acontece em agosto, também seja realizada mais uma edição da rodada internacional. “Temos alguns projetos para as próximas edições, com apoio do Sebrae/SC, para que possamos ter um circuito, uma jornada internacional na região. E estamos abertos para as empresas que tenham interesse em exportar seus produtos e conhecer mais as possibilidades de internacionalização”, acrescenta Sheila. Empresas interessadas em participar do processo de exportação podem obter mais informações, em: https://forms.office.com/r/LajZWph6hG