Conselho das Entidades se reúne com Comandante Geral da PMSC
Encontro contou com participação da AmpeBr, na capital do Estado, e cobrou mais efetivo para a região
publicado em 02/02/2022

Representantes do Conselho das Entidades estiveram reunidos em Florianópolis na tarde desta terça-feira, 1º de fevereiro, com o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PMSC), o coronel Marcelo Pontes, para reivindicar aumento do número do efetivo de policiais militares em Brusque e região.

Participaram da reunião o diretor da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) e também secretário de Desenvolvimento Econômico de Brusque, Ademir José Jorge; a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti; o presidente da CDL Brusque, Alcir Inácio Otto; o presidente do Observatório Social de Brusque, Claudemir Marcolla; o presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd e o presidente do Sinduscon, Fernando José de Oliveira.

 

Baixo efetivo

Uma pesquisa realizada no ano passado, pelo Observatório Social de Brusque, dividiu o número de habitantes pela quantidade de policiais militares em cada município de Santa Catarina. Nesta lista, Guabiruba é a cidade mais desassistida do Estado, com um policial para cada 1.876 moradores, seguida por Gaspar, Camboriú, Indaial e Brusque.

O diretor da AmpeBr, Ademir José Jorge, destacou a importância da reunião “O Conselho das Entidades se mostra ativo e preocupado. Mesmo que a gente tenha uma segurança pública muito boa em nosso município, Brusque tem, sim, como merecer um efetivo policial muito maior”, afirma. 

Já o presidente do Observatório Social de Brusque, Claudemir Marcolla, destacou a quantidade de efetivo policial por habitante. “Brusque e Guabiruba estão com mais de 1500 habitantes por policial, enquanto a média estadual está abaixo de 1000. Destacamos o excelente trabalho de nossos policiais e o importante apoio da iniciativa privada para a segurança pública. Porém se não houver aumento no efetivo, podemos perder a excelente qualidade que alcançamos com tanto esforço”, avalia.

Para o presidente do Sinduscon, Fernando de Oliveira, a insistência no assunto se faz necessária para provocar uma mudança. “Existe uma discrepância muito grande entre as regiões. Como o Coronel Marcelo Pontes assumiu há pouco tempo, talvez ele não esteja tão informado sobre essa situação. Estamos aqui para alertá-lo para olhar com carinho estes números, pois não podemos ser punidos por ser eficientes”, ressalta.

Segundo o presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, o comandante se comprometeu a rever a questão do efetivo. “Realmente foi muito boa a nossa vinda até a Polícia Militar, até para que o comandante nos conheça e entenda a situação de Brusque e cidades próximas. Nosso efetivo já foi maior, mas neste momento estamos com baixas. O comandante se prontificou a verificar formas de mandar mais efetivo para a região após a operação veraneio”, conta.

O presidente da CDL Brusque, Alcir Inácio Otto, destacou que além da solicitação por mais efetivo policial, o intuito da visita também foi estreitar laços. “Nosso objetivo é levar uma imagem mais humanizada e próxima com a instituição Polícia Militar”, conclui Otto.

Por fim, a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, enfatizou a representatividade formada pelas entidades para o encontro. “Foi uma reunião produtiva, representativa e transparente. Juntas, nossas entidades representam mais de 80% do PIB da região e estamos unidas neste pleito. Entendemos que a inteligência é importante dentro da segurança pública, mas o policial nas ruas também reforça esta certeza de segurança junto à população. Hoje, Brusque, Guabiruba e Botuverá mantêm números excelentes, até porque o serviço local da Polícia Militar é muito bom”, diz a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti.

 

Galeria de fotos