Desoneração de tributos e incentivo à exportação é tema de workshop sediado pela AmpeBr
​Capacitação sobre Drawback ocorreu na sede da entidade e foi realizada pelo PEIEX
publicado em 20/08/2018

Na sexta-feira, 17 de agosto, a Associação de Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) recebeu empresários dos mais variados setores, que participaram do workshop “Drawback: incentivo para exportação”. O evento foi promovido pelo Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), realizado por meio da parceria entre a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Agência Brasileira da Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).  

Na oportunidade os empresários conheceram mais sobre o incentivo, que reduz os custos e torna o produto mais competitivo no mercado internacional, já que visa desonerar toda a cadeia tributária dos insumos adquiridos na fabricação de produtos exportáveis, tanto insumos importados como para insumos adquiridos no mercado nacional.
Ministrado pela especialista Daiane Cunha de Miranda, o público conheceu quais as modalidades, como funciona o sistema operacional, quais as documentações necessárias para o Drawback e informações gerais a respeito do mesmo. “É um incentivo muito interessante para empresas, tanto as que já exportam como para as que têm interesse em exportar, pois com a desoneração de todos os tributos, tanto federais quanto estaduais, o preço do produto se torna mais competitivo. Por isso que ele é um regime democrático e interessante, pois abrange todos os segmentos e empresas, independente de seu tamanho. E para a região de Brusque, que possui empresas que já fazem exportação e algumas que estão entrando nesse processo, é bem interessante conhecer mais a respeito, para a prática posterior”, comentou a especialista. 
Segundo ela, a procura pelo Drawback tem aumentado nos últimos anos, entretanto ele ainda é considerado um regime pouco utilizado, em especial pelo número exportações feitas. “A nossa representatividade diante do Drawback não chega a 25%. Então, se é um incentivo, toda empresa que exporta tem direito. Ou seja, não é um processo tão complexo, apenas é necessário saber operar. E quem trabalha com Comércio Exterior sabe as informações do seu produto, o que está exportando, o que está adquirindo, basta prestar as informações de maneira exata na plataforma do Governo para se beneficiar com a desoneração dos tributos”, comentou.  
Ao longo do workshop os participantes também puderam esclarecer dúvidas sobre o processo. 

Acesso e capacitação
Também presente no evento, a coordenadora do PEIEX, Giselda da Silveira Cherem ressaltou a importância do tema abordado, que vai ao encontro dos objetivos do programa, de fazer com que as empresas, em especial as micro e pequenas, conheçam toda a lógica do Comércio Exterior e se capacitem de uma forma segura e planejada. “Além de visitar as empresas e dar consultorias gratuitas a elas, também realizamos atividades coletivas, com a participação de todos os empresários em treinamentos. Procuramos realizar essas capacitações em cidades com maior número de empresas participantes do PEIEX, como Blumenau, Brusque, Itajaí e Balneário Camboriú, além de atendermos outros municípios do estado. Para nós é um prazer estarmos novamente em Brusque, já que a AmpeBr desde o início apostou nessa parceria e no PEIEX”, reforçou.
Atualmente o PEIEX está em 26 cidades atendidas pelo programa no Estado. Segundo Giselda, capacitar os empresários através do workshop foi uma grande oportunidade, que pode contribuir ainda mais para o setor de exportação catarinense. “É uma oportunidade muito grande. Santa Catarina hoje é o oitavo estado exportador, graças à iniciativa e a pró-atividade do próprio empresário. E se ele puder ter o auxilio do Governo e ações coletivas, podemos alcançar melhores índices ainda, com a participação mais efetiva da micro e pequena empresa da nossa região”, frisou. 
Para ela, são necessários cada vez mais acesso às informações e orientações para incentivar mais as empresas ao processo de participação no mercado internacional. “Com a correria e as demandas do dia a dia, os empresários acabam não conhecendo uma série de oportunidades tributárias ou de subsídios que existem por parte do Governo Federal para ajudá-lo a iniciar suas exportações. A própria Apex Brasil realiza feiras no exterior, rodadas, missões internacionais, enfim. São muitas ferramentas e oportunidades que existem”, completou. 

Parceria firmada
Para o diretor de Exportação da AmpeBr, Marco Ebele, os vários módulos de capacitação oferecidos pelo PEIEX às empresas são ferramentas transformadoras, já que a maioria das empresas vê com muita dificuldade o início do processo de exportação.  “E o PEIEX nos mostra que tendo os cuidados e as informações necessárias é possível sim exportar, por isso a importância desse workshop, para capacitar as empresas e deixá-las mais tranquilas para o processo de exportação”, ressaltou.
Da mesma forma o presidente da AmpeBr, Ademir José Jorge também destacou a parceria da entidade com o Programa, o que mostra que a entidade está sempre aberta a ajudar os associados. “O PEIEX ajuda o empresário, de forma gratuita, para capacitar e ajudá-lo à exportação. Parabenizamos a organização do evento e ficamos muito felizes de sediar esse importante encontro”, destacou. 

Saiba mais 
O PEIEX prepara as empresas brasileiras para que possam iniciar o processo de exportação de seus produtos com planejamento e segurança. A Univali, por meio do curso de Relações Internacionais e a Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, conduz as atividades na região e tem a meta de atender 146 empresas num período de 24 meses, utilizando a metodologia de trabalho do programa. O método prevê implantação de melhorias e inovações técnico-gerenciais e tecnológicas, ampliação de acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis nas instituições públicas e do setor privado, interação e cooperação entre as empresas da região.

Galeria de fotos