Diretor executivo da ABVTEX participa de encontro com empresários em Brusque
Reunião promovida pelo Núcleo de Certificação da AmpeBr, em parceria com o Sindivest, foi realizada na tarde de quarta-feira, 4 de julho
publicado em 06/07/2018

O Núcleo de Certificação da AmpeBr – Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região, em parceria com o Sindivest – Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento, promoveu na tarde de quarta-feira, 4 de julho, um encontro entre empresários e o diretor executivo da ABVTEX – Associação Brasileira de Varejo Têxtil, Edmundo Lima.

A reunião realizada no Centro Empresarial, em Brusque, teve o objetivo de apresentar o programa ABVTEX e oportunizar um debate entre empresas já certificadas e que pretendem se certificar.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Certificação da AmpeBr, Luiz Henrique Eccel, a ideia de convidar Edmundo para vir a Brusque, é ampliar o canal de comunicação com a ABVTEX, para que os empresários possam conhecer mais sobre o programa e também, reivindicar as melhorias necessárias. “Nossa região possui um grande número de fornecedores e subcontratados certificados, mas temos possibilidade de ampliar esse quadro, e é justamente pensando no crescimento e aperfeiçoamento do programa, que estamos realizando essa reunião. O objetivo é aumentar a representatividade e fazer com que as ações saiam do papel e se revertam em benefícios aos nossos nucleados”, destaca Luiz.

Para a presidente do Sindivest, Rita Cássia Conti, a aproximação com a ABVTEX é importante para fortalecer a cadeia produtiva de Brusque e região. “Cerca de 68% da nossa economia é movida pelo setor têxtil. A indústria do vestuário tem uma participação expressiva e é fundamental estreitar esses laços, para produzir um produto cada vez melhor, vender mais, gerar empregos e trabalhar tranquilamente. Apesar de obstáculos como certificações e questões tributárias, temos capacidade de aprimorar nossa produção e fomentar o setor do vestuário”, observa Rita.

ABVTEX

O diretor executivo da ABVTEX, Edmundo Lima explicou que a Associação foi criada em 1999 com o propósito de promover moda sustentável, por meio do desenvolvimento de uma cadeira produtiva, responsável, justa, inovadora, competitiva e transparente. “Diante da complexidade dessa cadeia produtiva e visando um controle e fiscalização, foi criado em 2010, o Selo ABVTEX, que consiste no programa que vem sendo desenvolvido até então. E nossa preocupação é aprimorar cada vez mais essa gestão com a ajuda das empresas. Faz todo sentido estarmos dialogando, pois a ABVTEX quer estar presente, lado a lado, trocando ideia, extraindo informações e subsídios para melhorar o programa e a relação varejo e indústria. Nossa expectativa é manter um canal de diálogo, para apurar as principais demandas e desafios que as empresas têm, para evoluir no seu desenvolvimento, na aplicação do programa e no cumprimento dos requisitos estabelecidos”, avaliou o diretor executivo.

Edmundo agradeceu o Núcleo de Certificação da AmpeBr e o Sindivest pela oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de empresas de Brusque. “Pude visitar fornecedores que passaram uma excelente impressão. Santa Catarina já um estado conhecido por sua vocação na área têxtil, mas é sempre uma surpresa agradável verificar fornecedores se desenvolvendo e crescendo com uma cultura de responsabilidade social, investindo em boas condições de trabalho, de saúde e segurança do trabalhador, o que é extremamente positivo e valorizado pelo varejo”, salientou o convidado.

Além de Edmundo, também participou do encontro, a gerente do Programa ABVTEX Ângela Bozzon, que está assumindo a gestão do programa dentro da Associação Brasileira de Varejo Têxtil.

Núcleo de Certificação

O Núcleo de Certificação da AmpeBr promove encontros mensais que visam a capacitação dos integrantes e das empresas representadas, com foco no programa ABVTEX, e é também o órgão que representa os associados no contato direto com a Associação Brasileira de Varejo Têxtil, seja para receber informações, como para reivindicar demandas. Interessados em participar podem entrar em contato com a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região, pelo telefone (47) 3351-3811.