Ecommerce é tema de palestra promovida pelo Núcleo Têxtil
Evento reuniu aproximadamente 80 pessoas, na noite de terça-feira, 9 de abril
publicado em 13/04/2019

Não é novidade que a compra e venda de produtos em lojas virtuais, através do celular ou computador, já faz parte do dia a dia de inúmeras pessoas, e o Brasil, é o país da América Latina, que obteve o maior crescimento de vendas on-line no último ano, com um aumento de 4,3%. No mesmo período, o crescimento do e-commerce no mundo, chegou a 24,1% e o assunto foi tema de palestra promovida pelo Núcleo Têxtil da AmpeBr – Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região, na noite de terça-feira, 9 de abril.

O evento reuniu aproximadamente 80 pessoas e contou com a participação de Thiago Porfiro, coordenador de Estratégia na empresa Híbrido, e de Renan Elias, gerente de Contas da Arpina, que palestraram sobre o cenário do e-commerce no mundo, perspectivas e o passo a passo necessário para investir nesse tipo de mercado.

Os convidados destacaram que em 2016, eram 40,3 milhões de pessoas que faziam compras on-line e a projeção é que esse número chegue a 67,4 milhões em 2021. Segundo dados do Emarketer, no Brasil, o e-commerce representa hoje, 4% de todo o varejo, enquanto que nos Estados Unidos, esse número é de 7%, e no Reino Unido, de 14%, o que demonstra a capacidade de expansão. “O e-commerce não é algo que vai acontecer. Já aconteceu, está concretizado e vai continuar crescendo. E quem está começando um projeto para investir no e-commerce, tem que se preocupar como será a experiência de compra do seu cliente”, observaram Thiago e Renan.

De acordo com os especialistas, o setor da moda puxa o mercado de e-commerce juntamente com o setor de cosméticos. “São as duas áreas que mais vendem em termos de número de pedidos. Então, quem atua na área têxtil tem bastante espaço para trabalhar. Lembrando que o e-commerce não pode ser uma aventura. Requer um projeto bem pensado que possibilita escolher o nível de investimento, conforme o negócio for crescendo. Existem algumas opções de investimento. Há plataformas que requerem um custo mais elevado, entretanto, o mercado do digital permite investimentos muito conservadores no início, com plataformas que irão apresentar alguma limitação em algum momento da jornada, mas não vão impedir a validação do projeto e que posteriormente, permitem fazer um investimento um pouco mais pesado, de forma sólida e rentável”, explicaram.

 

Onda gigantesca

Por fim, Thiago e Renan salientaram que é importante trabalhar o mercado on-line em paralelo com o mercado físico e que quem não apostar no e-commerce está perdendo uma onda gigantesca para ser surfada. “Estamos juntos com nossos clientes, surfando nessa onda, construindo grandes e-commerces, e ajudando várias empresas pelo Brasil a fora, a terem sucesso em seus negócios”, concluíram.

A empresa Híbrido é brusquense e desenvolve plataformas de e-commerce, presta suporte, e faz um trabalho estratégico, que visa elevar o faturamento dos clientes. A Arpina faz parte do grupo Híbrido e atua com foco em projetos para pequenos e médios e-commerces, geração de conteúdo e performance de redes sociais.

Na avaliação da coordenadora do Núcleo Têxtil da AmpeBr, Ana Carolina Almeida Girardi, o evento superou as expectativas. “Esse é o quarto evento promovido pelo Núcleo neste ano, com o objetivo de capacitar nossos nucleados, trazer conhecimento e inovações para a área profissional. Ecommerce é um tema da atualidade, é um mercado que está crescendo muito e ficamos bem contentes com o resultado. Este encontro proporcionou conhecimento teórico e o próximo passo é realizarmos uma experiência prática, através de uma visita técnica a uma empresa que atua no mercado de e-commerce. Um evento está associado ao outro, para garantir sempre mais conhecimento e benefícios aos nucleados”, declarou Ana Carolina.

 

Núcleo Têxtil

              Desde 2014, o Núcleo Têxtil da AmpeBr reúne empresários do mesmo ramo, para troca de experiências e contatos, além do conhecimento de boas práticas, que podem ser adaptadas à realidade de cada empresa. Entre as ações que realiza, estão palestras, contatos com feitas do setor, compras coletivas e missões técnicas. Interessados em integrar o Núcleo Têxtil, podem entrar em contato com a AmpeBr, pelo telefone (47) 3351-3811.