Escola da Costura forma 89 alunos
Projeto é desenvolvido desde 2019 pela Ampe e contou, nesta última edição, com a parceria da empresa Tecebem
publicado em 06/05/2022

A Escola de Costura, promovida pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), formou 89 novos costureiros e costureiras. A solenidade de certificação ocorreu na noite desta quinta-feira, 5 de maio, no auditório do Sintrivest, e reuniu autoridades políticas e empresariais. 

“É um projeto que atende a necessidade do empresariado, em busca de mão-de-obra qualificada. Mas, sobretudo, atende a necessidade das pessoas, principalmente daquelas que escolhem Brusque para viver, mas chegam na cidade sem qualificação. Temos pleno emprego e a AmpeBr, através da Escola de Costura, desde 2019 oferece esta capacitação”, afirma a presidente da entidade, Sandra Neli Werner.
Segundo ela, o curso é rápido e bastante efetivo. “Em três meses temos dezenas de costureiros no mercado de trabalho, dispostos a trabalhar com eficiência para melhorar sua qualidade de vida”, destaca. 
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Brusque, Ademir Jorge, é outro entusiasta da Escola de Costura. “São mais de 80 profissionais que deixam esta formação com emprego garantido. São famílias que vão melhorar seus salários e condição de vida. A AmpeBr é um exemplo para Brusque e espero que outros setores se espelhem na entidade para promover iniciativas como estas em outros setores econômicos”, salienta. 
O vice-prefeito de Brusque, pastor Gilmar Doerner, acompanhou a solenidade de certificação. Para ele, que há anos viu seu pai chegar nesta cidade em busca de um emprego, o evento foi de grande emoção. “As pessoas escolhem Brusque para viver porque querem trabalhar. Com o meu pai foi assim. E como é importante ter uma entidade que se preocupa e oferece capacitação. Parabenizo a AmpeBr e todos os envolvidos nesta formatura importante”, reconhece. 

Parceria com a Tecebem
Hoje, mais de 400 pessoas aguardam em uma lista de espera para receber a formação junto à Escola de Costura. A empresa Tecebem, localizada em Guabiruba, se sensibilizou com o projeto e abriu as portas de seu parque fabril para sediar, pela primeira vez, uma extensão deste curso.
“Foi um marco na história da Escola de Costura. Hoje estamos formando 22 pessoas a mais, porque a Tecebem acreditou no projeto e vislumbrou a oportunidade de profissionalizar uma mão-de-obra que a empresa também necessita. Esperamos que seja a primeira de muitas’, comemora a presidente Sandra. 
A gerente de Recursos Humanos da Tecebem, Sônia Maria Gianesini Imhof, afirma que a experiência foi positiva e acredita na formação de uma segunda turma no local. “Foi tudo muito prático, porque já tínhamos o maquinário. A maior parte dos alunos selecionados mora próximo da empresa e não teve despesas com a locomoção. Cinco funcionárias passaram pelo curso e logo que tiverem a chance, serão aproveitadas no setor de costura”, conta Sônia. 
O prefeito em exercício de Guabiruba, Cledson Roberto Kormann, presente no local, elogiou a iniciativa. “Escuto as empresas reclamarem que falta mão-de-obra qualificada. Aqui, vemos o exemplo de uma parceria eficiente, que pode servir de exemplo para outros setores”, pondera. 

Nova carreira
Tatiane Pires, 36 anos, natural de Cascavel, no Paraná, é uma destas pessoas que se mudaram para Santa Catarina em busca de um emprego. Há 15 anos ela mora em Guabiruba mas, sem qualificação, trabalha como manual, em uma indústria. 
“Sempre tive o sonho de ser costureira, e muita vontade de aprender. Só faltava a oportunidade. Estes três meses de curso foram muito bons e agora estou cheia de vontade de criar minhas próprias peças. Por algum tempo devo permanecer na minha função, mas agora tenho a perspectiva de um futuro melhor”, descreve. 
Faz pouco mais de dois anos que Patrícia Olenicz, 32, deixou Guaraniaçu (PR) e veio para Guabiruba, trazendo na bagagem o sonho de uma vida melhor. O primeiro contato com a costura veio na infância, ao lado da mãe. Mas, ainda que sobrem memórias afetivas, faltava a técnica para encarar o serviço de forma profissional. “Agora me sinto mais preparada e confiante”, diz a jovem, que é revisora.
Para Patrícia, a formação chegou em um momento especial. Há 10 meses ela se tornou mãe de uma menina e agora volta cheia de entusiasmo e novos conhecimentos para o mercado de trabalho. 

Escola de costura
As novas turmas da Escola de Costura já iniciam no dia 23 de maio, na sede da AmpeBr. Mais informações pelo telefone (47) 3351-3811.

Galeria de fotos