A noite de quinta-feira, 15 de setembro, foi especial para 73 alunos e alunas da Escola de Costura, projeto da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), que concluíram o curso e receberam a entrega dos certificados. A solenidade de formatura ocorreu no auditório Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Sintrivest) e reuniu familiares e amigos dos alunos, diretores da AmpeBr, parceiros do projeto e convidados.
Com isso, a Escola de Costura da AmpeBr já formou 525 pessoas, que encerram a capacitação aptas para o mercado de trabalho, sendo que 80% delas já estão atuando no setor, seja em empresas ou abrindo o próprio negócio.
Ao todo 90 novos alunos e alunas iniciaram a capacitação na sede da entidade, no mês de julho, e 73 concluíram agora, demonstrando também a boa adesão ao mesmo. Além disso, entre os alunos, 17 hatianos concluíram a capacitação, demonstrando a força de vontade e de aprender, que supera qualquer limitação, como a língua, por exemplo.
Acesso ao mercado e profissionalização
Durante o evento, a presidente da AmpeBr enalteceu a importância do projeto bem como da continuidade do mesmo, que tem contribuído não apenas para as empresas que precisam de profissionais da costura, mas também para os alunos que passam a ter um novo ofício. “Com certeza o papel social da AmpeBr mais uma vez foi alcançado, unindo a demanda de mão de obra das empresas, com a necessidade de profissionalização e renda de muitas pessoas. A maioria dos alunos chegam na cidade de outras regiões, em busca de uma qualificação, e a Escola de Costura oportuniza isso: contribui para o desenvolvimento da cidade e das micro e pequenas empresas locais”, comentou.
Também presente no evento, o secretário de Desenvolvimento Social, Leandro Hyarup parabenizou o projeto, que tem parceria da Prefeitura de Brusque, e tem mudado realidades de vida. “Vimos aqui no semblante dos alunos a alegria por essa conquista. Sabemos que este também é um momento de mudança de vida para eles, uma conquista a ser celebrada, afinal, os certificados entregues pela Escola de Costura têm um grande valor no mercado de trabalho. É uma iniciativa excelente da AmpeBr, que a Prefeitura tem a satisfação de apoiar, e que contribuiu muito para o desenvolvimento dos núcleos familiares, que buscam sua autonomia, onde deixam o estado de vulnerabilidade que às vezes se encontram. Parabéns a entidade e aos demais parceiros por esse projeto”, frisou.
A presidente do Sintrivest, Marli Leandro, também destacou a satisfação da entidade ser parceira da Escola de Costura e do sindicato, mais uma vez, sediar a formação. “Esse momento de conclusão é muito importante, pois sabemos o quanto esse certificado faz a diferença na vida dos alunos, onde muitos agora poderão estar no mercado de trabalho, já que é uma profissão que falta muito na cidade. Ficamos muito felizes em sermos parceiros e esperamos que o projeto possa crescer, ter outras parcerias, formar muitas pessoas, e contribuir para todo o desenvolvimento do setor têxtil da região”, completou.
Da mesma forma, a professora e coordenadora do projeto, Maria Isabel Daroceski, falou da satisfação em concluir mais uma turma, já que a mesma acompanha de perto o dia a dia dos alunos. “Em três meses conhecemos muitas histórias de vida, que são transformadas pelo curso, que oferece uma nova profissão para essas pessoas, algumas que estão em situações muito difíceis. Assim, eles passam a ter uma profissão, dignidade, emprego e a mudar a realidade que chegaram aqui. Esperamos que as empresas da região também possam oferecer oportunidades a esses profissionais que estão qualificados para o mercado. Agradeço a AmpeBr em oportunizar essa transformação de vida a tantas pessoas”, declarou.
Mudança de vida
Entre os formandos estavam Maria Uania de Paiva Cortez, 21 anos, Aidê Marques de Paiva Teotero, 48 anos, e Carlos Alberto de Souza, 51 anos. Há 12 anos morando em Brusque, mãe e filha vieram de Natal (RN) e Carlos, esposo de Aidê, de São Paulo (SP). Ambos souberam da Escola de Costura da AmpeBr por uma conhecida e resolveram se inscrever. Aidê trabalhava como auxiliar de limpeza, mas há dois anos estava desempregada. A filha, ainda não tinha uma profissão, e o esposo estava afastado do trabalho. A família viu no curso uma nova oportunidade de emprego, renda e de novas perspectivas de vida. “É uma grande alegria poder receber esse certificado hoje. Com o curso temos já temos emprego, descobrimos um ofício que gostamos muito de fazer e não queremos parar”, detalha Aidê.
Após a conclusão do curso, o trio pretende continuar costurando e mais: querem montar a confecção própria. “Queremos fazer a nossa própria marca, ter uma loja e quem sabe, no futuro, chegar a ter uma rede de lojas”, projeta Souza. “Pra mim foi uma experiência nova, muito interessante. Achei que seria difícil aprender a costurar, mas gostei muito. Agradeço muito à AmpeBr e às professoras que me deram essa oportunidade”, comenta ele, que quer aprender modelagem e se especializar no segmento.
Segundo Maria Uania, a realidade que a família vivia no Rio Grande do Norte era muito diferente da que encontrou em Brusque. “Passamos muitas dificuldades e necessidades, a realidade de lá era outra. Olhar para 12 anos atrás, ver como vivíamos e como estamos hoje é muito gratificante, estamos muito felizes. A cidade de Brusque e a AmpeBr nos proporcionaram uma vida muito melhor”, acrescenta a jovem.
Escola de Costura
A Escola de Costura da AmpeBr é um curso gratuito, oferecido na sede da AmpeBr, e tem como objetivo qualificar mulheres e homens nesta importante e necessária mão de obra da costura, constantemente procurada pelas empresas de confecção da cidade e da região. Iniciado no ano de 2019, o curso iniciou como ‘Amor pela Costura’ e este ano tornou-se ‘Escola de Costura’, tendo como professoras as profissionais Maria Isabel Daroceski e Andreia Ranghetti’.
Inscrições
A Escola de Costura já está com as próximas turmas fechadas, entretanto há uma lista de espera para quem deseja fazer o curso, nas próximas formações. Entretanto, ainda há vagas para as turmas nos períodos matutino e vespertino. Para isso, interessados devem entrar em contato com a AmpeBr, no (47) 3351-3811 ou (47) 9 9289-3381.
São parceiros do projeto: RC Máquinas, Aquarela, Hirlogs, Rosa Maria, Tecebem, Anna Bakana, Craas, Aradefe Têxtil, Rvb Malhas, Marazul Malhas, Arrazanty, Prefeitura De Brusque, Sintrivest, Núcleo Toalhas da ACIBr, RC Conti, Elemento Zero, Warusky, Silmak, NCA Malhas, TR Têxtil, Sifitec, Sindivest, e Viacredi.
(*Todas as fotos do evento estão disponíveis na página do Facebook da Ampe Brusque)