Nota de manifestação AmpeBr
A respeito da Resolução aprovada na Câmara de Vereadores de Brusque, que dispõe sobre a contratação de assessores parlamentares
publicado em 09/12/2021

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), entidade que faz parte da história têxtil de Brusque e de Santa Catarina, pelas ações que desenvolve de fomento e projeção deste importante setor econômico, na mesma linha de demais entidades da cidade, vem também manifestar seu posicionamento contrário à aprovação da Resolução nº 11/2021 pela Câmara Municipal.

A referida resolução foi aprovada na sessão ordinária do Legislativo no dia 7 de dezembro de 2021, e, cria o cargo de Assessor Parlamentar não concursado e indicado por livre nomeação de cada um dos vereadores, por indicação. O cargo ainda não possui vencimentos definidos, mas, possui 15 vagas (uma para cada vereador), carga horária semanal de 30 horas, tendo como requisito único para a investidura de formação em ensino médio completo, entrando em vigor já abruptamente a partir de 1º de janeiro de 2022.

A população de modo geral da cidade, bem como a classe empresarial brusquense, receberam a notícia da aprovação com surpresa e, desde então, têm manifestado posicionamentos contrários à resolução.

Para a AmpeBr, assim como demais entidades, um prévio diálogo dos representantes eleitos pelo povo da casa legislativa sobre a matéria em questão deveria ter sido realizado, não só com a população de modo geral, mas principalmente com representantes do Conselho de Entidades da cidade, que, representam os anseios de vários setores sociais e da economia local, e que sempre estiveram abertos ao diálogo.

Assim como as demais instituições, a AmpeBr vê que a criação de tal quantidade de cargos contribui para o aumento dos gastos públicos da Câmara, significativamente. Além do que, entendemos que seja fundamental o diálogo para refletir se é necessário tal implemento de gastos neste momento, onde o país e a cidade ainda sentem as consequências do impacto da pandemia. 

Galeria de fotos