Pesquisa de mercado como estratégia de negócios é tema de palestra na AmpeBr
Evento reuniu associados, nucleados e público em geral na noite de terça-feira, 2 de outubro
publicado em 03/10/2018

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), através de seu Núcleo Têxtil, promoveu na noite de terça-feira, 2 de outubro, a palestra ‘Maximização de Resultados através da Pesquisa de Mercado’. O evento reuniu nucleados, associados da AmpeBr e o público em geral, que buscaram conhecer melhor o tema, bem como esclarecer dúvidas para aplicar o conhecimento em seus negócios. Ministrado pela palestrante Juliana Ribeiro de Cas, o evento teve como objetivo mostrar ao público como a estratégia de pesquisa pode alavancar o crescimento das marcas e trazer resultados significativos para as empresas, em especial em um cenário econômico mais retraído.  

Ao longo do encontro, o público pode conhecer sobre a importância do olhar voltado para o mercado, não apenas para as empresas e para os resultados dos negócios. Segundo a palestrante, cada vez mais é preciso entender quais são as movimentações que existem no mercado e, a partir disso, focar em estratégias assertivas. “É preciso analisar o que a concorrência está fazendo, quais os pontos fortes e fracos, enfim, tudo o que está ocorrendo ao nosso redor para pensar nas estratégias certas para as nossas empresas. Ou seja: a empresa tem que ser feita de fora para dentro e não de dentro para fora”, comentou.

Outro ponto destacado por Juliana foi em relação a pesquisa de mercado voltada ao cenário global, e não apenas necessária para um segmento, como o setor têxtil, mas para diversos outros, sendo essa pesquisa essencial para o crescimento de cada marca e produto. “Há uma forma estruturada para se fazer isso nas empresas e é importante abrirmos nossa mente para essa realidade. Às vezes reduzir a quantidade de mostruários, por exemplo, e focar em menos peças com um maior valor agregado pode trazer resultados mais significativos, ainda mais na situação econômica atual”, comenta.

De acordo com a especialista uma das estratégias para fomentar a pesquisa também está relacionada ao olhar dos próprios colaboradores das empresas, como os representantes, que podem contribuir de forma significativa para a avaliação do mercado e para o desenvolvimento das estratégias. “O representante comercial é a pessoa que pode dar a melhor informação de mercado para a empresa, pois está na rua o tempo todo, em contato com clientes”, exemplificou.  

 

Conhecer para melhorar

O conteúdo apresentado durante a palestra despertou interesse entre os participantes, que avaliaram de forma positiva o tema abordado. “A palestra foi muito interessante, pois mostrou detalhes importantes que devem ser observados no dia a dia. Costumamos fazer pesquisa de mercado, mas não da forma como deve ser feita. Além de a palestrante ter explicado como fazer, também foi bom saber que existem empresas que realizam esse serviço”, comentou Fabricia Diegoli Bianchini, da LB Etiquetas.

Assim como ela, Ivete Menzel, da Carol Costa Plus Size acredita que as dicas repassadas podem colaborar para que a empresa tenha melhores resultados. “Apesar de saber da importância da pesquisa de mercado, minha empresa é pequena e não conseguimos fazer pesquisas de forma ampla. Mas a palestra serviu para abrir a mente e perceber que não podemos nos acomodar. É preciso sair de dentro da empresa para buscar informações importantes que só encontramos fora”, avaliou.  

Desde a sua criação, o Núcleo Têxtil promove com frequência palestras sobre temas importantes, de interesse não apenas de seus nucleados, mas também para os associados da AmpeBr e para a comunidade de forma geral, em especial empresários do ramo têxtil. Segundo o coordenador do Núcleo, Rui Bernardi, a proposta da realização das palestras já faz parte do planejamento estratégico anual do grupo, pensado em 2017. “Desde o final do ano passado vimos que o mercado estava instável e que tínhamos a necessidade de trabalharmos de forma mais assertiva em nossas empresas. Os temas foram definidos, e passamos a buscar profissionais para abordar esses assuntos tão necessários, como a pesquisa de mercado. Sem dúvida foi um excelente evento, o conteúdo foi muito bom e veio ao encontro do que precisávamos saber para evoluirmos cada vez mais em nossos negócios”, pontuou Bernardi.

 

Participe!

Criado em 2014, o Núcleo Têxtil tem como principal objetivo reunir empresários do mesmo ramo de atividade, para troca de experiências e contatos, além do conhecimento de boas práticas que podem ser adaptadas à realidade de cada empresa. Entre as ações que o Núcleo realiza estão: palestras contínuas, para agregar conhecimento; contatos com feiras do setor; realização de missões técnicas; e compras coletivas, que geram economia às empresas participantes. Interessados em participar do Núcleo Têxtil podem entrar em contato com a AmpeBr pelo telefone (47) 3351-3811.