​59ª Pronegócio encerra com mais de 1,2 milhão de peças comercializadas
Evento apresentou a coleção Alto Verão 2022/2023 de cerca de 150 confecções de Santa Catarina

Desde segunda-feira, 22 de agosto, o Pavilhão da Fenarreco, em Brusque (SC), foi o palco de intensas negociações entre fabricantes de Santa Catarina e lojistas de todo o Brasil, com a realização da 59ª Pronegócio. O evento, considerado a maior rodada de confecção do país, recebeu mais de 800 compradores de diversos estados, ao longo de cinco dias de realização, que adquiriram produtos da coleção Alto Verão 2022/2023 e saíram de Brusque com os pedidos feitos para abastecer suas lojas.

Encerrada nesta sexta-feira, 26, a 59ª Pronegócio mais uma vez registrou aumento de vendas: foram aproximadamente 27% a mais, comparado à rodada do mesmo período, em 2021, totalizando a comercialização de 1 milhão e 250 mil peças.
“Foi mais uma edição de sucesso. Todas as empresas fabricantes tiveram um bom resultado de vendas, e uma boa distribuição de faturamento entre as mesmas, saindo da rodada com produção garantida para o final do ano. Além disso, comemorar 25 anos da Pronegócio nos enche de orgulho, em mantermos esse evento por tanto tempo, conquistando a cada edição bons resultados. E estamos felizes em concluir mais uma edição”, avalia a presidente da AmpeBr, Sandra Werner.
Segundo ela, um dos destaques desta 59ª Pronegócio foi a presença de novos participantes: tanto fabricantes catarinenses como compradores, de várias regiões do país, que estiveram pela primeira vez no evento. “Foram 20 novas empresas fornecedoras, resultado do trabalho de prospecção e da credibilidade que a AmpeBr possui. Além disso, tivemos um grande número de novos compradores, com grandes redes de lojas, o que garantiu um faturamento importante para a rodada”, acrescenta.

Experiência aprovada
Vindo de Vila Velha (ES), o comprador Luan Abul foi um dos que esteve pela primeira vez em Brusque, na maior rodada de confecção do país, após ter recebido o convite dos diretores da AmpeBr em uma das viagens de prospecção. “Vimos que as principais fábricas da região estão neste evento e fiquei interessado desde quando recebi o convite. A rodada possui um formato muito diferente, onde otimizamos tempo e a negociação é direta com os fabricantes, que são fornecedores sérios, que cumprem preços e prazos. Além, é claro de encontrar produtos de qualidade, todos reunidos no mesmo ambiente”, comentou. Para ele, que possui cinco lojas próprias no Espírito Santo, a rodada da AmpeBr superou as expectativas. “Tínhamos uma lista dos produtos para aquisição, mas acabamos comprando um pouco mais, já que encontramos muitas peças bonitas. Ou seja, aproveitamos a oportunidade para levar produtos diferentes para a nossa cidade. Com certeza vamos voltar nas próximas edições, até pela organização e recepção que tivemos aqui”, avaliou.
Já o paulista Marcelo de Mello Zambon, de Itu (SP), que participa há mais de dez anos das edições da Pronegócio, mais uma vez garantiu produtos para suas sete lojas da região. Segundo ele, a rodada foi um diferencial para a sua empresa e, desde que passou a frequentar o evento, participa de três a quatro edições por ano. “A Pronegócio proporcionou um ‘salto’ na qualidade dos meus fornecedores, já que aqui negociamos direto com pequenos fabricantes, que têm muito interesse em oferecer os melhores produtos, até ajustando algo quando necessário para o lojista poder ter uma melhor aceitação do produto na região em que ele atua. Ou seja, fazer negócios com os pequenos fabricantes de Santa Catarina, na Pronegócio, é um diferencial para as nossas lojas”, enfatizou.
Para ele, a 59ª Pronegócio foi positiva, principalmente em relação à preocupação quanto à instabilidade dos preços. “Aqui encontramos valores mais sensatos, e isso nos deixou mais otimistas para as compras de final de ano. Além disso, a região de Brusque é o polo têxtil e de malharia do país, ou seja, não tem como você ter lojas e não vir para a Pronegócio”, completou.

Contatos e vendas acima da expectativa
Os bons resultados da 59ª Pronegócio deixaram os fabricantes satisfeitos, que saíram do evento com a garantia das produções para os próximos meses. Entre eles está Antônio Reinert, de Brusque, que pela primeira vez participou com seus produtos de moda íntima masculina, na rodada da AmpeBr. “A Pronegócio foi uma ‘virada de chave’ e, por ser a primeira experiência, nos surpreendeu a quantidade negócios, parcerias e contatos que fechamos. O convite foi feito pela AmpeBr, já em 2021, mas optamos em não participar na época, pois estávamos com muitos pedidos já. Desta vez nos preparamos mais, ampliamos a produção e decidimos apostar na rodada e em novos clientes”, considerou.
Segundo ele, os resultados nas vendas foram acima das expectativas. “Estamos muito contentes, já que atingimos 200% a mais da meta estimada. Agradecemos muito a AmpeBr por essa grande oportunidade e com certeza estaremos aqui com os nossos produtos nas próximas edições”, afirmou.
Assim como ele, Karine Gislon Serafim da Silva, fabricante da cidade de Treze de Maio (SC) também teve sua primeira experiência na rodada promovida pela AmpeBr. A empresa já existe há 13 anos com produtos focados em private label, mas há dois investiu na marca própria.  Para ela, mais do que vender, a Pronegócio trouxe um grande retorno em termos de contato com novos compradores. “Foi uma experiência bem diferente, foi como uma prospecção para conhecer novos clientes e mostrarmos a nossa marca. Foi uma ótima oportunidade de contatos, para que aos poucos a marca ganhe confiança. Não sabíamos desse modelo de negócios que é muito bacana para Sandra Catarina, e com certeza na rodada de janeiro estaremos presentes”, considerou ela, que também participou da rodada após uma das prospecções da AmpeBr.

Exportação
Paralelo à 59ª Pronegócio, a AmpeBr em parceria com a Father Estratégias Internacionais e o Sebrae/SC, promoveram a 7ª Rodada Internacional de Negócios, onde 21 fabricantes de Santa Catarina, negociaram com 17 compradores de países da América Latina e Central, garantindo seus produtos também para a exportação. “Ainda não temos os números finais de peças comercializadas, mas em breve vamos divulgar, pois é uma ação muito importante com resultados significativos a médio e longo prazo, oportunizando às empresas de Santa Catarina exportarem seus produtos”, destacou Sandra.

60ª e 61ª Pronegócio
Com o encerramento da 59ª Pronegócio, a AmpeBr inicia os preparativos para as próximas edições da rodada. Entre os dias 7 a 10 de novembro acontece a 60ª Pronegócio, com a Preview de Inverno 2023, que será realizada no Hotel Monthez. “Essa rodada é um pouco menor, direcionado a grandes redes de lojas, comparado às demais edições”, detalha a presidente da AmpeBr.
Já nos dias 16 a 20 de janeiro de 2023 será realizada a 61ª Pronegócio, com a coleção Inverno 2023. O evento acontece no Pavilhão da Fenarreco, em Brusque. Mais informações: (47) 3351-3811.