Na manhã de quinta-feira, 21 de agosto, na sede da entidade, a Associação dos Micro e Pequenos Empresários de Brusque e Região (AmpeBr) promoveu mais um Curso de Vendas, focado na Pronegócio. Ministrada pelo especialista Thiago Casagrande, a capacitação abordou como proceder uma venda, desde o planejamento até a avaliação do pós-negócio.
“A Pronegócio é um evento da AmpeBr já consolidado. Pensando em qualificar e elevar o nível dos vendedores, visando um melhor resultado, criamos o curso direcionado para a rodada. A partir disso, apresentamos os oito passos da venda, que inicia pelo planejamento, e engloba tudo o que é feito antes do atendimento ao cliente. A prospecção, que é a busca por novos compradores, a abordagem, como conquistar o consumidor através de perguntas para entender a necessidade dele, proposta de valor, negociação, como superar as objeções, fechamento, técnicas para acelerar o processo de decisão do cliente, e pós-venda, verificando a satisfação do comprador foram os itens abordados no encontro de hoje”, explica Casagrande.
Identificação e correção
Segundo ele, após os participantes do curso aprenderem sobre as etapas, um diagnóstico é realizado, para que os mesmos possam perceber em qual item cada um possui mais dificuldades para realizar. “Para que a venda seja feita da melhor maneira, primeiro precisamos identificar e corrigir onde estamos errando, para depois aplicarmos as técnicas e assim conseguirmos converter mais clientes e resultados”, esclarece.
Casagrande ainda destaca que a capacitação é fundamental, pois em muitas empresas, principalmente as que participam da rodada, é o proprietário que faz a função de vendedor. Assim, ter conhecimento de vendas auxilia a alcançar o objetivo de ampliar a cartela de clientes. “Muitas vezes, nas empresas, o dono realiza multifunções e muitas vezes atende compradores na Pronegócio, sem ter experiência com vendas. Assim, a capacitação foi muito importante e oportunizou um melhor rendimento na rodada, atendendo o cliente da melhor forma e para realizar mais negócios”, afirma.
O especialista ressalta ainda a importância do pós-venda, para que o cliente volte a comprar. “Muitas pessoas pensam que a venda finaliza quando o cliente adquire a mercadoria, mas não. É preciso que o atendimento continue após a rodada, para verificar o ‘sellout’, que é o giro da mercadoria na ponta pelo cliente. Isso faz com que a engrenagem gire e o comprador volte para a rodada e compre novamente”, comenta Casagrande.
Treinamento aprovado
Entre os participantes do curso estavam Joice Aparecida Beninca e Pamela Tomaz, representando a Gilzer Confecções Ltda (Estilo do Corpo). Nova na empresa, Joice conta que a capacitação vai agregar muito no dia a dia. “Trabalhamos com diferentes tipos de clientes e encontramos todas as situações que o Casagrande apontou durante o curso. Então, foi um curso muito dinâmico e vamos poder aplicar o conteúdo e técnicas no nosso dia-a-dia, o que vai ajudar muito. Nos próximos atendimentos já vou colocar em prática”, comentou.
Pamela já havia participado da capacitação há algum tempo, mas participou novamente com expectativas de ampliar ainda mais seus conhecimentos sobre o tema. “Já trabalhei em algumas rodadas e sei das dificuldades, então os pontos que foram abordados no curso são muito relevantes e nos ajudam muito em todas as negociações. Compreender qual a expectativa do comprador, o que eles esperam de nós, vendedores, o que podemos fazer para melhorar, enfim todos os pontos foram muito importantes e agregam muito no nosso trabalho”, avalia Pamela.
Da mesma forma, Kelvin Ferreira Salomão, da empresa Carolina Alves Têxtil, participou com o intuito de aperfeiçoar a parte de vendas e atendimento ao cliente. “Minha expectativa era de compreender qual a melhor forma de organizar o setor de vendas e entender as necessidades dos compradores. E o curso superou minhas expectativas, me ajudou a entender quais as demandas de cada cliente, como posso atendê-lo da melhor forma possível e oferecer o que ele está procurando”, completou.