55ª Pronegócio edição shopping recebe clientes de diversas partes do Brasil
​Evento iniciou nesta segunda-feira em Brusque, com grande movimentação de negócios

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) abriu as portas, nesta segunda-feira, 14 de junho, da 55ª Pronegócio – Rodada de Negócios de Confecção, que apresenta a coleção Primavera/Verão 2021. A edição shopping é realizada pela segunda vez no River Mall e conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SC). Já nas primeiras horas da manhã, clientes de diversas regiões do Brasil, chegaram à rodada, para conferir de perto as coleções apresentadas por 128 marcas catarinenses, nos segmentos feminino, masculino e infantil. “Tivemos um primeiro dia dentro daquilo que planejamos. Os clientes estão chegando, muitos que já conhecem a nossa Pronegócio, outros que estão vindo pela primeira vez, resultado de todo trabalho de prospecção que realizamos ao longo do ano, e nossa expectativa é de gerarmos importantes negócios a todas as empresas”, ressalta a presidente da AmpeBr, Sandra Neli Werner.

A estrutura da 55ª Pronegócio e organização também são pontos destacados pela presidente, visto que por ser a segunda rodada shopping, foi possível otimizar ainda mais o espaço, e garantir não só conforto a lojistas e fabricantes, como também segurança no que diz respeito aos cuidados de saúde, diante da pandemia da Covid-19. “Utilizamos melhor a parte física do shopping, a estrutura ficou muito confortável, conseguimos inclusive alocar 10 empresas a mais nesta edição. Também aprimoramos nosso sistema, que ficou muito mais ágil com relação aos agendamentos, atendimentos e emissão de pedidos. O comprador inclusive pode atender dois vendedores ao mesmo tempo, até mais, se ele estiver com mais pessoas em sua equipe”, explica Sandra.

Coleções em um só lugar

Ter a oportunidade de negociar com 128 empresas a coleção Primavera/Verão 2021 em um só lugar, é a proposta da 55ª Pronegócio para esta semana inteira, aos clientes inscritos para o evento. Segundo a presidente da AmpeBr, este é o principal objetivo da associação, que realiza a Pronegócio há mais de 20 anos. “Algo que eu sempre enfatizo é que o lojista vindo para cá, resolve todas as suas questões de compra de uma temporada inteira aqui na rodada. Então ele volta para casa com uma única preocupação: vender. Além disso, existe outro fator importante, que é a segurança que ele tem em saber que estando aqui, realiza negócios com empresas fabricantes sérias e comprometidas, que vão entregar seus pedidos conforme o que foi acordado durante as negociações”, enfatiza Sandra, que ainda enaltece as coleções apresentadas nesta edição da rodada. “As coleções estão lindas. Com certeza os clientes ficarão bem satisfeitos com o que encontrarão aqui”.

Trabalho de prospecção

Cada edição da Pronegócio é também um desafio para a diretoria da AmpeBr, que trabalha o ano inteiro na prospecção de clientes em diversas regiões do país. “Esse é um papel dos diretores mesmo, uma parte que está nas nossas mãos ainda. E realmente eles saem a campo, são revezadas duplas de diretores a cada viagem, para fazerem este trabalho de prospecção de clientes. As três duplas que saíram antes dessa rodada tiveram bastante sucesso. É um trabalho que muitas vezes não aparece, mas que é extremamente importante, foi ele que manteve nossa Pronegócio viva até hoje e forte do jeito que está. Não é uma feira, é um evento de negócios que se mantém, há mais de 20 anos, para o Brasil inteiro”, revela a presidente Sandra.

Neste ano, em que o país e o mundo ainda enfrentam a pandemia da Covid-19, continua sendo um desafio a realização de eventos de negócio, mas Sandra acredita que ao contrário das incertezas e das inseguranças de 2020, as perspectivas são positivas. “As restrições são muitas, mas acho que as pessoas estão mais calmas, sabem da gravidade da doença. Os compradores, como também os vendedores, estão mais seguros agora”, avalia.

Economia aquecida

Entre os compradores que garantiram bons negócios já no primeiro dia do evento está Julio Henkes, da cidade de Três de Maio (RS). Participante há mais de 20 anos das edições da rodada, mais uma vez ele percorreu cerca de 800 quilômetros para vir a Brusque e garantir para sua loja, peças da coleção Primavera Verão 2021. “Para nós é sempre um prazer participar da Pronegócio: produtos de qualidade, com bons preços e ótimas negociações. E neste primeiro dia já vimos a qualidade das coleções e tendências. A rodada presencial é muito importante, onde temos contato direto com os fabricantes, o que é um diferencial”, comenta.

Segundo ele, toda a organização da Pronegócio e principalmente os protocolos e cuidados na prevenção da Covid-19 contribuem para a realização do evento. “A AmpeBr é sempre muito organizada, atende todos os protocolos exigidos, e por isso nos sentimos seguros de estarmos aqui. A economia não pode parar, precisamos sempre de novidades da moda para a nossa loja, e aqui encontramos tudo isso. Sem dúvida esperamos uma semana de ótimos negócios”, projeta.

A mesma avaliação é do comprador Sidnei Ferreira da Silva, de Curitiba (PR), também presente no primeiro dia da 55ª Pronegócio. Há 12 anos participando do evento, mais uma vez ele veio a Brusque para garantir as negociações, já que 70% dos produtos vendidos em suas lojas são adquiridos na rodada. “Já conhecemos alguns fornecedores e sempre conseguimos boas flexibilizações, com prazos e descontos, o que sempre gera negócios. Sem falar na boa estrutura e receptividade. Tenho o hábito de vir já nos primeiros dias do evento, e desta vez não foi diferente, tendo toda a segurança, uso de máscaras, álcool gel, e seguindo os procedimentos necessários contra a Covid-19. Com certeza as expectativas são as melhores possíveis para boas compras e ótimos negócios nos próximos dias também”, detalha.

A 55ª Pronegócio será realizada até sexta-feira, 18 de junho, no River Mall. O evento é exclusivo para lojistas. Mais informações: www.ampebrusque.com.br