55ª Pronegócio termina com metas de negociações atingidas
Diretoria da AmpeBr comemora sucesso do evento realizado esta semana em Brusque

Uma semana inteira de negociações com resultados expressivos. Chegou ao fim nesta sexta-feira, 18 de junho, a 55ª Pronegócio em Brusque. A Rodada de Negócios de Confecção realizada pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), teve o apoio do Sebrae/SC e reuniu 128 marcas catarinenses que apresentaram a coleção Primavera/Verão 2021 a clientes lojistas de diversos estados brasileiros.

O evento foi realizado pela segunda vez no River Mall e contou com toda estrutura de boxes de negociações, central de pedidos, sala Vip e demais espaços necessários para a realização dos trabalhos, que foram acomodados de forma a garantir conforto a todos que participaram da rodada. O formato shopping proporcionou uma dinâmica diferente a fabricantes e clientes, como também um resultado expressivo de vendas. “Tivemos sucesso total, atingimos todas as metas que colocamos, conseguimos um volume de vendas muito importante para as fábricas, que saem daqui com pedidos da nova coleção para serem produzidos. Com a insegurança que está o país por conta da pandemia, acredito que nos superamos. O modelo shopping é um pouco diferente, mas tivemos um feedback positivo de clientes e fabricantes”, revela a presidente da AmpeBr, Sandra Neli Werner.

Embora tenha terminado na tarde de sexta-feira, os números da 55ª Pronegócio devem ser oficialmente fechados nas próximas semanas, quando muitos pedidos ainda serão passados por alguns clientes. “Fábricas e compradores tratam ainda de números e outros detalhes para fechar pedidos, que ficaram pendentes durante a semana da Pronegócio. Então dentro de 10, 15 dias, registramos muitos pedidos ainda que começaram na rodada”, comenta a presidente.

Um ponto importante a destacar foram os cuidados tomados por conta da pandemia. Uso obrigatório de máscara, álcool gel, aferição da temperatura na entrada do evento e disponibilização de luvas descartáveis no showroom, foram algumas medidas adotadas durante toda a semana na 55ª Pronegócio.

Mercado aquecido

Ao longo da semana, compradores de diversos locais do país estiveram em Brusque na busca de produtos para seus negócios. Alessandro Gomes, da rede de lojas Strutura, de São Paulo (SP), veio à Pronegócio pela segunda vez, para adquirir peças para suas 21 lojas. A participação no evento começou após a pandemia, quando a empresa passou a voltar seu olhar para o mercado interno. “O mercado nacional está atendendo as nossas necessidades e percebemos que ele evoluiu na qualidade dos produtos. Estamos bem satisfeitos e, com a pandemia, passamos a reavaliar e valorizar mais a produção nacional”, comenta.

Em relação a 55ª rodada, a avaliação do evento e dos produtos foi positiva para o empresário, que volta para São Paulo com as coleções garantidas. “Acredito que o que compramos aqui na rodada gira em torno de 50% a 60% dos nossos produtos. Nesta edição vimos um mix de produtos bacanas, tudo está muito bem organizado, o atendimento é fantástico, com um bom suporte, onde ficamos só preocupados em encontrar os fornecedores e produtos certos. A Pronegócio sem dúvida faz parte do nosso calendário e agradecemos a toda a organização do evento. A pandemia veio, levou muitas vidas, mas precisamos continuar em frente, nos reinventar mesmo diante dos obstáculos e nos fortalecer para seguirmos a caminhada”, enaltece.

Vindo de Curitiba (PR) Luiz Guimarães também marcou presença na rodada, em busca de peças da coleção Primavera/Verão para suas duas lojas. Há dez anos participando do evento, a empresa adquire produtos no masculino, infantil e no feminino - este último segmento que representa cerca de 70% de seus produtos. “Gostamos bastante das coleções. Como viemos há anos, já conhecemos as fábricas e os produtos, o que facilita também. A estrutura desta 55ª edição ficou bem adaptada, todos os cuidados com a prevenção da Covid-19 foram tomados, inclusive nossos pais que são idosos também vieram, por conta dessa segurança. Apesar de muitas empresas terem sido impactadas, para nós foi ao contrário: está sendo um dos melhores anos, investimos muito nas redes sociais e nos reinventamos. Vale muito a pena participar da Pronegócio e na próxima edição estaremos aqui novamente”, declara.

Vindo de Palmas (TO) o empresário Rozinaldo Rodrigues de Oliveira esteve pela primeira vez na rodada promovida pela AmpeBr, após receber o convite em uma das prospecções realizadas pela entidade. “Gostamos muito da qualidade dos produtos, que se encaixam para a nossa região, em especial pelo clima. Compramos do segmento feminino, masculino, infantil e valeu a pena ter vindo. É uma estrutura diferenciada, fomos muito bem recebidos, desde a chegada no aeroporto até aqui, e vamos levar uma boa impressão de Brusque para Tocantins. A experiência foi excelente e pretendemos voltar”, considerou.

Avaliação positiva

Muitos fabricantes encerraram a semana comemorando os resultados da 55ª Pronegócio. Ana Paula Salinas, da empresa Costão Mini, de Gaspar, conta que há oito anos a marca participa da rodada de negócios e ficou satisfeita com os pedidos registrados durante o evento. “Participar da Pronegócio sempre agrega algo positivo para a empresa. Temos clientes que só vêm para a rodada e aqui conseguimos negociar com eles, além de termos a experiência do contato e negociação com novos clientes, o que é muito importante. Trouxemos a coleção infanto-juvenil e este formato shopping para nós foi excelente, trouxe um resultado muito positivo”, enfatiza.

Edilene Monguilhott também marcou presença na 55ª Pronegócio através da empresa Glamour do Sol, de Brusque. Com a coleção moda praia, a marca sempre participa das edições de verão das rodadas de negócios e ficou feliz com os resultados alcançados nesta edição. “Já participamos da Pronegócio há mais de 10 anos e a rodada sempre nos proporciona muitas negociações. É um modelo muito eficiente, pois temos o contato direto com clientes de diversas partes do Brasil, além da segurança de vendermos para bons clientes, resultado de um trabalho feito constantemente pela AmpeBr. Também é um evento em que prospectamos, fidelizamos clientes e conquistamos novos a cada edição”, ressalta.

56ª Pronegócio acontece em agosto

Finalizada mais uma edição da Rodada de Negócios a AmpeBr já prepara a próxima Pronegócio, que está marcada para a semana de 23 a 26 de agosto. Segundo a presidente Sandra, o evento deve retornar ao Clube Santos Dumont, porém, a dinâmica de como acontecerá a próxima edição ainda será avaliada pela diretoria. “Temos uma resposta positiva do modelo shopping, mas temos também todo know how do sistema realizado anteriormente nas rodadas. Devemos analisar isso com calma para definir como apresentaremos a 56ª Pronegócio. Daqui até lá são 70 dias de trabalho, que já começamos na próxima semana. São muitas ações que precisam ser feitas até fechar o conjunto necessário para realizarmos a Pronegócio”, complementa a presidente.