7ª Rodada Internacional da AmpeBr supera expectativas
Com 17 compradores de diversos países e 21 fornecedores, rodada ocorreu paralela à 59ª Pronegócio

Além do sucesso da 59ª Pronegócio, a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) comemorou o resultado da 7ª Rodada Internacional de Negócios, realizada em parceria com a Father Estratégias Internacionais e o Sebrae/SC, de 22 a 26 de agosto, no Pavilhão da Fenarreco. Durante os cinco dias de evento, 17 compradores internacionais passaram pelo local e foram recebidos por 21 empresas fabricantes e capacitadas para o processo de exportação. Os clientes representam países da América do Sul e América Central e somaram 94 atendimentos. 

“O propósito da AmpeBr não é apenas fomentar negócios internacionais mas, sobretudo, capacitar as micro e pequenas empresas para seguirem alguns critérios necessários à exportação, como formação de preços e opções de frete, por exemplo. Nas Rodadas Nacionais o frete é terrestre e, nas internacionais, trabalhamos com outros modais (marítimo e aéreo), que têm suas particularidades. As empresas precisam estar cientes dessas diferenças na hora de fechar seus negócios, por isso a importância da orientação”, explica o diretor do Comércio Nacional e Internacional da AmpeBr, Marco Antônio Ebele. 

Formar para exportar
Segundo ele, a formação das empresas para a exportação ocorre em etapas anteriores às Rodadas Internacionais. Na última edição, em maio deste ano, apenas 31 empresas estavam habilitadas para este processo. Agora, mais 21 passaram a integrar este grupo, totalizando 52 marcas disponíveis neste ano para o atendimento de clientes internacionais.
“Este preparo vem de projetos idealizados pela AmpeBr, em parceria com o Sebrae e com a empresa Father, de Blumenau. Ele consiste em workshops que capacitam as micro e pequenas empresas para a exportação. Além disso, há o acompanhamento especializado durante o evento, que traz mais segurança às negociações”, afirma Ebele.
O diretor ainda ressalta que a expectativa para o próximo ano é que mais fornecedores possam participar deste movimento. “Hoje, apenas 40% das nossas empresas estão aptas para exportar. Ou seja, tem bastante espaço para crescer. A nossa meta é que todos estejam capacitados para que possamos aumentar o número de compradores internacionais e, com isso, os próprios números da Rodada”, salienta. 
Durante o evento, o diretor teve a oportunidade de conhecer clientes vindos da Holanda, África do Sul e Colômbia. Todos avaliaram positivamente a experiência e, principalmente, a formatação da Rodada. “O nosso modelo é diferenciado pela dinâmica que apresenta. Aqui o comprador fica sentado e escolhe os fornecedores. Não há assédio, é algo mais tranquilo e produtivo. Por isso as empresas ficam impressionadas e levam este modelo para seus países”, ressalta. 

Clientes satisfeitos
Compradora de Quito, do Equador, Délia Paola Cedeño Moran esteve pela primeira vez na rodada internacional promovida pela AmpeBr. Representando uma rede de 25 lojas, tanto na serra como na costa equatoriana, ela esteve no evento em busca de produtos de todos os segmentos para suas lojas. “Esta foi a primeira vez que vimos um evento com esse tipo de modelo de negócios. Participamos de rodadas na Colômbia, mas gostamos mais daqui, que é um formato diferenciado, mais prático e direto, em especial porque todas as pessoas que estão aqui tem o foco da negociação. Buscamos sempre novos fornecedores para melhorarmos as margens e produtos que trabalhamos, e aqui tivemos acesso a muitos fornecedores para negociarmos e chegarmos aos valores que precisamos. O apoio da Father no direcionamento dos fornecedores, e o que precisamos, também foi muito bom, pra esse direcionamento”, avaliou. 
A compradora, que já havia participado de eventos em Gramado, destacou também a receptividade local. “Gosto muito de vir para cá, é gratificante ter o acolhimento brasileiro. É muito bom negociar com fornecedores daqui, que sempre estão aptos a adaptar produtos conforme as exigências e necessidades, o que é muito bom. Temos quatro fornecedores que devemos fechar e com certeza dando tudo certo, devemos enviar outros compradores para a rodada”, completou.
As próximas Rodadas Internacionais da AmpeBr serão realizadas em 2023. 

Galeria de fotos