Ampe Brusque celebra os 25 anos da Pronegócio
Entidade homenageou ex-presidentes e também comemorou seus 32 anos de fundação

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) reuniu na noite de quinta-feira, 29 de setembro, diretores, associados, ex-presidentes da entidade e convidados, para as comemorações dos 25 anos de realização da primeira edição da Pronegócio – rodada de confecção, promovida desde agosto de 1997 pela entidade. O evento também marcou as comemorações de 32 anos de fundação da AmpeBr, que iniciou em 5 de setembro de 1990 como AICA – Associação das Indústrias e Comércio de Azambuja.

História
A Pronegócio hoje é considerada a maior rodada de confecção do país. Mas nem sempre foi assim: na primeira edição eram 67 empresas fabricantes e cerca de 25 compradoras. Atualmente a rodada conta com cerca de 150 segmentos e 800 compradores de todo o Brasil e de outros países, a cada edição. “Para se ter uma ideia, somente na última década, a Pronegócio realizou 41 edições, contou com mais de 35 milhões de peças comercializadas e oportunizou para mais de 6 mil fabricantes de Santa Catarina a chance de vender seus produtos para centenas de lojistas de todo o país. Da mesma forma, para a AmpeBr não foi diferente. Afinal, o que começou com a reunião de lojistas, em busca da necessidade de união e organização, se tornou uma entidade séria, respeitada e que hoje leva o nome de Brusque para o resto do Brasil. Estamos muito felizes por celebrar essa data tão significativa, agradecemos a todos que de alguma forma construíram essa história, e esperamos que a força do associativismo continue impulsionando o trabalho da AmpeBr e o sucesso da Pronegócio por muitos anos”, declarou a presidente da entidade, Sandra Werner.
A presidente da Federação das Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc), Rose Dedekind, enalteceu a importância da AmpeBr para o sistema estadual bem como da Pronegócio para a economia catarinense. “Hoje comemoramos 25 anos de um evento que está sempre inovando. Para a Fampesc é um orgulho termos em nosso Estado esse case de sucesso, já que não temos conhecimento de nenhum outro que seja semelhante a Pronegócio. Parabenizamos a entidade por essa trajetória, e que venham mais 50, 75 ou 100 anos de muitas edições da rodada”, declarou.

Homenagens
Um dos momentos marcantes da noite foi a homenagem da entidade a todos os ex-presidentes, que a cada gestão contribuíram para o crescimento e a força da Pronegócio: Carlos Reinoldo Hildebrand; José Luiz Cunha; o saudoso José Ângelo Voltolini; Rogério Schwinden; Roberto Gaspar; Ailton Gripa; Tarcísio Tomasi; José Augusto Guireli; Anilcon Schulenburg; Luiz Carlos Rosin; e Ademir José Jorge.

Lembranças
Presente no evento, o ex-presidente da AmpeBr, Luiz Carlos Rosin, relembrou o surgimento da rodada, inspirado em uma feira realizada na Argentina.  “O evento em Buenos Aires não deu certo porque só haviam vendedores, brasileiros e argentinos. Na volta, conversamos com a diretoria que aderiu a ideia de realizar uma rodada em Brusque. Todos apoiaram a iniciativa, cada diretor indicou cinco clientes e realizamos a primeira Pronegócio, que contou com a comercialização de calçados também. Aos poucos as pessoas começaram a ter confiança e acreditar no evento, que há 25 anos está atuando. Plantamos uma ‘semente’ na época, que foi cultivada por todos os diretores que já passaram pela entidade e que cresceu ao longo dos anos. Hoje é um grande orgulho termos participado daquela primeira edição, em ver muitas empresas que cresceram e se desenvolveram nesse período, por conta de um evento que é tão importante para a economia local e nacional”, comentou.
Da mesma forma, o primeiro presidente da AmpeBr, Carlos Reinoldo Hildebrand, que assumiu a entidade quando ela nasceu como AICA, também relembrou o processo de união dos lojistas no período e ressaltou a importância do associativismo – uma das características fortes da AmpeBr. “A ideia inicial foi formar uma associação para nos proteger da inadimplência, já que havia uma preocupação em relação a pagamentos e cobranças. Era uma época difícil, para conseguir associados, as pessoas não acreditavam muito. Com o tempo, os empreendedores foram aderindo e outros serviços foram agregados. Posteriormente a entidade se transformou em Ampe e passou a integrar o sistema Fampesc, em 1997. Da mesma forma que ao longo dos anos, outros diretores participaram e deram continuidade a esse trabalho que é o que é hoje. E tudo isso comprova a força do associativismo e a importância do mesmo para a entidade e as empresas que participam do mesmo”, considerou.

Próximas edições
Entre os dias 7 a 10 de novembro acontece a 61ª Pronegócio, com a Preview de Inverno 2023, que será realizada no Hotel Monthez. “Essa rodada é um pouco menor, direcionado a grandes redes de lojas, comparado às demais edições”, detalha a presidente da AmpeBr.
Já nos dias 16 a 19 de janeiro de 2023 será realizada a 61ª Pronegócio, com a coleção Inverno 2023. O evento acontece no Pavilhão da Fenarreco, em Brusque.