AmpeBr comemora sucesso do primeiro dia de Pronegócio
Organizado em 2 mil m², dentro do Shopping River Mall, evento segue todos os protocolos de saúde e segurança

Foi com grande alegria que a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) recepcionou os primeiros clientes da 54ª Pronegócio, nesta segunda-feira, 18 de janeiro. Depois de duas Rodadas no formato virtual, a entidade se reinventou novamente e organizou uma superestrutura em uma área de 2 mil m², dentro do Shopping River Mall. O modelo priorizou os protocolos de saúde e segurança de prevenção da Covid-19, que foram reconhecidos e elogiados por quem passou pelo local.

“O primeiro dia de evento ocorreu conforme o que tem sido planejado desde o mês de novembro. Estamos tendo o cuidado de buscar clientes nos aeroportos em vans e micro-ônibus, já prevendo o distanciamento. Muitos compradores estão nos hotéis da cidade desde domingo e também foram buscados até o evento”, conta o presidente da AmpeBr, Ademir José Jorge.

Para otimizar a movimentação e evitar a aglomeração de pessoas, foi elaborado um novo controle de atendimento. Da mesma forma, o layout também sofreu alterações: os fabricantes foram acomodados em salas e são os compradores que se deslocam para a negociação.

“Estamos muito felizes. O evento presencial é importante para os fabricantes e também para os lojistas de todo o país, que precisam ver a peça, sentir as texturas, analisar os tecidos e negociar com os fabricantes assim, olho no olho. Este é o modelo ideal para as grandes negociações que aqui são realizadas”, afirma Ademir.

De acordo com o presidente da AmpeBr, este primeiro dia de Pronegócio já antecipou um resultado que pode ser bastante expressivo até na sexta-feira, garantindo o sucesso da Coleção Inverno 2021. E apesar do reencontro entre lojistas e compradores, a diretoria da entidade reafirma sua preocupação com a pandemia, mantendo o distanciamento entre as pessoas e os sorrisos escondidos atrás das máscaras de proteção.

“O nosso compromisso é de cumprir todos os protocolos de saúde e segurança, desde a aferição da temperatura na entrada, uso obrigatório de máscara, uso de luvas na área de showroom, além do álcool em gel disponível em todos os espaços. Sabemos que os compradores de outros locais do país também não querem correr o risco de vir para um evento desorganizado. Felizmente os nossos esforços têm sido reconhecidos e elogiados nesta edição”, confirma Ademir.

Superou expectativas

A presidente eleita da AmpeBr para a gestão 2021/2022, Sandra Neli Werner, também comemorou o primeiro dia de Pronegócio. “Foi surpreendentemente bom! Posso destacar a aceitação que tivemos dos compradores e vendedores, diante de tantas mudanças que precisaram ser propostas”, ressalta.

Para ela, tornar a rodada presencial era uma necessidade solicitada, inclusive, pelos clientes. “Por isso mesmo estão aqui, dispostos a adquirir nossos produtos. Agora as expectativas são as melhores e temos certeza que vamos sair desta edição com muitos pedidos para as empresas de confecção. Vamos iniciar 2021 da melhor forma possível”, atesta.

Mudanças aprovadas

A compradora Fernanda de Liz Oliveira, 40 anos, veio de Curvelo, Minas Gerais, prestigiar a 54ª Pronegócio. Dona de um empreendimento fundado em 1998, ela precisou readequar algumas operações para sobreviver à pandemia da Covid-19 e chegou em Brusque cheia de esperança em bons negócios para recomeçar.

“Participo do evento há 10 anos, mas precisei diversificar meu negócio no ano passado, restringindo à moda infantil, juvenil e enxoval de bebê. Deixei a moda adulto por enquanto, até passar o cenário”, afirma a empresária.

Fernanda destaca que compra produtos em todos os Estados, com ênfase na região Nordeste e em São Paulo. “No entanto, a moda mais elogiada pelos clientes é a malharia do sul. Confio no bom gosto das peças e na qualidade do produto. Preciso fazer minha empresa girar e sei que este evento fará a diferença”, garante.

A última vez que Fernanda esteve em Brusque foi em janeiro de 2020, quando a Rodada de Negócios aconteceu no Pavilhão da Fenarreco. Por considerar importante ter acesso à mercadoria no processo de compra, ela ficou de fora das edições virtuais e comemorou a retomada do evento presencial. “Tenho percebido o comprometimento com a saúde desde o início, no translado, no hotel e aqui no shopping. É nítido que os organizadores estão fazendo o que precisa ser feito para garantir a segurança de todos. Tenho um bebê de oito meses que veio comigo e é importante a consciência da realidade que estamos vivendo e enfrentando”, pontua.

A vendedora Ana Paula Salinas, 40 anos, também ressalta os protocolos de saúde adotados pelo evento. “O ambiente é seguro, cada sala tem o álcool gel e não vejo nenhum risco”, avalia. Para ela, as mudanças de layout também estão aprovadas. “Achei interessante e não sei se é apenas impressão, mas sinto que o movimento está maior. No modelo anterior, nem sempre havia tempo para organizar as araras e agora posso arrumar melhor as peças expostas”, detalha.