O Núcleo Têxtil da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), em parceria com o Sebrae/SC, realizou na noite de quinta-feira, 26 de outubro, no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC), a palestra Tendências do Inverno 2024, ministrada pela especialista Simone Telles.
O evento teve a presença de cerca de cem inscritos, demonstrando o interesse das empresas do ramo têxtil em se especializar, para oferecerem produtos cada vez melhores e alinhados às principais tendências da estação.
A coordenadora do Núcleo Têxtil da AmpeBr, Sandra Mara Dognini, destaca o papel da entidade em promover eventos que contribuam para a evolução dos associados. “Muitas vezes, o empresário pode pensar que está sozinho, mas o Núcleo vem para dar esse amparo, para que tenham suporte para fazer suas criações, por meio de eventos que possam esclarecer dúvidas e contribuir para um aprendizado”, pontuou.
De acordo com ela, a ideia é que no próximo ano, sejam realizadas palestras de tendências em um calendário de datas, para que os fabricantes possam se preparar e aplicar os conhecimentos nas suas produções. “É importante porque as empresas tem um foco mais assertivo. Ter uma profissional especializada dando dicas, torna tudo mais fácil”, completa.
O presidente da AmpeBr, Mauro Schoening, ressaltou a importância de posicionar os associados e confeccionistas para o futuro, para que possam trabalhar de forma competitiva. “Hoje a moda é muito rápida, e temos que estar sempre muito bem informados sobre cores, tamanhos, detalhes. Realizamos as edições da Pronegócio com clientes de todo o Brasil, que são muito competitivos e querem sempre os produtos alinhados com as tendências. E eventos como esse são fundamentais para inspirar as empresas a criarem produtos diferenciados”, destacou.
Ao longo do encontro, a palestrante Simone Telles observou que há dificuldade na busca de informações didáticas sobre tendências, que possam contribuir para o trabalho das empresas do ramo têxtil e que, oportunidades como o evento da AmpeBr, são sempre assertivas. “Às vezes, não temos meios que possam transmitir isso para o confeccionista, então, é muito importante promover esse tipo de encontro, para que eles possam adequar seus produtos à realidade do seu mercado com informações de moda”, destacou.
Tendências
Durante a palestra, Simone revelou algumas das principais apostas da moda para o próximo inverno. De acordo com ela, o chamado “luxo silencioso” estará em alta na próxima temporada de inverno. “Seria uma moda luxuosa, mas de baixa sobrecarga nos detalhes. Por exemplo, camisa branca, regata canelada, calçados baixos, porque essa é uma atitude de consumo. Os consumidores estão procurando itens mais atemporais, que tenham uma vida útil maior, por uma questão até da moda circular”.
A nostalgia dos anos 2000 também deve dar o tom dos looks no próximo inverno, com baby looks, calças cargo, cropped e minissaias, além de referências de “rebeldia”, com detalhes em tachas de metal e couro. Inteligência artificial, viagens espaciais, tecnologia também são temas que interferem nas produções, e técnicas de estamparia.
Em relação às cores, Simone afirma que os tons pastéis mais floridos também estarão em destaque. “Precisamos de cores mais energizantes, porque vivemos em uma sociedade mais estressada, então tudo isso acaba remetendo às tendências de moda”.
A especialista observa que é fundamental entender de onde vêm as tendências e porque muitos elementos estão retornando para as vitrines para poder dar direcionamento certo às coleções. “Precisamos entender porque essa tendência está vindo, porque estamos com ela em alta novamente, porque esse consumo está acontecendo. Acho importante sempre saber de onde as inspirações vêm e qual é o futuro em relação ao consumo das pessoas, o que elas estão procurando e para onde tudo isso vai”, completou.