Desfile celebra 70ª edição da Pronegócio com homenagens a fabricantes e compradores
Evento apresentou as principais tendências da coleção Primavera/Verão 2025


Centenas de compradores, fabricantes e convidados prestigiaram na noite de quarta-feira, 15 de maio, o desfile de moda da 70ª Pronegócio, realizada pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) com o patrocínio do Sebrae. O evento, que é considerado o ponto alto das rodadas de negócios promovidas pela entidade, apresentou na passarela montada na Sociedade Santos Dumont, as principais tendências da coleção Primavera/Verão 2025. 

Ao todo, 22 empresas participantes da Pronegócio apresentaram 88 looks nos segmentos feminino, masculino, infantil e plus size no desfile produzido pela Teia Fashion LAB, que teve como tema 'Brisa Marinha'.

Nesta 70ª edição, a Pronegócio está recebendo mais de 650 compradores de todo o Brasil, com a expectativa de ultrapassar a meta de vendas até o fim do evento, na sexta-feira, 16 de maio. "Essa é uma edição premium da Pronegócio. São 70 edições em 28 anos de rodada. Para nós, é uma satisfação conseguir chegar a esse número como uma referência no Brasil, movimentando toda a cadeia têxtil da nossa região. Nossa expectativa é de uma Pronegócio com recorde de vendas, pois hoje fechamos o dia com 20% acima da nossa meta. Agora, o nosso objetivo é manter esse percentual até o fim da rodada na sexta-feira", diz.

Impacto econômico

A importância da rodada de negócios vai muito além do setor têxtil. Para o prefeito em exercício de Brusque, Deco Batisti, o evento impulsiona diversos segmentos. “Ela não só fomenta os negócios na região, como movimenta o setor de restaurantes, hotelaria. É uma forma de a AmpeBr ajudar o município a expandir seus limites. O que a entidade faz hoje é exemplo para Brusque, para o estado e para o Brasil”, ressalta.

O evento também teve a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Valdir Walendowsky, que reforçou o papel estratégico da Pronegócio. “Nosso principal PIB é o setor têxtil. Trabalhamos para transformar Brusque na capital brasileira da moda. O que se tem aqui é um conjunto de ações que fazem com que outros setores se desenvolvam também. Eventos como estes são um grande gerador de desenvolvimento”.

Parceiro desde a primeira edição, o Sebrae também mantém atuação constante junto às empresas participantes. “Para nós, é uma satisfação fazer parte de um evento tão importante como este. A Pronegócio é uma ação de acesso ao mercado em que o Sebrae sempre esteve junto. Hoje, com o projeto Moda Catarina, temos 23 empresas que passam por capacitação, consultoria, melhoria de produto e gestão antes de chegar à rodada. O resultado é aumento de faturamento e empresas mais preparadas”, explica Juliana Bernardi, gerente regional do Sebrae para a Foz do Itajaí-Mirim.

Para Pedro Fank, presidente da Fampesc, o evento é um orgulho para Santa Catarina. “A Pronegócio reúne compradores e vendedores de todo o Brasil e movimenta uma grande cadeia na economia catarinense. A grande vantagem é que os compradores têm certeza que estão levando daqui produtos de qualidade em todos os segmentos. É um evento muito importante e um grande case de sucesso”.

Homenagens celebram trajetória dos parceiros

O evento também foi marcado por homenagens a fabricantes e compradores que participam desde a primeira edição da Pronegócio. A empresária Eny Pontes, da marca KM Zero, destaca o orgulho em fazer parte desta história de sucesso há 28 anos. “Participo como fabricante das 70 edições. Para mim, o mais importante é que a KM Zero ficou conhecida em vários lugares do país. Aconselho quem está começando a não ter medo, porque vale a pena. Trabalhar, se esforçar, fazer uma coleção não é fácil, cair no agrado do cliente não é fácil. Minha maior alegria é quando chega a Pronegócio e vejo que 

minhas peças, desenvolvidas com tanto carinho e cuidado, agradaram os clientes".

Outro homenageado da noite foi Silvio César Gonçalves, vice-presidente da AmpeBr, que também participa como fabricante desde a primeira edição. “Na época fomos com uma certa desconfiança, mas em cada edição fomos acreditando. Hoje passa um filme na cabeça. Não imaginava que chegaríamos tão longe, achei que seria passageiro. Hoje, 80% da produção da Liberty Camisaria gira em torno da Pronegócio. Não tenho palavras para expressar a importância que a rodada tem para mim e para o meu negócio”.

Representando os compradores, Artêmio Copetti, proprietário da rede de lojas Pittol, também foi homenageado. “Para nós, é um momento especial. Uma grande emoção poder participar das 70 edições. Não faltamos em nenhuma. Acompanhamos desde o início e sabemos o quanto foi difícil. A Pronegócio hoje é uma realidade muito boa para Brusque e para toda a região, e continua melhorando cada vez mais".