Desfile da 59ª Pronegócio apresenta “Verão Cítrico”
Mais de 450 pessoas prestigiaram o evento, que contou com a presença de lideranças locais e estaduais

Tons de laranja, rosa e verde ganharam destaque na passarela do tradicional Desfile de Moda da 59ª Pronegócio, realizado pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), na noite de terça-feira, 23 de agosto, no Clube Santos Dumont. Com o tema “Verão Cítrico”, o evento oportunizou aos clientes de todo o Brasil vislumbrar um pouco mais da moda catarinense, que segue disponível para negociações até sexta-feira, 26, no Pavilhão da Fenarreco.

“O desfile é estratégico porque, no segundo dia de Pronegócio, traz aos clientes a possibilidade de ver as peças vestidas em modelos e combinações, que é uma experiência diferente daquela observada em cabides. Então os compradores ainda terão tempo de fazer seus pedidos a partir do que viram hoje, na passarela”, explica a presidente da AmpeBr, Sandra Neli Werner.

Além das empresas que comercializam seus produtos na Pronegócio, o LAB Moda AmpeBr também ganhou espaço no desfile e apresentou na passarela o resultado dos serviços de desenvolvimento e modelagem, oferecidos para as micro e pequenas empresas. “O LAB Moda existe há muitos anos, mas é a primeira vez que estamos mostrando este trabalho. Ele oferece desde o desenho técnico, até a criação da peça piloto, para as micro e pequenas empresas de confecção que não tem o setor de desenvolvimento, tanto para associados como para não associados da entidade”, afirma Sandra.

 

Presença estadual

A presidente da Federação das Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc), Rose Dedekind, esteve presente no desfile e, mais uma vez, comemorou o sucesso da Pronegócio.

“É inacreditável a inovação deste evento, que reúne fabricantes e clientes de todo o Brasil para fomentar negócios. É um case fantástico, que reflete todo o espírito do Sistema Fampesc, em incentivar a capacitação e melhorias das micro e pequenas empresas, para que consigam ter acesso ao mercado e faturar cada vez mais”, pontua Rose.

Segundo ela, são as micro e pequenas empresas que têm mantido a economia nacional. “Em Santa Catarina não é diferente. Somos mais de 90% das empresas ativas no Estado e geramos mais de 60% dos empregos formais. Nossas empresas ainda passam por algumas dificuldades no pós pandemia, principalmente com a alta da Selic. Mas temos esperança na força do empreendedorismo catarinense e na força para o trabalho, que cresce sempre mais”, acrescenta.

A presidente da Fampesc ainda destacou o envolvimento da Federação no movimento político, apresentando aos candidatos as demandas do setor. “É um trabalho incessante, principalmente pelo aumento da tabela do Simples. Já estamos há alguns anos sem reajuste e isso impacta no crescimento dos negócios, inclusive do Empreendedor Individual. Temos um limite muito baixo, que não é reajustado anualmente e fica ainda mais complicado com o aumento da inflação”, ressalta.

O evento contou ainda com a presença do senador Jorginho Mello, que falou sobre as iniciativas e projetos feitos nos últimos anos em prol das micro e pequenas empresas. “Sou um defensor do empreendedor, de quem produz e trabalha no Brasil, em especial as micro e pequenas empresas: elas são 98% das empresas do país e 99% dos negócios de Santa Catarina, responsáveis por 60% dos empregos formais nacionais e 28% do PIB nacional. Agradeço a oportunidade de estar aqui neste evento e desejo a todos bons negócios, para que continuem empreendendo, acreditando no Brasil e neste estado maravilhoso que é Santa Catarina”, declarou.

 

O verão do Brasil

A empresa Lucky70 foi parceira da Ampe Brusque para a realização do desfile durante o jantar da 59ª Pronegócio. O diretor da empresa, Sandro Baran, comentou que as belezas naturais do país serviram de inspiração para formar o tema “Verão Cítrico”. “As empresas trazem para a passarela a moda afinada com as tendências mundiais. E o que buscamos foi a inspiração nas belezas naturais do Brasil para fazer esta composição. O que todos puderam conferir foi esta mistura de tendência, aplicada em nosso verão tropical, muito colorido contrastando com peças mais neutras”, explica Baran.

O empresário não escondeu a satisfação de, mais uma vez, ser parceiro deste evento, o qual já esteve à frente por cerca de 20 edições. “O tempo passa, a gente trabalha com muitas marcas e pessoas. Mas não tenho dúvidas de que Brusque vive este momento importante da sua economia devido às rodadas de negócio promovidas pela AmpeBr. Estar aqui é viver a responsabilidade de impressionar os lojistas que levarão nossas marcas para todo o Brasil”, enaltece.

 

Pronegócio: 25 anos

O Desfile da 59ª Pronegócio também marcou um momento especial para a AmpeBr, que há exatos 25 anos realizou a 1ª edição da rodada, nos dias 20, 21 e 22 de agosto de 1997. A rodada foi uma alternativa para formatar um novo modelo de negócio, capaz de aproximar o cliente dos fabricantes locais e regionais, garantindo agilidade e eficiência deste processo. Em mais de duas décadas de realização do evento, o número de fabricantes e de compradores da Pronegócio aumentou consideravelmente: eram 67 empresas fabricantes e cerca de 25 compradoras na primeira edição. Hoje a Pronegócio conta com 150 segmentos e 800 compradores de todo o Brasil e de outros países.

Além disso, a Pronegócio acompanhou as mudanças tecnológicas, mudou seus locais de realização, e passou a fomentar a moda do país, tudo para garantir mais conforto, agilidade e segurança aos participantes.

Para marcar a data, a diretoria da AmpeBr realizou uma homenagem ao empresário Artêmio Copetti, do Grupo Pittol, empresa presente desde a primeira edição da Pronegócio, e que na oportunidade representou compradores e fabricantes, participantes da rodada.

“Ao longo desses 25 anos, a AmpeBr se orgulha em fomentar não só toda a cadeia têxtil de Brusque e de Santa Catarina, gerando emprego, produção e renda, mas também em oportunizar que as coleções daqui se destinem às vitrines dos demais estados brasileiros e também de outros países. Nossos agradecimentos a todos que contribuíram para essa trajetória de sucesso ao longo dos anos”, completou Sandra.

 

Rodada

A 59ª Pronegócio vai até sexta-feira, 26 de agosto, no Pavilhão da Fenarreco, em Brusque. O evento é exclusivo para lojistas e apresenta a coleção Alto Verão 2022/2023. Paralelo à 59ª Pronegócio, também acontece a 7ª Rodada Internacional de Negócios, onde diversos fabricantes de Santa Catarina, estão negociando com 17 compradores de diversos países. 

Galeria de fotos