Com o objetivo de oferecer a lojistas a oportunidade de antecipar os pedidos para a coleção de Inverno do próximo ano, entre os dias 22 a 26 novembro a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) realizou a edição da Preview de Inverno 2022. O evento, que integrava o calendário de rodadas da entidade, voltou a ser realizado em 2021, no Hotel Monthez, após ter sido cancelado em 2020 por conta da pandemia da Covid-19.
Nesta edição, a Preview foi organizada em formato diferenciado, de mini rodadas, por meio de agendamentos direcionados para as negociações.
De acordo com a presidente da AmpeBr, Sandra Neli Werner, esta edição da Preview superou as expectativas da organização, contribuindo para que as confecções catarinenses participantes do evento já tenham pedidos para serem desenvolvidos, de forma antecipada, a partir de agora. “Superamos a média de agendamentos, que praticamente dobraram. Os clientes ficaram muitos satisfeitos, pois alguns deles compraram de novos fabricantes, que até então não tinham negociado, e saíram daqui com mais fornecedores do que esperavam atender. E a AmpeBr está muito satisfeita com esse resultado”, avalia.
Segundo Sandra, um dos diferenciais do evento foi o showroom montado no local, com a exposição dos produtos dos fabricantes agendados, que já tinham mostruário pronto, semelhante ao showroom das demais rodadas de negócio promovidas pela entidade, o que também contribuiu para os bons resultados da Preview.
Planejamento e bons produtos
Entre os compradores, que garantiram os pedidos para as mercadorias antecipadas, estava Jaqueline Lopes, de Curitiba (PR). Segundo ela, a Preview oportuniza boas negociações e principalmente um planejamento melhor e maior em relação às mercadorias que serão vendidas na rede de 15 lojas que atua. “Com a antecipação dos pedidos é possível termos um planejamento dos custos e a mercadoria garantida. Foi muito interessante esse atendimento mais seletivo, direcionado para garantirmos os produtos para as nossas lojas e termos mais tempo hábil em contato com fornecedores, tudo em um local só. Saímos daqui satisfeitos e estaremos presentes na rodada de janeiro. Estamos bem otimistas, e acreditamos que 2022 será um bom ano para o comércio”, prospecta.
Da mesma forma, o também comprador Juliano Ferrari Rabelo, do Espírito Santo garantiu os pedidos dos produtos que irão abastecer as 27 lojas da rede, focada em moda adulto. Para ele, participar da Preview também foi uma experiência positiva, não só para a negociação das peças, mas também para fortalecer o relacionamento com os fornecedores. “Há cerca de dez anos participamos das rodadas da AmpeBr e já conseguimos formar ótimos parceiros, sendo que a cada ano encontramos fabricantes novos. O setor de vestuário de Santa Catarina é muito forte, representa muito no nosso segmento e cada vez mais tem agregado valor para as nossas lojas. Pelo momento em que estamos vivendo hoje, e até pelo aumento de alguns insumos, poder se antecipar deste evento nos dá uma possibilidade muito maior de planejamento. Além do que poder negociar diretamente com o fabricante é muito melhor. Em janeiro também estaremos presentes na 57ª Pronegócio”, afirma.
Cadeia movimentada
Para os fabricantes, a Preview de Inverno também trouxe bons resultados e garantia de pedidos para a produção nos próximos meses. De Lontras (SC), Luís Lazarotto não perdeu a oportunidade de negociar e saiu otimista com os resultados que obteve. “A Preview fez com que conseguíssemos vender um bom número de peças agora em novembro, onde já programamos a produção neste período de final e início de ano. Foi uma ótima oportunidade, pois viemos com uma expectativa, que foi superada, já que praticamente dobramos o número que esperávamos vender”, explica. Segundo ele, as edições das rodadas de negócio da AmpeBr representam entre 25% e 30% das vendas da empresa. “A AmpeBr para nós é um grande apoio, pois nas edições da Pronegócio conseguimos fazer um bom número de vendas, em um período curto, com investimento reduzido, por isso vamos continuar participando”, reforça.
De Joinville (SC), Elisiane Mendes também garantiu boas negociações para a empresa. Segundo ela, a Preview se tornou importante, como um “termômetro”, dando direcionamento das coleções. “A Preview nos dá uma ideia de como está a nossa coleção para o próximo inverno, a perspectiva dos clientes em relação às peças, até onde fomos assertivos. Além do que, nas edições da Pronegócio percebemos a fidelização do cliente em relação à marca, devido à qualidade e valor agregado do produto que ele busca, durante as negociações. E assim conseguimos projetar a coleção em si e fazer bons negócios”, considera ela, que também terá a empresa presente na edição da rodada de janeiro.
57ª Pronegócio
Com o encerramento da Preview de Inverno, a AmpeBr inicia agora os preparativos para a 57ª Pronegócio. A rodada acontece de 17 a 21 de janeiro, no Pavilhão de Eventos, em Brusque (SC) e também irá apresentar a coleção do Inverno 2022 de fabricantes de Santa Catarina e compradores de diversos locais do país. “É um evento muito esperado, pois ele irá voltar a ser realizado no Pavilhão da Fenarreco, onde devemos retomar a realização do desfile de moda e demais ações que eram realizadas nas edições da rodada, seguindo, é claro todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19. Já estamos com fabricantes e compradores confirmados o que nos deixa muito satisfeitos, pois as edições da Pronegócio movimentam toda a cadeia têxtil e contribuem para o desenvolvimento da nossa região e de todo o estado de Santa Catarina. E com certeza esperamos mais um evento de sucesso”, comenta Sandra.
Outro ponto destacado pela presidente da AmpeBr é em relação à importância e a oportunidade de negociação oferecida às empresas de confecção catarinenses na Pronegócio, que possibilita o contato com um grande número de compradores. “As rodadas são uma grande oportunidade para fechar pedidos e realizar negociações, com um investimento muito menor do que o necessário para manter uma equipe de representantes fora, por exemplo. Assim, a AmpeBr oferece toda uma estrutura em Brusque para a oportunidade de negociação. Por isso convidamos os fabricantes de confecção de Santa Catarina para se inscreverem para participar do evento”, ressalta.